1 / 11

Teoria da Burocracia

Teoria da Burocracia. Duas formas de influência segundo Weber: Poder: Poder não é autoridade. Poder é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas; o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças e coações para obter obediência.

wan
Download Presentation

Teoria da Burocracia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teoria da Burocracia • Duas formas de influência segundo Weber: • Poder: Poder não é autoridade. Poder é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas; o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças e coações para obter obediência. • Persuasão: é a faculdade de um indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação. • Autoridade: é quando as ordens ou decisões são obedecidas VOLUNTARIAMENTE, porque a fonte de onde elas emanam é considerada legítima.

  2. Teoria da Burocracia Os três tipos de autoridades segundo Weber: 1. Autoridade tradicional: Resultante de uma ordem social sagrada e eterna, baseada no direito divino, na tradição cultural, na herança. Ex.:Tribos clãs, as sociedades medievais, a família; 2. Autoridade carismática: Resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, concentrada na aceitação de uma “ordem”encarnada numa pessoa; a autoridade tem traços místicos, arbitrários e personalísticos. Ex.: partidos políticos, grupos revolucionários, os grupos religiosos;

  3. Teoria da Burocracia Os três tipos de autoridades segundo Weber: 3. Autoridade racional: Baseada em normas sociais, administradas pela meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais. O tipo de sociedade em que esta autoridade predomina são os exércitos, a administração pública e as empresas. A autoridade racional é também denominada legal ou burocrática. Quanto mais democrática e avançada a sociedade maior a presença deste tipo de autoridade.

  4. Escola Comportamentalista Poder de recompensa: é a capacidade de oferecer algo de valor, um resultado positivo, como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas; Poder coercitivo: é a capacidade de punir ou de reter resultados positivos, como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas; Poder de especialização: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do conhecimento específico ou do entendimento que alguém detém;

  5. Escola Comportamentalista Poder de referência: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do seu desejo de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado; Poder de legítimo: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas em virtude dos direitos do cargo ou da função ocupada.

  6. Escola Comportamentalista A liderança pode aparecer de duas formas: 1. Liderança formal: a qual é exercida por pessoas escolhidas para posições de autoridade formal nas organizações; 2. Liderança informal: a qual é exercida por pessoas que se tornam influentes pelas suas habilidades especiais, que servem às necessidades de outros. O estudo de liderança aqui apresentado refere-se à liderança formal e principalmente à liderança gerencial.

  7. Escola Comportamentalista • A liderança é uma forma dinâmica de comportamento e sofre a influência de quatro variáveis maiores de acordo com Mc Gregor, que são: • As características do líder; • A atitude, as necessidades e outras características pessoais dos seguidores; • A natureza da organização, seus propósitos, sua estrutura, e as tarefas a realizar; • O ambiente social, político e econômico. • OBS:. Verificar a reportagem da Veja, edição 1799, 23 de abril de 2003.

  8. Escola Comportamentalista Rensis Likert Dois tipos de comportamento de liderança: Comportamento centrado no trabalho: focado na tarefas, forte supervisão , pressão por melhor desempenho, atenção ao alcance de metas e uma forte supervisão. Os supervisores são ferramentas para obtenção de metas. Comportamento centrado no empregado: voltado para a pessoas, mais do que na obtenção da produção; eles são cientes das necessidades, do crescimento pessoal e profissional dos empregados.

  9. Escola Comportamentalista Conclusões dos estudos de Likert e seus associados era que: “Líderes de sucesso tinham padrões de comportamento de apoio, orientados para relações humanas e para a pessoa do empregado.” Todas as organizações deveriam periodicamente avaliar o seu clima organizacional. “Clima organizando é a desejabilidade pelo trabalho e o resultado do ambiente social dentro da organização.”

  10. Escola Comportamentalista Os 4 tipos de estilos de liderança de Likert: Sistema 1 (autoritário coercitivo): Consiste num ambiente de desconfiança nos subordinados, decisões centralizadas no topo da organização, pouca comunicação e ênfase nas punições com poucas recompensas materiais. Sistema 2 (autoritário benevolente): baseado num clima de confiança condescendente, poucas comunicações, algumas decisões descentralizadas, pouca interação pessoal e castigos potenciais.

  11. Escola Comportamentalista Os 4 tipos de estilos de liderança de Likert: Sistema 3 (consultivo): Constituído num clima de confiança não completo, mas com alguma recompensa e um pequeno envolvimento pessoal. Sistema 4 (participativo): tem um ambiente de completa confiança, onde os subordinados se sentem livres para agir, com idéias de uso construtivo, com participação e envolvimento grupal, e responsabilidade pessoal de todos os níveis. As recompensas são sociais e poucas as punições aplicadas.

More Related