510 likes | 1.43k Views
CITOLOGIA. CONHECENDO AS CÉLULAS. Disciplina: Biologia Professora: Roberta Fontoura 1ª série do Ensino Médio. CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo).
E N D
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Disciplina: Biologia Professora: Roberta Fontoura 1ª série do Ensino Médio
CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades funcionais e estruturais básicas dos seres vivos!
A História da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke (1635-1703)- Em 1665 observou os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela)
A História da Citologia Theodor Schwann (1839) – observa a existência de células nos animais e nos vegetais. Todos os seres vivos são constituídos por células! TEORIA CELULAR
CITOLOGIA Microscópio óptico (até 2000 vezes); Microscópio eletrônico (até 100 milhões de vezes);
Formas das células Discóides Esféricas Fusiformes (alongadas) Estreladas
Células Procarióticas Possuem material genético disperso no citoplasma, sem a presença de uma membrana que delimite o núcleo. Ex: Bactérias
Células Eucarióticas Possuem núcleo envolvido por uma membrana (carioteca).
Estruturas das células Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: Membrana: “capa” que envolve a célula; Citoplasma: região que fica entre a membrana e o núcleo; Núcleo: estrutura que controla as atividades celulares.
A Membrana Plasmática É uma “capa” dupla que envolve e protege todo o interior da célula. Permeabilidade Seletiva: capacidade de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.
Diferenciações da Membrana Plasmática Microvilosidades: São dobras da membrana plasmática, semelhantes a dedos de luvas. São encontradas, por exemplo, em células do revestimento interno do intestino. Servem para aumentar a superfície de contato da célula.
Desmossomos: São estruturas em forma de placas presentes nas regiões de contato com a membrana Plasmática de células vizinhas. São responsáveis por aumentar a adesão entre as células.
Cílios e Flagelos: São estruturas responsáveis pelos movimentos de células móveis. Cílios Flagelo
Parede celulósica É constituída pela celulose. Reduz a perda de água e promove a rigidez das células.
Citoplasma Fica entre a membrana e o núcleo; É preenchido pelo hialoplasma; É onde encontram-se dispersos os organóides (organelas citoplasmáticas) que garantem o bom funcionamento da célula; É onde ocorrem os processos metabólicos básicos dos seres vivos.
Membrana Plasmática Retículo Endoplasmático Liso Mitocôndria Núcleo Complexo de Golgi Ribossomos Lisossomos Retículo Endoplasmático Rugoso Centríolos
Organelas Citoplasmáticas Retículo Endoplasmático Rugoso (RER): síntese de proteínas para “exportação”. Retículo Endoplasmático Liso (REL): armazenamento de substâncias, síntese de lipídios e desintoxicação celular. Ribossomo: sintetiza proteínas que serão utilizadas dentro da célula.
Mitocôndria: Responsável pela respiração celular e produção de energia. Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares. Complexo de Golgi: É formado por pequenas bolsas. Serve para armazenar e transportar substâncias.
Lisossomos: São estruturas responsáveis pela digestão intracelular Fagocitose: englobamento de partículas sólidas. Pinocitose: englobamento e partículas líquidas.
Centríolos: Participam do processo de formação de cílios e flagelos e da divisão celular (multiplicação das células). Cloroplastos: São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!
Núcleo O Núcleo é uma estrutura que possui um importante papel no processo de reprodução celular. Também é portador das características hereditárias e coordena as atividades que ocorrem no Citoplasma.
Carioteca: membrana dupla e porosa que envolve o Núcleo, permitindo a comunicação com o Citoplasma; Nucleoplasma: massa fluída limitada pela Carioteca que ocupa o interior do núcleo; Cromatina: material constituído por DNA (material genético). Responsável pelas CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS. Cromossomos: correspondem à cromatina condensada. Nucléolo: estrutura que produz proteínas.
Existem apenas 02 tipos básicos de células: As células procariontes e eucariontes. • As procariontes: são divididos em 02 grupos: - Arqueobactérias (do grego arché, “origem”); - Eubactérias (do grego eu, “real”). As eucariontes: - Células Vegetais; - Células Animais. • As células vegetais e animais assemelham-se, em sua estrutura básica, mas possuem algumas diferenças. • As principais diferenças serão citadas a seguir: 1- Presença de Paredes celulares (somente na célula vegetal); 2- Presença de Plastos (somente na célula vegetal); 3- Vacúolo Citoplasmático (somente na célula vegetal); 4- Presença de Amido, (somente na célula vegetal); 5- Presença de Plasmodesmo, (somente na célula vegetal);
Célula Animal Existem, contudo, alguns componentes da célula vegetal que aqui, na célula animal, não se encontram: parede celular, cloroplastos, vacúolo central e tonoplasto assim como plasmodesmos. Célula Vegetal Diversos componentes celulares são comuns às células animais e às células vegetais. Existem, contudo, alguns componentes da célula animal que aqui, na célula vegetal, não se encontram: lisossomos, centríolos, e flagelos.