670 likes | 791 Views
BEM-VINDOS À 7ª SEMANA DA PÁSCOA!. Atos 22,30;23,6-11. Salmo 15. João 17,20-26. CANTO DE ENTRADA: Aleluia! Batei palmas, povos todos!/ Cantai músicas alegres. Aleluia!/ Aleluia! Deus é grande e Poderoso, pois governa o mundo inteiro. Aleluia!
E N D
BEM-VINDOS À 7ª SEMANA DA PÁSCOA! Atos 22,30;23,6-11 Salmo 15 João 17,20-26
CANTO DE ENTRADA: Aleluia! Batei palmas, povos todos!/ Cantai músicas alegres. Aleluia!/ Aleluia! Deus é grande e Poderoso, pois governa o mundo inteiro. Aleluia! 1- Nos mandou levar a todos/ a mensagem do amor./ Ele fez uma aliança/ com o povo que escolheu!
ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE: A graça de Nosso Senhor, Jesus Cristo,... esteja convosco. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL: 1- Senhor, tende piedade, dos corações arrependidos! Tende piedade de nós! (4x) 2- Jesus, tende piedade, dos pecadores tão humilhados! 3- Senhor, tende piedade, intercedendo por nós ao Pai.
PRESIDENTE: Que Deus todo-poderoso nos purifique dos nossos pecados e, pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos da mesa de seu reino! TODOS:Amém!
ORAÇÃO DO DIA: PRES.:Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e aceitar a vossa bondade. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!
l i t u r g i a D a P a l a v r a
1ª Leitura: (Atos 22,30;23,6-11) Leitura dos Atos dos Apóstolos. Naqueles dias, querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.
Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.
Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem.
E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel.
Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
salmo responsorial: (15) Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! (Bis)
salmo responsorial: (15) 1- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Senhor vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
salmo responsorial: (15) 2- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
salmo responsorial: (15) 3- Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
salmo responsorial: (15) 4- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (João 17,20-26) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste!
EVANGELHO: (João 17,20-26) PRES.: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PRES.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo:
“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim,
para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo.
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor!
1- Fazei, Senhor, que toda a Igreja seja testemunha de unidade. Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor! 2- Ensinai-nos a respeitar as outras manifestações religiosas. 3- Ajudai-nos a nos preparar bem para a festa de Pentecostes.
4- Livrai nossa Comunidade da discórdia e da indiferença. Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor! 5- Recebei em vossa morada os nossos irmãos e irmãs falecidos.
LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Cristo é o dom do Pai, que se entregou por nós./ Aleluia! Aleluia!/ Bendito seja o nosso Deus! 1- Dai graças a Deus, pois ele é bom!/ Eterno por nós é seu amor!
Cristo é o dom do Pai que se entregou por nós./ Aleluia! Aleluia!/ Bendito seja o nosso Deus! 2- Coragem e força ele nos dá,/ fazendo-se nosso Salvador. 3- Eu não morrerei, mas viverei e, assim, louvarei o meu Senhor!
PADRE: Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA(II): (Prefácio-O Mistério da Ascensão) PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA (II): PADRE: Vencendo o pecado e a morte, vosso Filho, Jesus, Rei da glória, subiu, hoje, ante os anjos maravilhados, ao mais alto dos céus. E tornou-se o mediador entre vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA (II): PADRE: Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humanidade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade. Por essa razão, transbordamos de alegria Pascal e aclamamos vossa bondade, cantando a uma só voz:
S A N T O: Santo! Santo! Santo! Dizem todos os anjos!/ Santo! Santo! Santo! É o Senhor Jesus! Santo! Santo! Santo! É quem nos redime!/ Porque meu Deus é Santo, a terra cheia de sua glória está!/ Porque meu Deus é Santo, a terra cheia de sua glória está!
Céus e terra passarão, mas tua Palavra não passará! (2x) Não, não, não passará! Não, não, não, não, não, não passará! • Hosana a Jesus Cristo, o Filho de Maria!/ Bendito o que vem, em nome do Senhor! Santo! Santo! Santo! É quem nos redime!/ Porque meu Deus é Santo, a terra cheia de sua glória está!/ Porque meu Deus é Santo, a terra cheia de sua glória está!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) ANAMNESE: PADRE: Eis o Mistério da fé! TODOS:Anunciamos, Senhor, a vossa Morte, E proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os Santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho. TODOS:Concedei-nos o convívio dos eleitos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) (Oração do Sacerdote): Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS:Amém!
P A I – N O S S O: Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso Reino; Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu; O pão nosso, de cada dia, nos dai hoje; Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
EMBOLISMO: (Após o Pai-Nosso): PRESIDENTE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. TODOS:Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre!
ORAÇÃO DA PAZ: PRESIDENTE: Senhor, Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. TODOS:Amém!
PRESIDENTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco! TODOS:O Amor de Cristo nos uniu!
canto de paz: Quero te dar, a paz que vem do Céu! • Te desejo que essa paz acalente seu coração e se faça viver em nós, nos fazendo irmãs e irmãos. - Te desejo que essa paz, nos acenda a chama do amor. Que ela nos faça viver em comunhão com Jesus salvador.