1 / 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Tocoginecologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Tocoginecologia. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão. Fernando Cesar de Oliveira Jr. Marta F B Rehme. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão. Introdução :

hoang
Download Presentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Tocoginecologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Tocoginecologia Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Fernando Cesar de Oliveira Jr. Marta F B Rehme

  2. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão • Introdução: • Nos últimos anos ocorreram mudanças significativas na sexualidade de adolescentes e jovens, com iniciação sexual mais precoce, tendo como conseqüências maior incidência de DST e gravidez. • Baseado nestes dados foi criado em 1999 um projeto de extensão intitulado “Promoção da Saúde de Jovens na Área da Sexualidade Humana” junto às escolas públicas de Curitiba, para alunos de Medicina da UFPR.

  3. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão • Objetivos: • Capacitar alunos de medicina a transmitir informações na área de saúde sexual e reprodutiva a alunos das 7ª série de escolas públicas. • Proporcionar um grau de conhecimento para que possam desenvolver um pensamento crítico em relação ao comportamento sexual.

  4. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão • Metodologia: • Os alunos que participam do Projeto já cursaram a disciplina, que serve de capacitação. • Através de dinâmicas de grupo e oficinas, são discutidos temas sobre puberdade e adolescência, sexualidade, questões do corpo, iniciação sexual, ficar, rolo e namoro, papéis sexuais, mitos e crendices, anticoncepção, drogas e prevenção de DSTs e gravidez. • Realizado pré e pós teste de conhecimentos.

  5. 1ª aula: Apresentação Pré-teste

  6. 1ª aula: Apresentação Sugestão dos temas a serem discutidos: 1º Ficar, rolo, namoro; 2º Mudanças no corpo; 3º Primeira relação sexual; 4º Drogas e ciclo menstrual; 5º Masturbação, gravidez na adolescência e adolescência; 6º DST´s; 7º Anticoncepcionais; 8º Preconceitos. Dinâmica INTEGRAÇÃO: caixa de presente.

  7. 2ª aula: Corpo Humano Dinâmica: Gervásio e Gertrudes. - papéis sexuais; Vantagens e desvantagens de ser homem/mulher; Masturbação.

  8. 3ª aula: Adolescência O ciclo menstrual; Diferenças nas fases: infância, adolescência e adulta;

  9. 3ª aula: Adolescência Mudanças da adolescência.

  10. 4ª aula: Sexualidade DO AMOROSO ESQUECIMENTO “Eu, agora – que desfecho! Já nem penso mais em ti... Mas será que nunca deixo De lembrar que te esqueci?” Mario Quintana Identidade Sexual; Mudança de sexo; Orientação sexual; - Hetero,Homo e Bissexual

  11. 5ª aula: Relacionamento Ficar, namorar: - DINÂMICA “batata quente”: O namoro que você gostaria de ter!

  12. 5ª aula: Relacionamento Primeira relação sexual: entrega do folder.

  13. 6ª aula: Métodos Anticoncepcionais Demonstração pelos alunos: - camisinha feminina; - camisinha masculina;

  14. 9ª aula: DSTs e AIDS Dinâmica do cartão com símbolos e cores: dinâmica para mostrar a disseminação; GONORRÉIA AIDS SÍFILIS HERPES

  15. 9ª aula: DSTs e AIDS Dinâmica do cartão com símbolos e cores: dinâmica para mostrar a disseminação;

  16. Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão • Resultados e Conclusão: • Maior conhecimento em temas de saúde sexual e reprodutiva; • Dessensibilização em relação às crendices sexuais, avaliados no desempenho do pós teste. • Os adolescentes têm maior interesse nas descobertas e sensações do seu corpo e conseqüentemente do prazer. • Experiência única para os alunos de medicina, que além de passarem a informação, melhoram a comunicação e diminuem seus preconceitos.

  17. O adolescente é alguém que se sente grande diante da criança que deixou no passado e pequeno demais diante do adulto que virá.

  18. OBRIGADA!!

More Related