500 likes | 633 Views
UMA VIAGEM QUE DURA. 9 MESES. Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras. Mas, o corpo de todas as pessoas é formado de três partes:. Cabeça. Tronco. Membros Superiores. Membros Inferiores. ...FAMÍLIA.
E N D
UMA VIAGEM QUE DURA... 9 MESES
Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras.
Mas, o corpo de todas as pessoas é formado de três partes: Cabeça Tronco Membros Superiores Membros Inferiores
...FAMÍLIA O momento mais especial de nossas vidas são aqueles em ...
Quando crianças temos... curiosidade...
Vamos crescendo... ...e a medida que isso acontece, procuramos nossa outra metade.
Claro, nem sempre nossas experiências são positivas. O coração, não se importa nem um pouco com isso. Ele precisa Amar e ser Amado!
Então, quando encontramos nossa outra metade... Na maioria das vezes começamos a constituição de um LAR.
A felicidade de todo casal são os filhos. Aqui começa a nossa viagem que dura exatamente: 9MESES
Exceto em algumas raras exceções, toda fêmea de cada uma das espécies existentes sobre a face da Terra, tem a Graça de GerarVida.
Tubas uterinas Ovidutos Ovário Ovário Útero Colo do útero Aparelho reprodutor feminino Vagina
Óvulo rodeado de espermatozóide Óvulo Zigoto Espermatozóide tentando penetrar
A Perpetuação da nossa Espécie, acontece através de mudanças que ocorrem em nosso corpo, durante a Adolescência Vejamos no Homem... • Aumento de pelos faciais e corporais. • Aumento da musculatura e alargamento dos ombros. • Engrossamento da voz. • Produção de espermatozóide.
Na Mulher... • As mamas desenvolvem. • Aumento da camada de gordura. • Alargamento dos quadris, • Ocorre a ovulação, • Ocorre a menstruação.
Quando a felicidade vem em dobro: GEMELIDADE
CLASSIFICAÇÃO GÊMEOS FRATERNOS - DIZIGÓTICOS - BIOVULARES - BIVITELINOS FECUNDAÇÃO DE DOIS ÓVULOS POR DOIS SPTZ SEMPRE DICORIÔNICOS DIAMNIÓTICOS GÊMEOS VERDADEIROS - MONOZIGÓTICOS – UNIVITELINOS FECUNDAÇÃO DE UM ÓVULO POR UM SPTZ. UM ZIGOTO. SEXOS IGUAIS DEPENDE DA ÉPOCA DA DIVISÃO
Dicionário Sistema Reprodutor Masculino - Compõe-se da genitália externa (pênis e bolsa escrotal) e órgãos internos (testículos, dutos condutores de espermatozóides e as glândulas acesssórias). Testículo - Gônada masculina dos animais onde são produzidos os espermatozóides (gametas masculinos). Epidídimo - Local onde os espermatozóides completam a fase de maturação. Bolsa Escrotal - Bolsa revestida de pele onde se alojam as gônadas masculinas (testículos). Próstata - Glândula do sistema reprodutor masculino de mamíferos responsável pela produção de uma secreção alcalina e viscosa, lançada na base da uretra durante a ejaculação. Vesícula Seminal - Órgão do sistema reprodutor masculino de certos animais que armazena e nutre os espermatozóides antes da ejaculação. Nos mamíferos, existe um par de vesículas seminais. Canal Deferente - Conduto do sistema reprodutor de certos animais que conduz os espermatozóides produzidos no testículo para fora do corpo.
Uretra - Conduto através do qual ocorre a eliminação da urina acumulada na bexiga urinária. Nos machos de mamíferos, a uretra é também o canal de saída do esperma. Corpos cavernosose corpos esponjosos - São tecidos que se enchem de sangue na ereção. Pênis - Órgão copulados dos machos de certas espécies animais. (FSH) - Hormônio trófico da adenoipófise que promove o amadurecimento das gônadas e a produção de gametas. Testosterona - Hormônio sexual masculino produzido pelos testículos de vertebrados. É responsável pelo impulso sexual e pelo aparecimento de características sexuais secundárias masculinas. Sêmen ou Esperma - Secreção que contém espermatozóides (gametas masculinos) e um líquido nutritivo (fluido ou líquido seminal). O ato de eliminar esperma no clímax da excitação sexual é chamado ejaculação.
Dicionário Sistema Reprodutor Feminino - Compõe-se de órgãos externos ao corpo da mulher (genitália externa ou vulva) e órgãos internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina). Ovário - Gônada feminina, onde são produzidos os óvulos (gametas femininos). Útero - Órgão em que ocorre o desenvolvimento do embrião. Nos mamíferos, o útero é um órgão musculoso e revestido internamente por uma camada mucosa (endométrio), que se desenvolve e se vasculariza em preparação para a gravidez. Endométrio- Camada interna do útero rica em vasos sangüíneos. Uretra - Conduto através do qual ocorre a eliminação da urina acumulada na bexiga urinária. Nos machos de mamíferos, a uretra é também o canal de saída do esperma.
