1 / 16

História

História. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Às margens do Nilo. Prof. Everton da Silva Correa. A imagem que vemos abaixo é do rio Nilo, localizado no nordeste do continente africano.

jadzia
Download Presentation

História

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  2. Às margens do Nilo Prof. Everton da Silva Correa

  3. A imagem que vemos abaixo é do rio Nilo, localizado no nordeste do continente africano. Uma felucca, embarcação tradicional no rio Nilo, atravessando a região da Núbia, no sul do Egito. Foto de 2008.

  4. Nasce abaixo da linha do Equador, atravessa o Egito de sula norte e deságua no mar Mediterrâneo. Suas margens estão rodeadas por um cinturão verde. Em muitos lugares esse cinturão verde tem por trás as areias do deserto do Saara.

  5. Cinturão verde

  6. O Nilo está profundamente ligado à história dos antigos egípcios. Por volta de 8500 a.C., havia diversas pequenas comunidades instaladas às suas margens. Seus integrantes dominavam a agricultura e contavam com a vantagem de estarem em uma região fértil para o cultivo de alimentos.

  7. A razão dessa fertilidade é que todos os anos, entre junho e outubro, o Nilo transbordava por causa das chuvas que caíam em sua nascente. Com a cheia, o húmus trazido pelo rio era depositado em suas margens.

  8. Húmus? Solo composto de matérias orgânicas, de origem predominantemente vegetal, excelentes para a agricultura.

  9. Inicialmente os campos eram cultivados após o recuo das águas. As pequenas comunidades plantavam principalmente cereais – como trigo e aveia –, linho e leguminosas – como ervilhas e lentilhas. Além de ajudar no cultivo de alimentos, o rio fornecia peixes, plantas para fazer cestos e barro para a fabricação de tijolos e de peças de cerâmica usadas na construção de casas e de vasilhas.

  10. A fotografia abaixo mostra construções feitas com tijolos de barro na cidade egípcia de Deirel-Medina. Ruínas de Deir el-Medina, às margens do rio Nilo diante da cidade de Luxor. As ruínas são da antiga aldeia de artesãos e de trabalhadores que construíram o Vale dos Reis, no período entre 1550 a.C. e 1070 a.C. Foto de 2004.

  11. Por volta de 4000 a.C., os moradores desses pequenos vilarejos começaram a construir diques para estocar água, aproveitando as depressões naturais dos terrenos. Dessa maneira, as comunidades podiam transportar a água para irrigar regiões mais distantes e armazená-la para períodos de seca.

  12. Observe no desenho abaixo como os estudiosos do Egito acreditam que isso era feito no passado. Tanque elementar na borda do vale

  13. Cadeia transversal de bacias

  14. Cadeia longitudinal de bacias

  15. Aos poucos, essas comunidades – chamadas de nomos – conseguiram obter maior controle das águas do Nilo e encontraram soluções para os diversos problemas que enfrentavam no cotidiano, como medir intensidade das enchentes do rio a cada ano. Com isso, faziam a estocagem de alimentos quando percebiam que enfrentavam um período de seca ou procuravam se precaver quando constatavam que as enchentes estavam fortes.

  16. FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, 2012. p. 73-74.

More Related