150 likes | 293 Views
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo. Programa de Modernização da Gestão Pública. A política de gestão de pessoas dentro de um órgão se materializa no plano de desenvolvimento que deve envolver a instituição e o servidor.
E N D
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo
Programa de Modernização da Gestão Pública A política de gestão de pessoas dentro de um órgão se materializa no plano de desenvolvimento que deve envolver a instituição e o servidor. Baseado na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e na GESPÚBLICA.
Princípios e Diretrizes do Plano de Desenvolvimento I - dinâmica dos processos de trabalho nas diversas unidades administrativas e as competências específicas decorrentes; II - qualidade do processo de trabalho; III - reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional; IV - vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional;
Princípios e Diretrizes do Plano de Desenvolvimento V - desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais; VI - garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal; e VII - avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo pedagógico, realizada mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários.
Plano de DesenvolvimentoLei 11.091/2005 O Plano de Desenvolvimento será integrado pelos seguintes Programas: I - Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores - PDQS, com definição de modelos de alocação de vagas; II - Programa de Capacitação - PCA; e III - Programa de Avaliação de Desempenho - PAD.
Programa de Avaliação de Desempenho (PAD) Tem por princípio ser um processo didático-pedagógico que alie o desenvolvimento do servidor ao institucional. O centro deste processo é a apuração do atingimento das metas institucionais, em cada unidade administrativa, com vista ao cumprimento do papel institucional
Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores - PDQS Terá critérios objetivos de análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho. Tem como objetivo geral analisar o quadro de pessoal da Administração, os processos e as condições de trabalho em suas diversas unidades para estabelecer a matriz de alocação de cargos e os critérios de distribuição de vagas.
Programa de Capacitação - PCA Visa à conscientização dos agentes públicos sobre seu papel social, compreendendo a capacitação nas suas mais diversas formas, correspondentes à natureza das atividades da Administração, adequadas aos ambientes organizacionais, às exigências dos cargos e da respectiva carreira, incluindo a educação formal.
Planejamento Institucional Na UFES o PMGP esta sendo aplicado de forma gradativa, iniciado através do planejamento institucional que seguiu os seguintes passos: Alinhamento de gestão; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Planejamento setoriais
Alinhamento de gestão Alinhamento da política da gestão; Revisão dos sete macroprocesso críticos; Mobilização dos gestores para o Plano de Desenvolvimento Institucional.
Plano de Desenvolvimento Institucional Redefinição do papel da instituição (missão e visão); Diagnóstico situacional (swot); Definição dos objetivos estratégicos Definição das estratégias e planos estratégicos.
Planejamento Setorial Planejamento das unidades administrativas e acadêmicas com a definição de ações estratégicas estruturantes e próprias, gerando os contratos individuais de tarefas e o contrato coletivo de metas. Estão sendo envolvidas 21 unidades de primeiro nível e aproximadamente 6 mil servidores. Para suportar tal processo esta sendo em desenvolvimento o Sistema de Desenvolvimento Institucional
Próximas Etapas A luz do PDI vários os planos e documentos da instituição serão revisados, são eles: Plano de Desenvolvimento do Integrantes da Carreira; Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação; Projeto Pedagógico Institucional; Além destas revisões, também será criado o Projeto Pedagógico de Pós-Graduação Institucional.