1 / 7

CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO

CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO. CRIAÇÃO DE EMPRESA. O administrador de uma empresa necessita planejar o trabalho, dirigir suas atividades, receber e transmitir informações lógicas e precisas para atingir o êxito.

india
Download Presentation

CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO

  2. CRIAÇÃO DE EMPRESA O administrador de uma empresa necessita planejar o trabalho, dirigir suas atividades, receber e transmitir informações lógicas e precisas para atingir o êxito. No início de um empreendimento são necessárias informações básicas e orientações práticas sobre a vida da futura empresa. Para viabilizar um empreendimento, o administrador, deverá, além de analisar os aspectos econômico-financeiros, mercado consumidor, fornecedores, futuros concorrentes e produtos, se preocupar com os requisitos necessários à criação da empresa.

  3. ROTEIRO PARA REGISTRAR UMA EMPRESA 1- CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF 2- BUSCA DO NOME 3- PESQUISA DA LOCALIZAÇÃO (CONSULTA PRÉVIA) 4- ARQUIVAMENTO E REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL 5- REGISTRO NO CARTÓRIO DO REGISTRO ESPECIAL 6- INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 7- INSCRIÇÃO NA PREFEITURA MUNICIPAL 8- ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO 9- ALVARÁ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA 10- INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO

  4. 1- CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF Os sócios deverão providenciar inicialmente, cópias da Carteira de Identidade e do CPF. Estes irão acompanhar o instrumento social e os formulários nos órgãos competentes. 2- BUSCA DO NOME Deverão pesquisar na Junta Comercial do Estado ou no Cartório do Registro Especial, caso Sociedade Simples, se há outra sociedade com o mesmo nome registrado. O sócio deverá prosseguir com o encaminhamento da documentação, caso o nome escolhido não esteja registrado por outra sociedade. Havendo registro, a sociedade deverá escolher outro nome e requerer novamente a Busca do Nome. 3- PESQUISA DA LOCALIZAÇÃO (CONSULTA PRÉVIA) Na Prefeitura de cada Município, os sócios deverão solicitar informações sobre o local em que desejam instalar a futura sociedade, antes de locar ou adquirir o prédio. Na maioria dos Municípios brasileiros existem áreas reservadas para a indústria e para o comércio.

  5. 4- ARQUIVAMENTO E REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL Todas as sociedades voltadas para a indústria, comércio e serviços necessitam arquivar seus atos sociais na Junta Comercial para obter registro. Estas passam a ser legalmente nascidas e habilitadas para o exercício da atividade a que se destinam. 4.1- TAXA DE EXPEDIENTE O registro e o arquivamento na Junta Comercial requerem o pagamento de taxas de expedientes. A taxa federal é paga em qualquer estabelecimento bancário, através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). A taxa estadual é paga em guia fornecida pela Junta Comercial. 4.2 – PROCESSO O Processo de Arquivamento e Registro na Junta Comercial do instrumento social requer os seguintes formulários: 4.2.1 – Capa É necessário acompanhar o processo de Arquivamento e Registro na Junta Comercial, uma capa especial, padronizada, à venda em qualquer papelaria. 4.2.2 – Ficha de Cadastramento Nacional de Empresas Acompanha, além da capa, as fichas 1 e 2.

  6. 5- REGISTRO NO CARTÓRIO DO REGISTRO ESPECIAL As sociedades simples deverão publicar no Diário Oficial do Estado o instrumento social. O processo para encaminhamento no Cartório do Registro Especial necessita dos seguintes documentos: -3 ( três ) vias do instrumento social -3 ( três ) vias das publicações - requerimento Todas as assinaturas deverão ter a firma reconhecida por semelhança. 6- INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Todas as sociedades sejam simples ou empresárias, individuais ou sociais, estão sujeitas à inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. 7- INSCRIÇÃO NA PREFEITURA MUNICIPAL As empresas, após constituídas deverão inscrever-se na Prefeitura de seu Município.

  7. 8- ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO O alvará de localização e funcionamento deverá ser requerido por qualquer tipo de sociedade. Seja ela. Comercial, Industrial ou Civil. 9- ALVARÁ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA Para se obter o Alvará Sanitário (Vigilância Sanitária), é necessário que o executivo consulte a Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente quanto a sua obrigatoriedade. Certas atividades, como a área de alimentos, requer uma fiscalização prévia desse órgão. 10- INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO As empresas industriais e comerciais de todas as espécies deverão requerer junto à Coordenadoria Regional de Fiscalização, sua inscrição para usufruir o direito de exercer atividades mercantil.

More Related