220 likes | 450 Views
Ondas. Fotos realizadas no Laboratório de Física-Ensino da UFPA, no qual são retratadas a queda de uma gota de água. ( http://fisica.icen.ufpa.br/gotas2.htm , em 23/02/2012). Pico Invertido.
E N D
Fotos realizadas no Laboratório de Física-Ensino da UFPA, no qual são retratadas a queda de uma gota de água. (http://fisica.icen.ufpa.br/gotas2.htm, em 23/02/2012)
Observando o ponto onde a pedra caiu na superfície da água, notamos uma formação de sucessivas ondas que se deslocam, afastando-se do ponto de origem. A onda sofre um amortecimento gradativo à medida que se afasta do ponto inicial, devido à perda de energia e à resistência encontrada pela água. Se colocarmos uma bóia na superfície do lago, notaremos que se for produzida uma onda, esta movimentará a bóia para cima e para baixo, porém, ficará no mesmo lugar, ou seja, não haverá o deslocamento com o movimento da onda na superfície do lago.
Quando a primeira pedra é derrubada, esta derruba a segunda pedra, a segunda derruba a terceira e assim sucessivamente. O movimento, ou onda, passa por toda a série de pedras e podemos notar que as pedras do dominó permanecem praticamente no mesmo lugar.
O mesmo acontece com a onda formada no lago, veja na figura 3. Portanto, podemos dizer que a energia aplicada à primeira pedra se desloca em todas as pedras enfileiradas até a última pedra do dominó. Concluímos então que, no exemplo do lago, não são as partículas da água que deslocam sobre a superfície do lago, mas sim a energia.
Uma onda não transporta matéria; transporta apenas energia. Principais grupos de ondas:
A parte mais alta da onda podemos chamar de CristaouPico e a parte mais baixa é chamada Vale. Amplitude da onda– distância do eixo ao vale ou ao pico.
Comprimento da Onda(λ)- É a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos (ciclo). Unidade do SI – metro (m); também pode-se usar o cm ou o km.
Período (T) é o tempo gasto para que duas cristas (ou vales) consecutivas passem num mesmo ponto. Unidade no SI – Segundo (s)
O número de ciclos completados em 1 segundo chamamos de Frequência. Som agudo f = 1 f...frequência T T...Período Som grave Unidade no SI -Hertz (Hz) MegahertzmHz106 Quilohertz kHz 103 GigahertzGHz 109
Ondas Sonoras Frequência – ouvido humano (20 a 20.000 Hz) – infrassom e ultrassom; Unidade: Hertz (Hz)
Velocidade de Propagação de uma onda indica a rapidez e a direção em que uma onda se propaga. V = λV = λ T f V....Velocidade λ...comprimento da onda f.....frequência Unidade no SI – metro por segundo (m/s)
(1) Qual a frequência de ondas, se a velocidade desta onde é de 195m/s, e o seu comprimento de onda é de 1cm? 1cm=0,01m
2. Intensidade – mede a quantidade de energia transportada pelas ondas; unidade: decibel (dB).
Eco Quando uma onda sonora atinge uma superfície, uma parte é absorvida e outra é refletida. Nós só podemos distinguir um som de outro se houver um intervalo de tempo de pelo menos um décimo de segundo (0,1s) entre eles. Velocidade do som – 340 m/s distância = velocidade . Tempo d = 340 . 0,1 = 34 metros Mas essa é a distância total que o som percorre – ida e volta. Logo, a superfície que vai refletir precisa estar a pelo menos 17 metros de distância.
Fontes Apostila Positivo vol 1 – Física Fernando Gewandsznajder, Ciências Matéria e Energia, Ed. Ática Leonel, Karina & Elisâgela - Projeto Radix – 9º ano – Ed. Scipione http://www2.unicid.br/telecom/fintel/VI-Fintel/feira/E2B5.html