1 / 22

(semana 9)

Operações com frações. (semana 9).

hume
Download Presentation

(semana 9)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Operações com frações (semana 9)

  2. Já é de conhecimento de todos nós as regras referentes a cada operação matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo frações, pois elas podem ser encontradas em qualquer livro de didático a partir do 4º ano do Ensino Fundamental; mas você já parou para pensar o que está por traz de cada uma delas? Porque cada uma se processa da forma definida nos livros? O que significa o resultado encontrado em cada operação?

  3. Estas são questões fundamentais pois se, ao realizarmos uma operação qualquer com frações, não entendemos o que ocorre de verdade, estaremos apenas “mecanizando” as operações; fato (pelo menos um deles) que transforma a matemática em uma ciência rejeitável. Nesta seção veremos os processos envolvidos em cada operação com fração, para que você possa compreender além das regras escritas nos livros.

  4. Exemplo: Consideremos um quadrado como o nosso todo. Se traçarmos dois segmentos de reta (um vertical e outro horizontal) passando exatamente no seu centro, dividiremos este quadrado em 4, ou seja, teremos quatro quartos. Se pegarmos um desses quadrados internos teremos um quarto (1/4) e assim por diante

  5. Adição e Subtração de frações “Só podemos somar ou diminuir frações que tenham o mesmo denominador” Vejamos o que acontece quando estamos realizando uma soma, para isto, observe a figura abaixo: Três retângulos e 2 quadrados. E quanto é o resultado da soma destas figuras?

  6. Mas o que esta pergunta tem em relação a soma de frações? É simples: como sabemos, a fração é uma parte de um todo; e portanto, só podem ser somadas se estas partes forem perfeitamente iguais.

  7. Agora vejamos o caso em que os denominadores não são iguais; para isto, consideremos a figura abaixo. Repare que o todo é o mesmo porém, as formas internas são diferentes (apesar de serem retângulos).

  8. O que fazer então para realizar a soma de “coisas” diferentes?

  9. 3. Adição e Subtração de frações um breve comentário sobre o MMC. Por definição, o MMC entre dois ou mais números é o menor múltiplo que é comum a estes números dados. Uma grande problemática dos livros é que eles não exemplificam o que é o MMC; partindo diretamente para o seu cálculo através da apresentação de vários algoritmos que o determinam.

  10. Como primeiro exemplo vamos considerar os números 3 e 4 • Conjunto dos Múltiplos de 3 = • {0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, ...} • Conjunto dos Múltiplos de 4 = • {0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, ...} • Conjunto dos múltiplos comuns entre 3 e 4 = • {0, 12, 24, 36, 48, 60, 72, ...}

  11. Atividade de Adição e Subtração de frações Pegue duas folhas de papel de mesmo tamanho. Dobre uma delas em 3 partes iguais, e a outra em quatro partes iguais e marque todas as linhas com lápis ou caneta.

  12. Coloque uma folha sobre a outra e olhe contra a luz, veremos uma figura dividida em pequenos retângulos, como mostrado na figura abaixo. Em quantos retângulos Ficou divido o retângulo Grande? O que esta quantidade representa?

  13. ADIÇÃO DE FRAÇÕES + 14 13 1/4 1/3 O inteiro foi dividido em 4 partes iguais O inteiro foi dividido em 3 partes iguais

  14. 1 2 3 7 6 4 5 Após a soma, o inteiro fica dividido em 12 partes. O total de partes somadas resulta em 7. 7 Portanto, temos 7 partes de 12, ou seja: . 12 O denominador da fração soma é o número 12, que é conhecido como mínimo múltiplo comum (entre 3 e 4).

  15. Papel Quadriculado. A grande questão é escolher um quadrado (ou um retângulo) de forma adequada a poder dividi-lo das duas formas. Para este exemplo, você deve escolher uma quantidade de quadradinhos que seja igual ao MMC dos denominadores das frações,

  16. Comecemos, escolhendo o “tamanho” do nosso todo. Como queremos dividi-lo de duas formas (um em 4 partes e outro em 3 partes) devemos encontrar um número que seja divisível por 3 e por 4 simultaneamente. Que número é este? Este número é o 12, que é o MMC entre 3 e 4. Portanto, o nosso todo será um retângulo que contém 12 quadradinhos; no caso um retângulo de 3 x 4.

  17. + deslocar os três pequenos quadrados

  18. Frações com denominadores múltiplos entre si escolher qual será a dimensão do nosso quadrado

More Related