1 / 14

PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES

PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Poder. O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Esta definição implica um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência.

helaine
Download Presentation

PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES

  2. Poder • O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Esta definição implica um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência. • O poder pode existir mas não exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. Uma pessoa pode ter poder e não utilizá-lo.

  3. KRAUSZ (1991) conclui que “poder é a capacidade potencial de influenciar as ações de indivíduos ou grupos no sentido de atuarem de uma determinada maneira”.

  4. O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento. • O líder utiliza o poder como meio de atingir os objetivo do grupo. Eles atingem os objetivos, e o poder é o meio de facilitar suas conquistas.

  5. VOCÊ É UM LIDER ? TEM AUTORIDADE? TEM PODER?

  6. PODER AUTORIDADE PODER x AUTORIDADE É o potencial de influência de uma pessoa sobre outra(s). É o poder legítimo; a autoridade formal em virtude de posição na estrutura organizacional.

  7. Para autopromoção Personalidade MOTIVOS QUE IMPULSIONAM A BUSCA PELO PODER FONTES DE PODER Propriedade ou riqueza Organização Para obter apoio à sua visão de mundo Para disseminar seus valores Autoridade Formal PODER

  8. INSTRUMENTOS DE PODER

  9. Poder do Autodesen- volvimento Poder da Comunicação Interpessoal Poder da Burocracia é a capacidade de uma pessoa de se inserir em um novo contexto. é a capacidade de conseguir idéias que auxiliarão na solução. é o poder relacionado ao status quo (poder legítimo). TIPOS DE PODER Poder Coercitivo Poder de Recompensa Poder Legítimo Poder de Especialização Poder de Referência deriva do conhecimento de um líder relacionado ao cargo. é a autoridade formal de um gestor nas organizações. é o controle de um líder sobre as punições; pressões psicológicas. aquisição da submissão das pessoas por meio de recompensas. baseia-se no desejo de identificação e aceitação dos líderes. Poder do Autoconhe- cimento é a capacidade de fornecer respostas rápidas ao ambiente. Fonte: Galbraith (1999); Schermerhorn, Hunt e Osborn (1999) e Vergara (1999)

  10. Poder de recompensa – submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros. • Poder coercitivo – baseado no medo, na capacidade do detentor de distribuir punições e sanções. • Poder legítimo – é o poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. • Poder de referência – influência baseada na posse, por uma pessoa, de trações pessoais ou recursos desejados. • Poder de especialista – influência baseada em habilidades específicas ou em conhecimentos.

  11. Tradições, crenças e costumes Competências peculiares às pessoas Consentimento acerca de normas e regulamentos AUTORIDADE (PODER LEGÍTIMO)

  12. POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES O Poder em Ação

  13. Definição • Para nossos propósitos vamos definir política nas organizações como aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas que influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela. • A maioria das definições de política nas organizações enfoca o uso do poder para influenciar o processo decisório ou os comportamentos por parte dos indivíduos que buscam seus próprios interesses e não são sancionados pela organização.

  14. Exercício • TEXTO: COMO EVITAR A POLITICAGEM NO TRABALHO • REVISTA VOCÊ AS • ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

More Related