60 likes | 192 Views
5. O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo. Introdução Scott Joplin e o Ragtime Ray Charles e o R&B Jerry Lee Lewis e o Boogie-Woogie Elton John e o Rock and Roll. E-book Teclado.
E N D
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Introdução Scott Joplin e o Ragtime Ray Charles e o R&B Jerry Lee Lewis e o Boogie-Woogie Elton John e o Rock and Roll E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Introdução A arte do piano vem tecendo, ao longo dos séculos, uma história marcante e ao mesmo tempo apaixonante. O musicólogo-poeta Sylvio Lago, em sua obra A Arte do Piano, afirma que: “O piano é uma espécie de elo musical que, num certo sentido, une e reúne todos os instrumentos e a orquestra, além de ser o mais popular de todos os instrumentos. Em si, por vezes, chega a ser toda uma orquestra.” (Lago, 2007). Pianistas, tecladistas e compositores do final do século XIX e do século XX, retratados nesta unidade de estudo, oferecem através de suas concepções uma visão particular de cada peça musical. Isto resulta em influência no surgimento e na divulgação de estilos musicais distintos e inovadores (como o Ragtime e o Jazz), e na ampliação e desenvolvimento de estilos pré-existentes em outras linguagens (como o Blues,em sua versão ao piano, o Boogie-Woogie). Elaborações sobre as possibilidades do Piano já são extremamente interessantes e bonitas. Porém, diante do que já vimos sobre o Teclado, até aqui, é possível afirmar que, por seu intermédio, esta riqueza ainda pode ser ampliada consideravelmente. Mas isso será assunto em novo momento. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Scott Joplin e o Ragtime Scott Joplin (24/11/1868 – 1°/04/1917), compositor e pianista norte-americano, por influência da família inicialmente aprendeu a tocar piano e, mais tarde, realizou estudos formais de música no George Smith College. Foi a figura central do estilo Ragtime , tendo criado mais de 600 composições para piano e para orquestra, incluindo ragtimes, canções, valsas e as óperas A Guest of Honour e Treemonisha e o balé Ragtime Dance. Suas melodias foram muito usadas nas improvisações dos músicos de jazz, tornando-se famosas. Parte da fama do Scott Joplin veio do sucesso do filme The Sting- Golpe de Mestre. Exemplo 1: Maple Leaf Rag. O Ragtime é um estilo popular de música norte-americana, que floresceu entre 1896 e 1918. Embora atualmente encarado como um estilo pianístico, também se referia a outras peças instrumentais, vocais e de dança. O Ragtime deu lugar ao jazz, que evoluiudepois da I Guerra Mundial, como uma fusão de formas folclóricas negras (o Ragtime e o Blues). As características principais do Jazz, já anunciadas no Ragtime, são a improvisação, o swing e a polirritmia (superposição de diferentes ritmos ou métricas). E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Ray Charles e o R&B Ray Charles (23/091930 – 10/06/ 2004), cantor , pianista e compositor norte-americano que ajudou a definir o formato de Música Soul ainda no fim dos anos 50. Ray ficou cego aos sete anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insistiu que ele fizesse seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Foi um inovador intérprete de R&B, considerado um dos maiores gênios da música negra americana. Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B. Sempre ligado ao Soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico, mas flertou com o Jazz, gravou baladas românticas chorosas, assim como típicas representantes da canção americana. O R&B ou Rhythm- and- Blues é um estilo vindo de uma tradição urbana mais rude e impetuosa do blues, no final dos anos 40. Exemplo 2: Hit the road Jack. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Jerry Lee Lewis e o Boogie-Woogie Jerry Lee Lewis (29/09/1935), é cantor, compositor e pianista norte-americano de Rock and Roll, considerado um dos pioneiros do gênero. Demonstrou talento natural para o piano desde cedo. Teve a sorte de ser apoiado em sua musicalidade pelos pais, que chegaram a hipotecar a casa para comprar-lhe um piano, que ainda criança tocava, com técnica e estilo inéditos. Começou a carreira cantando rocks de maneira bastante performática ao piano. Assim como Elvis Presley, ele cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Mais tarde, tornou-se parte do recém-surgido movimento Rock and Roll, lançando sua primeira gravação em 1954. Depois de muito sucesso, partiu para uma carreira de música country, também bem aceita pelo público. O Boogie-Woogie, é um estilo de Blues ao piano, datando do início do século XX, onde o efeito almejado é o de criar uma música excitante, cheia de ritmos cruzados, cuja mão esquerda executa um percussivo walking bass (padrões repetitivos de 8ª quebradas na mão esquerda) enquanto a direita do intérprete toca uma parte improvisada, independente do ritmo constante mantido na esquerda. Exemplo 3: Boogie-woogie Country Man. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.
5 O Piano e o Teclado na Música Popular - Conteúdo Elton John e o Rock and Roll Elton John (25/03/1947), é um dos mais importantes cantores, compositores e músicos do Reino Unido. Começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Aos onze, Reginald Kenneth Dwight (o seu nome artístico, Elton John, surge depois) entra para a Royal Academy Of Music, mas desiste do curso antes de acabar, para tentar uma carreira no Rock. Ainda na adolescência, integrou o grupo de blues Bluesology. Em 1967, estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje. É o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard. Também é detentor do recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind, em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando um total de quarenta milhões de cópias vendidas. Sua obra engloba rock, pop, canções, trilhas sonoras de filmes. Rock and Roll: Estilo musical que surgiu nos EUA, em meados de 1950, como uma evolução do R&B (Rhythm-and-Blues). O Rock and Roll ganhou rapidamente um público internacional e, no início dos anos 60, grupos ingleses como Beatles e os Rolling Stones ajudaram a ampliar suas fronteiras estilísticas , donde surgiu o rock (uma categoria mais diversificada). Exemplo 4: Crocodile Rock. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.