70 likes | 189 Views
TEMA DE REDAÇÃO REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO A RESPEITO DA INFLUÊNCIA QUE OS SISTEMAS SOCIAL E CULTURAL PODEM EXERCER NO VÍNCULO AFETIVO QUE VOCÊ ESTABELECE COM ALGUÉM. Do amor platônico ao oswaldiano
E N D
TEMA DE REDAÇÃO REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO A RESPEITO DA INFLUÊNCIA QUE OS SISTEMAS SOCIAL E CULTURAL PODEM EXERCER NO VÍNCULO AFETIVO QUE VOCÊ ESTABELECE COM ALGUÉM.
Do amor platônico ao oswaldiano Durante a época pré-histórica, os vínculos entre os indivíduos estariam relacionados à sobrevivência, à procriação e à preservação do patrimônio, mas dificilmente ligados à esfera afetiva. O entrelaçamento sentimental foi evoluindo gradativamente, como é evidenciado pelo transcorrer da literatura, partindo-se da contemplação à distância, até as ironias ferrenhas modernistas.
Uma das relações mais aprofundadas e complexas é a materna. Desde a vida intra-uterina, segundo o psicanalista Sigmund Freud, a criança se liga emocionalmente à mãe. A infância humana é super-estendida, cedendo a um maior período de interação familiar. Dessa forma, é inegável afirmar que as pessoas são seres intrinsecamente sentimentais.
Entretanto, o campo das relações inter-pessoais é muito abrangente, além de extremamente específico. O consumismo corrente é responsável pela moldagem da sociedade, alicerçada na preservação da imagem e do bem-estar egocêntrico. O amor camoniano está se distanciando da realidade, sendo substituído por aquele baseado nas conveniências econômicas ou mesmo familiares.
Além disso, as relações amorosas na juventude estão corrompidas. Foi sendo consolidada, ‘entre essa espécie a parte’, uma cultura excessivamente expressiva, baseada no culto à imagem. É quase improvável se viver, de fato, um sonho amoroso.O que ocorre é a ascensão da efemeridade e do aspecto quantitativo em detrimento das utopias divulgadas pelos filmes românticas e pelos movimentos assemelhados ao Woodstock.
As inúmeras relações afetivas não são exclusivamente humanas. Porém, entre essa espécie, os vínculos têm uma forma curiosa. A interação sentimental está se voltando para mais para o lado da ‘coisa’, para o afeto material. O verdadeiro sentimento amoroso tão almejado por Platão, Camões e pelos românticos, em seu aspecto inteligível, à medida que se distancia no tempo, afasta-se, também, no espaço e nas idéias.