1 / 67

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

Percepção e Fund. Das Artes Visuais. Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos - . Percepção e Fund . das Artes Visuais. COMUNICAÇÃO VISUAL DEFINIÇÃO :

joshua
Download Presentation

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Percepção e Fund.Das Artes Visuais Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -

  2. Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL DEFINIÇÃO: é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias.

  3. Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL A Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma idéia do que um texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

  4. Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL OBJETIVO DO PUBLICITÁRIO: atuar como conciliador dos aspectos sócio-culturais de um público alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma direta a idéia a ser veiculada.

  5. COMUNICAÇÃO VISUAL Elementos básicos ou Componentes estéticos

  6. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos Sempre que alguma coisa é projetada, pintada, desenhada, esboçada ou esculpida, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou o meio de expressão, a madeira, a argila, a tinta ou o papel.

  7. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos É fundamental assinalar que a escolha dos elementos visuais e a manipulação destes, tendo em vista o efeito pretendido, está nas mãos do artista, do artesão e do designer; ele é o visualizador. O que ele decide fazer com estes elementos é sua arte e seu ofício, e as opções são infinitas.

  8. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos • - ponto, • - linha, • - forma, • - direção, • - tom, • - cor, • - textura, • - dimensão, • - escala, • - movimento. Os elementos visuais constituem o básico do que vemos:

  9. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto) é a unidade de comunicação visual mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

  10. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto) Qualquer ponto tem uma força visual grande de atração sobre o olho.

  11. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto)

  12. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto) Em grande quantidade e justapostos, criam a ilusão de tom ou cor.

  13. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) É um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua (uma linha), em uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro.

  14. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção, vai para algum lugar, faz algo de definitivo.

  15. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) As linhas retas produzem uma sensação de tranqüilidade, de solidez, de serenidade:

  16. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A linha vertical atrai o olhar para o alto.

  17. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) Ahorizontal provoca a impressão de repouso.

  18. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A curva nos dá a sensação de movimento, de instabilidade, graciosidade, alegria.

  19. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A fina produz impressão de delicadeza:

  20. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A grossa, de energia:

  21. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A carregada, de resolução, violência:

  22. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A comprida, dá um sentimento de vivacidade:

  23. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) A curta, dá um sentimento de firmeza:

  24. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.

  25. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero:

  26. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) Ao triângulo, ação, conflito, tensão:

  27. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) Ao círculo, infinitude, calidez, proteção:

  28. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) Resumindo, cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por nossas próprias percepções.

  29. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e vertical; o triângulo, a diagonal, o círculo, a curva.

  30. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais.

  31. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Horizontal / Vertical – relação com o equilíbrio e a estabilidade.

  32. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Diagonal – sua força direcional é mais instável e provocadora. Seu significado é ameaçador e quase perturbador.

  33. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Curva – tem significados associados a abrangência e a repetição.

  34. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (tom) O tom é o atributo distinguível de uma cor. Este varia de intensidade quanto à saturação da cor.

  35. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (tom) E sua variedade é o meio pelo qual distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.

  36. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (tom)

  37. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (tom)

  38. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) Ela é um elemento de visualidade que se caracteriza pela sua carga de sensualidade, visto que nos aguça os sentidos.

  39. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor)

  40. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) Para quem trabalha com as cores-luz (televisão – imagem digital), as são: vermelho, verde e azul (RGB – red, green e blue). A mistura dessas três cores em quantidades iguais máxima, produz o branco.

  41. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) Para quem trabalha com as cores-pigmento (gráfica, artistas), as cores são: vermelho, amarelo e azul, e a mistura dessas cores em igual quantidade resulta na cor preta. O nome técnico dados a estas cores é CMYK (cian, magenta, yellow e black).

  42. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) Este sistema é usado nas gráficas para a impressão por fotolitos, nos jornais, revistas, livros e tudo o que é impresso, pois a impressão obtida por pintura de superfície, assim como a impressora do computador, que tem os três cartuchos de tinta com as cores pigmento primárias e outro cartucho preto.

  43. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) A cor, tanto luz quanto pigmento, tem um comportamento único, mas nosso conhecimento da cor na comunicação visual vai pouco além da coleta de observações em relação a ela.

  44. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) A cor tem 4 dimensões que podem ser definidas e medidas: Matiz (identidade da cor) Saturação (brilho ou opacidade, intensidade) Valor (escuridão ou luminosidade da cor) Temperatura (calor ou frieza da cor)

  45. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) A Matiz refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

  46. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) A Saturação da cor descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

  47. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) O Valor da cor é o aspecto mais intimamente relacionado à cor tipográfica, por exemplo - sua escuridão ou luminosidade. O amarelo é percebido como cor leve ou luminosa, enquanto o violeta, como cor escura ou profunda.

  48. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (cor) A Temperatura é uma qualidade subjetiva relacionada à experiência. Uma cor quente, como o vermelho ou laranja nos faz lembrar o calor, uma cor fria, como verde ou azul, nos faz pensar em objetos frescos, como planta e água.

  49. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (textura) É o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos.

  50. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (textura) Relaciona-se com a composição de uma substância por meio de variações mínimas na superfície do material. E pode-se também representar a textura por meio de fotografias e composições gráficas. Utilizamos a representação ou a própria textura para deixarmos o trabalho cada vez mais realista.

More Related