1 / 19

Redação para UNICAMP

Redação para UNICAMP. CASDVest 2013. sistema de notas. • Primeira Fase • 2 redações • Notas de 0 a 24 por redação • duas redações = 50 % da primeira fase • Zerar as duas elimina o candidato. aspectos de correção.

jadzia
Download Presentation

Redação para UNICAMP

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Redação para UNICAMP CASDVest 2013

  2. sistema de notas • Primeira Fase • 2 redações • Notas de 0 a 24 por redação • duas redações = 50 %da primeira fase • Zerar as duas elimina o candidato

  3. aspectos de correção A prova de Redação da Unicamp sempre teve como objetivo principal avaliar a leitura e a escrita como processos integrados de construção de sentidos. A intenção da UNICAMP é expor o aluno às dinâmicas de linguagem nas mais variadas situações de interlocução.

  4. aspectos de correção 1) Gênero textual 2) Interlocução 3) Propósito 4) Articulação escrita Recebe zero a redação que fugir do tema (não atende em nada ao propósito) ou fugir do gênero.

  5. gênero textual

  6. gênero textual A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica. Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

  7. gênero textual

  8. gênero textual A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica.Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

  9. gênero textual

  10. gênero textual A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica. Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

  11. Conhecer o Gênero Textual facilita atender ao critério de Interlocução e ao de Propósito.

  12. uma proposta de redação: UNICAMP 2012

  13. gênero textual

  14. interlocução

  15. propósito

  16. articulação escrita (coesão e adequação léxico-gramatical)

  17. Às 15h 59, Estudante do Sertão Nordestino escreveu: Este gráfico é muito bom Estudante Paulista, pois nos mostra a realidade tanto mundial, quanto nacional do interesse do jovem pela carreira de cientista. Também resolvi postar um comentário neste fórum, pois posso concordar com a sua opinião sob uma ótica bem diferente. O gráfico “Gostaria de ser cientista”, que você acabou de postar, me mostrou uma dinâmica bem interessante sobre a vontade do jovem em seguir na pesquisa científica e a realidade de vida no seu país. Pude observar que onde o acesso a tecnologias novas e pesquisas recentes é fácil, e atinge uma boa parte da população, o interesse em ser cientista é menor. Acho que este acesso e contínua “renovação” tecnológica, (sejam por pesquisas genéticas, eletrônicas ou robóticas, por exemplo), não estimula no jovem o anseio de seguir pesquisando mais e mais, e sem o estímulo a procurar uma carreira que consegue utilizar todas estas ferramentas disponíveis para um melhor desempenho. Este é o caso por exemplo da Inglaterra, Noruega e também da região metropolitana de São Paulo, e acho que seja também o seu exemplo. Já pelo outro oposto do gráfico, regiões pobres e/ou pouco desenvolvidas, ou ainda onde o acesso ao desenvolvimento é muito difícil e para poucos, o interesse em ser cientista é bastante grande. E é deste lado que eu estou, amigo paulista, pois onde moro, toda tecnologia/descoberta recente não está presente, o presente que tenho é a falta de pesquisa, na agricultura, na saúde, na disseminação da cultura e educação. E toda esta carência, faz surgir em mim, assim como em Malavi e Botsuana, uma grande vontade de estudar e descobrir recursos e tecnologias que facilitariam a minha realidade, ser cientista para “nós” é ajudar o nosso mundo, talvez uma utopia mas eu gostaria.

  18. Meio Articulação escrita e Gênero Enunciador Interlocução Enunciatário Interlocução Mensagem Propósito e Gênero Referente Propósito

More Related