150 likes | 259 Views
RELATÓRIO POPCORN. As tendências presentes no mercado representarão ameaças e oportunidades tanto para o desenvolvimento de novas marcas quanto para a permanência das já existentes. Tendências de mercado – Relatório Popcorn.
E N D
As tendências presentes no mercado representarão ameaças e oportunidades tanto para o desenvolvimento de novas marcas quanto para a permanência das já existentes.
Encasulamento:a crescente insegurança leva as pessoas a buscar refúgios em casa,trabalho etc,construindo “casulos”e cercando-os de conforto e facilidades.
99 vidas:compouco tempo disponível, o consumidor busca produtos e serviços que facilitem sua vida e otimizem seu tempo.
Pequenas indulgências: busca de compensações imediatas para pressões do dia a dia. Quem não pode ter o que quer, fará uma substituição, ou um esforço para obter.
Aventura da fantasia: sensação de correr riscos sem viver os riscos, estar “virtualmente” em lugares exóticos, contato com culturas diferentes.
Egonomia: o consumidor é cada vez mais receptivo a produtos feitos para ele. Ele valoriza a diferenciação, exclusividade e customização.
SOS – salve o social: em todo o mundo cresce a preocupação com as questões relativas ao meio ambiente e a qualidade de vida das populações.
SAIRFORA Tenência a juntar experiência, bens, aquisições feitas ao longo da vida e partir para um projeto pessoal prazeroso, de auto-realização. Parece contraditório em relação ao encasulamento, mas o sair fora não deixa de acontecer dentro do casulo, fazendo-se uma espécie de Aventura da fantasia profissionalmente.
Volta ao passado: muitos sentem a necessidade de voltar no tempo, seja consumindo produtos da infância e juventude ou adotando atitudes desta época.
SOBREVIVER A busca pela saúde, por mais anos de vida, por uma vida mais saudável em torno da natureza. Busca por produtos saudáveis, por alimentos e serviços que prolonguem de alguma forma a vida do consumidor.
CONSUMIDOR VIGILANTE A partir desta tendência, o mercado deixa de estar exclusivamente nas mãos dos “marqueteiros” e passa a ser manipulado pelos consumidores através de protestos, pressões e exigências. O consumidor não tolera mais produtos de má qualidade.