310 likes | 472 Views
Me apresentando. Economista, formado em 1990, com Mestrado Profissionalizante na UCAM (2006) em Estratégia Empresarial, Mestrado Acadêmico na UFF (1994), Curso de Análise de Conjuntura na UFRJ e outros.
E N D
Me apresentando Economista, formado em 1990, com Mestrado Profissionalizante na UCAM (2006) em Estratégia Empresarial, Mestrado Acadêmico na UFF (1994), Curso de Análise de Conjuntura na UFRJ e outros. Atuo como Economista-chefe na Lopes Filho Consultoria de Investimentos (www.lopesfilho.com.br) desde 2001, já tendo atuado em Corretoras e Instituições de pesquisa. Meus emails: julio@lopesfilho.com.br e jhn031299@gmail.com
Minha área de atuação – Economista-chefe Atuando em consultoria há muitos anos, como Economista-chefe. Montagem de relatórios diários, semanais e mensais; visita à clientes; construção de cenários de curto, médio e longo prazo; projeções de indicadores econômicos; call diários, semanais e mensais com clientes; apresentação nas mídias, televisiva e escrita.
Como atua o economista? O economista é, na sua essência, um pesquisador, um intérprete dos fatos da realidade e com essa visão, é o profissional necessário para estudar cenários e suas probabilidades, permitindo ações objetivas e direcionadas para sobreviver e progredir no mundo dos negócios. Precisa ter capacidade de planejamento para então agir estrategicamente.
Quais são áreas de atuação? O economista tem um amplo campo de atuação. Tanto pode atuar na área privada, no departamento financeiro ou na Tesouraria de empresas, no departamento de análise de um banco ou corretora; pode atuar na área pública, em alguma empresa estatal ou mesmo na área acadêmica, como professor. Atua também em organismos internacionais, e em empresas jornalísticas, fazendo análises. As áreas de finanças e de análise de empresas têm absorvido muitos recém-formados.
Como está o mercado de trabalho para os economistas? Mais que nunca a crise exige a presença de economistas de bom calibre para cuidar do conteúdo macro e micro do mundo/doméstico.
Que conselho o senhor daria para quem está iniciando a carreira no mercado financeiro? Primeiro, muita perseverança e trabalho árduo. Tem que estar ligado em tudo que acontece no mundo e conhecer todos os subsegmentos do mercado financeiro nacional e internacional. Não se deve queimar etapas e sim seguir cada passo do conhecimento. Perguntar sempre que tiver dúvida e absorver o que for possível do conhecimento de mestres e profissionais do mercado.
Interação entre mercado de ações e ambiente econômico • Percebe-se que o mercado de ações (ativos) sempre tende a ser reflexo da condução da política econômica e do ambiente econômico existente. • Neste ano, o Ibovespa opera no negativo, reflexo das várias intervenções do governo nos mercados e do cenário externo.
Mercado de Capitais – O que é? É uma relação financeira criada por varias instituições financeiras em condições que permitem aos fornecedores e aos tomadores de fundos de longo prazo, realizar transações. Em outras palavras, “é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.”
Mercado de Ações É o segmento do mercado de capitais em que ocorre a compra e a venda de participações no capital das sociedades anônimas. É aqui que as empresas captam recursos a um custo inferior ao do mercado financeiro.
Estrutura do Mercado de Ações CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS; BOLSA DE VALORES; SOCIEDADES CORRETORAS; SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS.
Fontes de Recursos • Novas inversões de capital por parte dos atuais acionistas; • Aumento no Endividamento junto as instituições financeira; • Aumento de capital através da procura de novos acionistas.
Ações • “Título de renda variável, emitidos por sociedades anônimas.” • “São títulos nominativos negociáveis que representam uma fração do capital social de uma empresa.” • “São valores mobiliários negociáveis em bolsas de valores ou no mercado de balcão.”
Ações são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor rentabilidade garantida, previamente conhecida. Por não oferecer uma garantia de retorno ao investimento. Portanto, este é um investimento considerado de risco.
Tipos de Ações Ordinárias: • Direito a Voto; • Retornos na forma de dividendos; • Seus investidores se caracterizam como estrategistas.
Preferenciais: • Oferecem preferência na distribuição de resultado em caso de liquidação da companhia; • Os acionistas preferenciais não tem direito a voto; • O perfil dos investidores é de especuladores.
Valor das Ações O valor da ação, ou seja, seu preço de compra e de venda, é determinado tanto pelo mercado, variando em função do desempenho financeiro verificado ou esperado da empresa detentora do capital, como pela conjuntura econômica doméstica e internacional.
Sinais da economia São sintomas de alguma enfermidade: Inflação Taxa de Juros Taxa de Câmbio
Fundamentos Econômicos • Dados fiscais – resultado primário e dívida • Dados do Setor Externo: saldo em conta corrente e balança comercial • Atividade Econômica – Produção industrial, comércio varejista e capacidade instalada • Mercado de trabalho
Agradeço a todos a atenção e me coloco à disposição para perguntas.