Clitóris - Órgão do sistema genital feminino humano, que tem mesma origem embrionária que o pênis. É um local de alta excitabilidade sexual. Vulva - Região em torno da abertura da vagina das fêmeas de mamíferos, formada pelos grandes e pequenos lábios vaginais. Vagina - Canal do sistema reprodutor feminino presente em diversas espécies de animal. Recebe o pênis durante a cópula. Estrógeno - Hormônio sexual feminino produzido pelos ovários de vertebrados. É responsável pelo impulso sexual e pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas. Progesterona - Hormônio sexual feminino de vertebrados, produzido pelos ovários e pela placenta. Nos mamíferos, estimula o crescimento da mucosa do útero (endométrio) e sua manutenção durante a gravidez. Ver também
Hormônio Luteinizante (LH) - Hormônio da adenoipófise que atua na indução da ruptura do folículo ovariano (ovulação) e na formação do corpo lúteo (ou corpo amarelo). Corpo Lúteo ou Corpo Amarelo - Estrutura resultante do desenvolvimento do folículo ovariano rompido, sob a ação do hormônio luteinizante (LH) produzido pela hipófise. Hipófise - Glândula endócrina localizada na base do encéfalo. Divide-se em duas partes: neuroipófise, que secreta hormônios produzidos por células neurossecretoras do encéfalo, e adenoipófise, que produz e secreta hormônios controladores do funcionamento de outras glândulas (hormônios tróficos). Ovulação - Liberação do óvulo pelo ovário. Menstruação - Descamação do endométrio, acompanhada de sangramento, que marca o início de um ciclo menstrual. Na espécie humana, se não há gravidez, a menstruação acontece a cada 28 dias, aproximadamente. Em caso de gravidez, o endométrio não se descama e a menstruação não ocorre.
Placenta - Anexo embrionário presente apenas nos mamíferos da subclasse Eutheria (placentários). A placenta liga o embrião ao útero materno e sua função é realizar o intercâmbio de substâncias (nutrientes, gases e excreções) entre a circulação materna e a circulação do feto. Bolsa Amniótica - Anexo embrionário presente em répteis, aves e mamíferos. Consiste em uma bolsa membranosa cheia de líquido que envolve o embrião. Sua função é absorver choques mecânicos e manter um ambiente aquoso e quimicamente adequado. Cordão Umbilical - Órgão pelo qual a placenta se comunica com o embrião. Nele existem duas artérias e uma veia (na espécie humana). Saco Vitelínico - Anexo embrionário presente em peixes, répteis, aves e mamíferos que consiste em uma bolsa membranosa cheia de vitelo, ligada à região ventral do embrião. Sua função é a nutrição. Nos mamíferos placentários o saco vitelínico é muito reduzido, e a nutrição está a cargo da placenta.
Um poeta descreveu um recém-nascido como “a maneira pela qual Deus nos deixa saber que o mundo deve continuar”. A verdade é que você completou uma viagem surpreendente e está começando outra. Junto às responsabilidades virão gratificações além do que se pode imaginar. Ao criar uma vida, você e o seu companheiro entram numa relação com um novo indivíduo que vai durar o resto de suas vidas e de alguma forma, fora dos limites de suas vidas.
Bibliografia: • Sistema Reprodutor – Corpo Humano a máquina da Vida – O sonho de Sofia – (Editora Brasileitura – 2000) • LUZ, Maria de Lá & Santos, Magaly Terezinha dos. Vivendo Ciências, 7º Série 1º edição São Paulo – 2002 • Passos, Lucina; Fonseca, Albane & Chaves, Marta – Alegria de Saber – Ciências, Programas de Saúde e Educação Ambiental. Vol. 1 Editora Scipione, São Paulo – 1995.
Tordjman, Gilbert & Morand, Claude – Uma Vivencia de Amor – Falando de Sexo – 6 a 9 Anos Editora Scipione, São Paulo – 1995. Tordjman, Gilbert & Morand, Claude – Primeiras Emoções Amorosas – Falando de Sexo – 10 a 13 Anos Editora Scipione, São Paulo – 1995. • O Corpo Humano visto por dentro – Editora Eko. • Centro Educacional Católica de Brasília - Profº Vicente Crivellaro (Biologia-CECB). • www.medicina.ufba.br • www.corpohumano.hpg.ig.com.br Educadora: SARGIMARA GOMES DOS SANTOS