70 likes | 202 Views
Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
E N D
Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo: Eles se respeitam muito. Seu projeto é muito interessante. O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. • No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. • No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. • Na terceira oração, muitointensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o exemplo abaixo: • Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça. Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: • amanhã indica _______________; • de bicicleta indica _____________; • àquela velha praça indica ________.
O adjunto adverbial pode ser expresso por: 1) Advérbio: O balão caiu longe. 2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar. 3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.
CLASSE MISTA (Carlos Drummond) “Meninas, meninas, do lado de lá. Meninos, meninos, do lado de cá.” Por que sempre dois lados, corredor no meio, professora em frente, e o sonho de um tremor de terra que só acontece em Messina, jamais, jamais em Minas, para, entre escombros, me ver junto de Conceição até o fim do curso? Messina: cidade italiana. escombros: destroços, entulhos, ruínas.
ADJUNTO ADVERBIAL 1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê? 2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?
ADJUNTO ADVERBIAL 3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema. a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo. b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto? c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse tipo de adjunto adverbial no texto? 4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu em 1902). Para os padrões atuais de escola: a) Você acha que essa classe é realmente mista? b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?