1 / 7

Da central eléctrica às nossas casas.

Da central eléctrica às nossas casas. Funcionamento de uma central eléctrica; Distribuição de energia eléctrica; Transformadores. Funcionamento de uma central eléctrica.

Download Presentation

Da central eléctrica às nossas casas.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Da central eléctrica às nossas casas. Funcionamento de uma central eléctrica; Distribuição de energia eléctrica; Transformadores.

  2. Funcionamento de uma central eléctrica O grande consumo de energia eléctrica pelas populações deve-se à facilidade com que a energia eléctrica se transforma noutras formas de energia. Existem vários tipos de fontes de energia capazes de accionar os geradores: • Nas centrais hidroeléctricas é a água em movimento. • Nas centrais termoeléctricas é um combustível fóssil que produz vapor de água. • Nas centrais eólicas é a energia do vento. • Nas centrais nucleares é um combustível nuclear.

  3. Distribuição de energia eléctrica A partir das centrais eléctricas, a energia eléctrica é fornecida através da rede de distribuição eléctrica. • Parte da energia eléctrica fornecida pelas centrais transforma-se em energia térmica nos cabos condutores, pelo efeito Joule, provocando o seu aquecimento. • Quanto maior for a distância que a energia eléctrica tem de percorrer, maior será a energia dissipada por efeito Joule, que vulgarmente se designa por <<perdas>> • Como as tensões das correntes eléctricas produzidas nas centrais variam entre 6 kV e 18 kV, é necessário transformá-las em corrente de alta tensão, de modo a diminuir a intensidade da corrente.

  4. Transformadores A transformação referida atrás é feita em subestações transformadoras utilizando transformadores. • Os transformadores são constituídos por um núcleo de ferro macio laminado de forma quadrada, com dois enrolamentos de espiras (bobinas). Um dos enrolamentos é de fio condutor fino e com muitas espiras, enquanto o outro é de fio condutor mais grosso em menos espiras. • A bobina que está ligada á corrente, cuja tensão se pretende alterar, chama-se primário. O outro fio, onde se obtém a corrente de tensão desejada, é o secundário.

  5. Os transformadores podem ser: • Transformadores elevadores de tensão ( o número de espiras do primário é menor que o número de espiras do secundário. A diferença de potencial à saída é maior do que a entrada). • Transformadores abaixadores de tensão ( o número de espiras do primário é maior que o número de espiras do secundário. A diferença de potencial à saída é menor do que a entrada.

  6. A corrente eléctrica à saída das centrais eléctricas Produzida nas centrais eléctricas Transforma-se em corrente De U média e l elevada (Nas subestações elevadoras de tensão) eléctrica de U elevada l baixa As correntes eléctricas fornecidas directamente ao consumidor têm de ser adequadas ao fim a que se destinam e a tensão tem de ser novamente reduzida. A corrente eléctrica à saída da rede de alta tensão De U elevada Transforma-se em corrente eléctrica E l baixa de U média ou baixa ou l mais elevada A corrente eléctrica que sai destas subestações é que vais ser utilizada pelos consumidores.

  7. Trabalho feito por: SabrinaWyss Marques Nº 23 9ºA

More Related