330 likes | 441 Views
Aula Multimídia. PRÉ-HISTÓRIA. DEFINIÇÃO. É o per í odo compreendido entre o aparecimento do homem sobre a Terra (h á aproximadamente dois milhões de anos) e o surgimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C. A ORIGEM DO HOMEM E SUA EVOLUÇÃO.
E N D
DEFINIÇÃO É o período compreendido entre o aparecimento do homem sobre a Terra (há aproximadamente dois milhões de anos) e o surgimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C.
A ORIGEM DO HOMEM E SUA EVOLUÇÃO Todos os seres humanos descendem do mesmo ancestral comum, o hominídeo, cujos fósseis mais antigos foram localizados no continente africano.
AS PRIMEIRAS ESPÉCIES ENCONTRADAS FORAM Homo habilis Australopithecus
1.1 - AUSTRALOPITHECUS O Australopithecus cujo nome significa “macaco do sul” possuía diversas espécies as quais uma acredita-se ser ancestral direto dos humanos. O gênero apareceu há cerca de cinco milhões de anos, media uns 105 centímetros de altura e seu cérebro era mais ou menos do tamanho do de um chimpanzé. O Australopithecus já andava ereto e talvez usasse ferramentas rudimentares como paus e pedras (sem modificá-los), mas provavelmente não falava.
Dados do Mamífero Nome: • Australopithecus Nome Científico • Australopithecus africanus Época: • Plioceno Local onde viveu: • África Época: Plioceno Peso: • Cerca de 30 a 40 quilos • 1 metro de altura Tamanho: Alimentação: • Onívora
1.2 - HOMO HABILIS O Homo habilis cujo nome significa “humano habilidoso”,surgiu há aproximadamente dois milhões de anos. Confeccionava e utilizava ferramentas, começando talvez por uma simples pedra. De cérebro grande ( pouco menos da metade do nosso ) e mãos habilidosas, o Homo habilis levava uma vida nômade nas savanas do leste da África, alimentando-se de carne, obtida talvez caçando e carne de animais mortos, além de frutos e outros vegetais. Muitos estudiosos o consideram apenas um Australopithecus moderno sendo ainda a mesma espécie, a qual acredita-se que deu origem ao Homo erectus.
Dados do Mamífero Nome: • Homo Habilis • Plioceno Época: Local onde viveu: • África Peso: • Cerca de 30 a 40 quilos Tamanho: • 1 metro de altura Alimentação: • Onívora
Parece ter sido o Homo erectus a últimaescala evolutiva até o homem atual. Foi ele quem primeiro abandonou a África, com seu NOMADISMO , espalhando-se pelo mundo.
Nomadismo Movimento permanentede certos grupos humanos, que não possuem habitações fixas, perambulam continuamente em busca de melhores condições de vida. Ocorre com maior freqüência em certos países árabes, no continente africano, na Ásia Central e no Alasca.
1.3 - HOMO ERECTUS O Homo habilis cujo nome significa “humano habilidoso”,surgiu há aproximadamente dois milhões de anos. Confeccionava e utilizava ferramentas, começando talvez por uma simples pedra. De cérebro grande ( pouco menos da metade do nosso ) e mãos habilidosas, o Homo habilis levava uma vida nômade nas savanas do leste da África, alimentando-se de carne, obtida talvez caçando e carne de animais mortos, além de frutos e outros vegetais. Muitos estudiosos o consideram apenas um Australopithecus moderno sendo ainda a mesma espécie, a qual acredita-se que deu origem ao Homo erectus.
Dados do Mamífero Nome: • Homo erectus Época: • Pleistoceno Local onde viveu: • África, Europa, Ásia e Oceania Peso: • Cerca de 60 quilos Tamanho: • 1,7 metro de altura • Onívora Alimentação:
Antes de chegar à espécie atual, o Homo sapiens, sapiens o homem passoupor uma série de transformações, conforme atestam os fósseis encontrados em Neanderthal, na Alemanha, e em Cro-Magnon,na França.
1.4 - HOMO SAPIENS SAPIENS O Homo sapiens sapiens (nossa espécie) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam. Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, se tornando o “animal” dominante do planeta.
Dados do Mamífero Nome: • Homem Nome Científico: • Homo sapiens sapiens • Holoceno Época: • Todo o Planeta Terra e fora dele também Local onde viveu: Peso: • Cerca de 70 quilos Tamanho: • 1,7 metro de altura Alimentação: • Onívora
Crânio do Australopithecus afarensis, um dos mais antigos hominídeos encontrados Crânio do Australopithecus africanus,um hominídeo mais recente que o afarensis
Crânio do Homo habilis, uma das primeiras espécies africanas do gênero Homo Crânio de um Homem Neandertal (que já era um Homo sapiens)
FÓSSEIS Denominação genérica de restos de animais ou vegetais de origem pré-histórica que se conservaram no interior de sedimentos acumulados sobre eles. O processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica de um ser vivo em compostos minerais, com conservação parcial de seus caracteres morfológicos e anatômicos. Os restos fósseis de animais desempenham importante papel no estabelecimento das técnicas evolucionistas.
COMO SÃO DATADOS OS FÓSSEIS Em geral, a datação utiliza-se de tecnologia avançada e conhecimento sofisticados. O processo de datação mais importante para os fósseis animais, dentre vários outros, é o que utiliza o elemento químico Carbono 14 ou C14. Como todos os corpos orgânicos possuem pequenas quantidades de carbono radiativo, com a morte esse elemento começa a transformar-se e decair. Como é conhecida a taxa e ritmo de desaparecimento do C14, faz-se então o cálculo. Entretanto, depois de 50 mil anos a quantidade de C14 que fica na estrutura óssea é demasiadamente pequena, tornando-se difícil uma datação precisa do fóssil. Mas existem outras formas que tem mais tempo de vida, tornando a datação dos fósseis possível.
EXEMPLOS DE FÓSSEIS
Após uma longa evolução, que se iniciou há cerca de um milhão de anos, os descendentes dos primeiros hominídeos espalharam-se pela Ásia, África e Europa.
DA ÁFRICA PARA O MUNDO
AS DIVISÕES DA PRÉ-HISTÓRIA A PRÉ-HISTÓRIA PODE SER DIVIDIDA EM TRÊS PERÍODOS: 1 - Paleolítico ou Idade da pedra lascada 2 – Neolítico ou Idade da pedra polida 3 – Idade dos metais
Paleolítico É caracterizado pelo uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada. Nesse momento, o ser humano era nômade, subsistindo a partir da coleta, da caça e da pesca. Constituía comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios de produção.
Neolítico É marcado pelo processo de sedentarização da espécie humana. A partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais, formaram-se os primeiros núcleos urbanos e deu-se a organização das tribos, que correspondem a formações sociais mais complexas.
Idade dos Metais Foi o momento em que o ser humano, aperfeiçoando técnicas de metalurgia, conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.
PINTURAS RUPESTRES Muito do que conhecemos sobre a pré –história se deve ao estudo de fósseis e PINTURAS RUPESTRES. A transição da pré-história para a História foi assinalada pelo surgimento da escrita e deu origem a duas grandes estruturas da Antiguidade: as civilizações de servidão coletiva e as escravistas
PINTURA RUPESTRE Pinturas feitas nas cavernas pelos homens pré-históricos