1 / 36

Atitudes de Um Deus de Amor

Atitudes de Um Deus de Amor. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). “Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6).

Download Presentation

Atitudes de Um Deus de Amor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Atitudes deUm Deus de Amor “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10).

  2. “Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6). “Para tua ferida não tens remédios nem emplasto” (Jeremias 30:13). “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Marcos 2:17). “Haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7). Atitudes Terapêuticas de Um Deus de Amor

  3. 2 Crônicas 7:14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, [1] se humilhar, [2] e orar, e [3] me buscar, e [4] se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades” (Sl 103:3).

  4. 2 Crônicas 7:19-20 “Porém, se vós [1] vos desviardes, e [2] deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e [3] fordes, e servirdes a outros deuses, e [4] os adorardes, então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos.”

  5. Um Deus de amorrequerumaigrejaamorosa

  6. A Aplicação da Disciplina “Se um membro caiu em pecado, devem ser feitos esforços sinceros para resgatá-lo” (GSI 58).

  7. Mais que simpatia “Quando a pessoa que errou se arrepende e se submete à disciplina de Cristo, deve ter uma nova oportunidade... Aos irmãos compete encaminhá-la pela vereda da justiça, tratá-la como desejariam ser tratados em seu lugar” (7TPI 263).

  8. Como Tratar ao Pecador Exortação Admoestação Repreensão

  9. Como Tratar Pecados Graves “Por um voto de censura. “Por um voto de remoção da qualidade de membro da igreja” (GSI 58; MI 64).

  10. Objetivos da Disciplina Eclesiástica “Qualquer dessas formas de disciplina deve ser aplicada pela igreja de uma maneira que procure alcançar os dois objetivos da disciplina: corrigir e redimir” (MI 160).

  11. Censura “A censura de um membro significa um processo de cura para que seu nome permaneça no rol de membros da igreja.”

  12. Propósitos da Censura “Possibilitar à igreja manifestar sua desaprovação a uma ofensa grave que trouxe desonra à causa de Deus e “impressionar os membros em falta com a necessidade de mudança de vidae reforma de conduta, e proporcionar-lhes um período de graça e prova enquanto faz essas mudanças” (GSI 59; MI 64-65).

  13. Período de Censura “Um voto de censura é tomado por um período definido de no mínimo um mês e no máximo doze meses” (GSI 59; MI 65).

  14. EGW, Caminho a Cristo, 30 “Deus não considera todos os pecados igualmente graves; há aos Seus olhos, como aos do homem, gradações de culpa; por mais insignificante, porém, que este ou aquele mau ato possa parecer aos olhos humanos, pecado algum é pequeno à vista de Deus. O juízo do homem é parcial, imperfeito; mas Deus avalia todas as coisas como são na realidade...

  15. EGW, Caminho a Cristo, 30 “O bêbado é desprezado, e diz-se-lhe que seu pecado o excluirá do Céu; ao passo que o orgulho, o egoísmo e a cobiça muitas vezes não são reprovados. No entanto, esses são pecados especialmente ofensivos a Deus, pois são contrários à benevolência de Seu caráter e àquele desinteressado amor que é a própria atmosfera do Universo não caído...

  16. EGW, Caminho a Cristo, 30 “A pessoa que cai em algum pecado grosseiro sente, talvez, sua vergonha e miséria, e sua necessidade da graça de Cristo; mas o orgulho não sente necessidade alguma, e assim fecha o coração a Cristo e às infinitas bênçãos que veio dar.”

  17. Consequências da Censura “Tal voto anula a eleição ou indicaçãodo membro faltoso para todos os cargos e o priva do privilégio de ser eleito durante o período de vigência da censura...”

  18. Consequências da Censura “Os membros sob censura nãotêm o direito de participar, nem por voz nem por voto, dos assuntos administrativos ou de liderar atividades da igreja, tais como ensinar numa classe de Escola Sabatina, etc. Nãoserão, porém, privados do privilégio de tomar parte das bênçãos da Escola Sabatina, dos cultos ou da cerimônia da comunhão. Nãopoderão ser feitas transferências durante o período de censura” (GSI 59, MI 65).

  19. Cuidados “Votos de censura nãoestabelecerão nenhuma disposição tendente a excluir do rol de membros em caso de falha em cumprir a condição imposta... Uma avaliaçãodeverá ser feita quando o período de censura expirar para determinar se os membros sob disciplina tiveram uma mudança de procedimento. Se a sua conduta for satisfatória, devem ser considerados em posição regular sem qualquer outro voto e devem ser notificados que a censura expirou. Se sua conduta não for satisfatória, a igreja deve novamente considerar a disciplina apropriada. O retorno a qualquer cargo da igreja deverá ocorrer por meio de eleição” (GSI 59, MI 65).

  20. Remoção “A remoção de um membro significa a retirada de seu nome do rol do da igreja” (GSI 59).

  21. Alerta 1 “A remoção de um indivíduode sua condição de membro da igreja, o corpo de Cristo, é a disciplina final que a igreja pode administrar” (GSI 59; MI 65).

  22. Alerta 2 “Unicamenteapós haver seguido a instrução dada neste capítulo, depois da orientação do pastor ou da Associação, quando o pastor estiver indisponível, e depois de terem sido feitos todos os esforços para conquistá-lo e restaurá-lo ao caminho certo, deve um indivíduo ser removido de sua posição de membro da igreja” (GSI 59; MI 65).

