1 / 9

Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal

Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 600 000 na Galiza Superfície média elevada 500 ha no norte de Portugal 200 ha na Galiza Número de comunidades 1000 no norte de Portugal 2900 na Galiza. Estudo dos terrenos comunitários.

jariah
Download Presentation

Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 600 000 na Galiza Superfície média elevada 500 ha no norte de Portugal 200 ha na Galiza Número de comunidades 1000 no norte de Portugal 2900 na Galiza Estudo dos terrenos comunitários

  2. Segundo os dados da DGRF, que se referem a Perímetros Florestais, a área de baldios na Região Centro de Portugal é cerca de metade da área da Região Norte (sendo o número de Perímetros Florestais no Norte superior ao do Centro em cerca de 20%)

  3. Que lições se podem tirar da existência de terrenos comunitários? Em que medida podem os terrenos comunitários constituir âncoras para o desenvolvimento local? Existe algum interesse em promover a contribuição a partir do «local» para a gestão dos seus recursos?

  4. Como é que as políticas de desenvolvimento económico em várias escalas (das locais às globais) influenciam a gestão dos terrenos comunitários? Como reagem as comunidades (detentoras de terrenos comunitários) perante forças globais e organizações possuidoras de meios poderosos?

  5. Como avaliar/medir os benefícios sociais e económicos da propriedade comunitária face a outras formas de propriedade? Que reflexão e que correspondentes medidas podem ser tomadas em relação às questões de equidade?

  6. Em que medida o sequestro de carbono e a protecção ecológica (como exemplos) se ajustam à gestão comum dos recursos? Quais as oportunidades associadas aos terrenos comunitários no domínio dos novos valores ambientais e da procura de novas actividades de lazer?

  7. Quais as oportunidades e ameaças relacionadas com a mobilização de grupos locais e com o exercício de direitos locais? Qual o alcance de criar redes regionais de conhecimento e troca de experiências?

  8. Constituição de base de dados - caracterização dos terrenos comunitários - caracterização das comunidades

  9. Parceiros • Conselhos Directivos dos Baldios/Xuntas Rectoras dos Montes Veciñais en Man Común • Associações de Produtores Florestais

More Related