  23. Razões para a Disciplina de Membros “As razões pelas quais os membros estarão sujeitos à disciplina são: 1. Negação da fénos fundamentos do evangelho e nas CrençasFundamentaisda Igreja ou o ensino de doutrinas contrárias a eles. 2. Violação da lei de Deus, tal como adoração de ídolos, homicídio, roubo, profanação, jogos de azar, transgressão do sábado e falsidade intencional e habitual. 3. Violação do sétimo mandamento da lei de Deus no que se refere à instituiçãodo matrimônio, o lar cristão e as normas bíblicas de conduta moral. 4. Abuso sexual de crianças, jovens e adultos vulneráveis; fornicação, promiscuidade, incesto, prática homossexual, a produção, uso ou distribuição de pornografia e outras perversões sexuais. 5. Novo casamento de pessoa divorciada, exceto o cônjuge que permaneceu fiel ao voto matrimonial num divórcio por adultério ou por perversões sexuais.

  24. Razões para a Disciplina de Membros 6. Violênciafísica, incluindoviolêncianafamília. 7. Fraudeoudeliberadafalsidadenosnegócios. 8. Condutadesordenadaquetragaopróbriosobre a igreja. 9. Adesãoouparticipaçãoemmovimentoouorganizaçãoseparatistaoudesleal 10. Persistenterecusaemreconhecer a autoridade da igrejadevidamenteconstituída, ouemnão se submeter à ordem e disciplina da igreja. 11. O uso, a fabricaçãoou a venda de bebidasalcoólicas. 12. O uso, a fabricaçãoou a venda de fumoemqualquer de suasformasparaconsumohumano. 13. O usooufabricação de drogasilícitasou o usoindevidooutráfico de narcóticos e outrasdrogas. (GSI 60; MI 64).

  25. Consideração “A igreja reconhece a necessidade de exercer grande cuidado para proteger os mais elevados interesses espirituais de seus membros, assegurar um tratamento justo e salvaguardar o nome da igreja” (GSI 60; MI 63).

  26. Cuidados ao Disciplinar

  27. Cuidados ao Disciplinar (GSI 53)

  28. Comunicação com a Pessoa Envolvida

  29. No Grupo (GSI 53) No caso de Grupo, só será enviada a carta de notificaçãoaomembroinformandoque o assuntovaisertratadonaComissãoDiretiva da Associação/Missão/Campo. Outros comunicadosqueforemnecessáriosserãoenviadospelaAssociação/Missão/Campo após o voto da ComissãoDiretiva.

  30. Quemdevecomunicar (GSI 53) Onde for possível, essacomunicaçãodeveserentreguepessoalmentepelo pastor ouporalguémdesignadopelaComissão da Igreja, com duastestemunhas, e o membrodeveassinarumacópia da notificação. Se isso for impossível, recomenda-se enviar a cartaporcorreio com “aviso de recebimento”.

  31. Ondevotar (GSI 53) Se a Comissão da Igrejarecomendar a remoção do membro, este só será consideradoremovidoapós o voto da igreja. Issodeveserfeitonumareuniãoadministrativa, devidamenteconvocada, com osmembrosqueestejamem plena comunhão e constemnalista de membros da igrejaquerealiza a reunião. (VerManual da Igreja, EdiçãoRevisada 2010, p. 66.)

  32. Comunicar a pessoa (GSI 53) 1. Notificaçãoaomembro de que o seuassuntovaisertratadonaComissãoda Igreja. 2. Notificação de que o assunto será levado à igreja, numareuniãoadministrativadevidamenteconvocada (MI 67 “quinzedias”). 3. Notificação de Censura, ou 4. Notificação de Remoção.

  33. Cuidados ao Disciplinar • Quais os possíveis equívocos : • “Muitas vezes consideramos casos perdidos justamente aqueles que Cristo está atraindo a si. • “Caso fossem desligados da congregação, outros poderiam ser induzidos a tropeçar, os quais, se não fosse isso, permaneceriam firmes” (PJ 72; GSI 61; MI 66).

  34. Readmissão de Membros “Aolidar com autores de abuso sexual, deve-se teremmenteque a restauração à condição de membronãoanulatodas as consequências de tãosériaviolação…

  35. Readmissão de Membros “Conquanto o desempenho de atividadesnaigrejapossaserpermitido com regrasdevidamenteestabelecidas, umapessoaculpadaoudisciplinadaporabuso sexualnãodeveserpostaem um cargo que a coloqueemcontato com crianças, jovens e outros indivíduosvulneráveis… “Tampoucodeveser-lhe dada algumaposiçãoqueencorajepessoasvulneráveis a confiarimplicitamentenela” (MI 69).

  36. Qual e a sua visão sobre o assunto “O espírito que leva o homem a triunfar sobre alguém que está em aflição, a ultrajá-lo e angustiá-lo, é o espírito de Satanás”  (PP 736). “Muito malfeitor tem desculpado seu pecado, apontando para a queda de Davi; mas, quão poucos há que manifestam o arrependimento e a humildade de Davi!” (PP 737).

More Related