500 likes | 678 Views
Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas. XXVI Encontro Nacional da ASP IV Congresso Internacional Responsabilidade Social e Cidadania O Contributo da Secretária na ligação Instituições/Sociedade Civil Novembro 2006. Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas.
E N D
Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas XXVI Encontro Nacional da ASP IV Congresso Internacional Responsabilidade Social e Cidadania O Contributo da Secretária na ligação Instituições/Sociedade Civil Novembro 2006
Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas 1 - «A única responsabilidade social das empresas é a de aumentar os lucros dos seus accionistas» 2 - «Quanto maiores as empresas se tornarem, maiores serão as suas responsabilidades para com o conjunto da comunidade» 3 - «O sucesso não é o que se ganha mas o que se dá»
Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas 1 - «A única responsabilidade social das empresas é a de aumentar os lucros dos seus accionistas» (Milton Friedman, 1970) 2 - «Quanto maiores as empresas se tornarem, maiores serão as suas responsabilidades para com o conjunto da comunidade» (George Perkins, 1908) 3 - «O sucesso não é o que se ganha mas o que se dá» (Conrad Hilton, 1979)
Responsabilidade Social das Empresas «A única responsabilidade social das empresas é a de aumentar os lucros dos seus accionistas» (Milton Friedman, 1970)
Contra a Responsabilidade Social das EmpresasOs Críticos da Responsabilidade Social- Seus Fundamentos e Argumentos Carlos Oliveira Santoscarlos.o.s@mail.telepac.pt
Contra a Responsabilidade Social A crítica neo-liberal A crítica das ONG’s A crítica do papel do Estado
Contra a Responsabilidade Social A crítica neo-liberal «A única responsabilidade social das empresas é a de aumentar os lucros dos seus accionistas» (Milton Friedman, 1970) Questões: . Diversidade de responsabilidades e de objectivos? . Há incompatibilidade entre a RSE e o aumento dos lucros?
Contra a Responsabilidade Social . Diversidade de responsabilidades e de objectivos? «A nossa empresa está demasiado empenhada em sobreviver, nestes tempos duros. Não nos podemos dar ao luxo de desviar a atenção do nosso alvo. Temos de nos concentrar no nosso core business.» . Uma coisa não implica a perda de outra. . Uma boa gestão da RSE pode favorecer os objectivos da empresa . Criar relações com investidores e clientes, em tempos difíceis . Pode reduzir custos e maximizar lucros
Contra a Responsabilidade Social . Há incompatibilidade entre a RSE e o aumento dos lucros? Não! - O exemplo de CRM da American Express e da Estátua da Liberdade (1983) Sim! • O estudo de 451 empresas no FTSE All-Share Index (Inglaterra, 2006): As empresas menos RSE tinham mais 24 % de lucros do que a média das mais responsáveis e mais 17 % do que a média geral
Contra a Responsabilidade Social . Há incompatibilidade entre a RSE e o aumento dos lucros? Sim! • A ExxonMobil, nos últimos 5 anos, tem lucros superiores à Shell e BP • A decisão das empresas suíças de rejeitar o Dirty Gold africano, levou à mudança do centro dessa indústria para o Dubai • A proibição das empresas americanas operarem no Sudão, levou à “invasão” de empresas doutros países. 2/3 das reservas externas de petróleo da China estão no Sudão (in Vogel, 2005)
Contra a Responsabilidade Social A crítica das ONG’s «A imagem das multinacionais a trabalharem no duro para fazerem do mundo um lugar melhor é muitas vezes só isso: uma imagem» Christian Aid (Behind the Mask Report, 2004) «Olhando para a história da RSE, vejo que ela consiste em 95 % de retórica e 5 % de acção» Milton Moskowitz (Business Ethics, 2002) • A hipocrisia das empresas e os seus comportamentos contraditórios 2. A ineficácia das ajudas e das acções
Contra a Responsabilidade Social • A hipocrisia das empresas e os seus comportamentos contraditórios • A HP promove imenso a RSE mas restringiu a sua política de manutenção dos postos de trabalho • A Enron tinha programas de RSE enquanto roubava os seus investidores • As petrolíferas tomam iniciativas ecológicas mas persistem no desenvolvimento de combustíveis fósseis e impedem as iniciativas de energias alternativas
Contra a Responsabilidade Social • A ineficácia das ajudas e das acções - Meios muitos escassos quando comparados com os lucros • Acções esporádicas e desconexas • A incapacidade das empresas para avaliarem os problemas e as soluções
Contra a Responsabilidade Social A Crítica do papel do Estado • Demissão do papel regulador e interventor do Estado • Devia haver Regulamentação e Aplicação da Lei, nacional e internacional, onde há decisões voluntárias das empresas « A definição da RSE necessita ser redefinida para incluir as responsabilidades das empresas no reforço da sociedade civil e na capacidade dos governos imporem que todas as empresas actuem mais responsavelmente» (Vogel, 2005)
Contra a Responsabilidade Social Uma perspectiva ponderada «A RSE tem desempenhado um papel e continuará a influenciar as práticas de algumas empresas, mas pouco se ganha em exagerar os seus resultados ou o seu potencial» David Vogel The Market of Virtue - The Potential and Limits of Corporate Social Responsability (2005)
O espaço das iniciativas sociais das empresas. O apoio às causas sociais. O Marketing Relacionado com as Causas (Cause Related Marketing). O Marketing Social empresarial. A filantropia empresarial. O voluntariado empresarial. As práticas empresariaissocialmente responsáveis
O espaço das iniciativas sociais das empresas Vantagens- reforça o posicionamento das marcas- contribui para a preferência pelas marcas- gera negócio- aumenta as vendas- chega a novos mercados- aumenta a rentabilidade através de custos reduzidos- atrai admiradores e parceiros credíveis- constrói reputação empresarial- tem um impacto efectivo na mudança social
Responsabilidade Social das Empresas 25 Recomendações. 6 Recomendações para escolher o problema social a intervir. . 6 Recomendações para seleccionar a iniciativa social a apoiar. . 7 Recomendações para desenvolver e implementar programas. . 6 Recomendações para avaliar as intervenções.In Philip Kotler e Nancy Lee, Corporate Social Responsability (Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2005)
Recomendações para as Causas das Empresas6 Recomendaçõespara escolhero problema social a intervir
Recomendações para as Causas das Empresas 1. Escolha apenas alguns problemas sociais.
Recomendações para as Causas das Empresas 2. Escolha aqueles que tenham a ver com as comunidades com que se relaciona o seu negócio.
Recomendações para as Causas das Empresas 3. Escolha causas que tenham sinergia com a sua missão, valores, produtos e serviços.
Recomendações para as Causas das Empresas 4. Escolha causas que tenham potencial para apoiar objectivos empresariais: marketing, relações com fornecedores, incremento da produtividade, redução de custos…
Recomendações para as Causas das Empresas 5. Escolha causas que tenham relação com os grupos constituintes da empresa: empregados, mercados- -alvos, consumidores, investidores e dirigentes empresariais.
Recomendações para as Causas das Empresas 6. Escolha causas que possam ser apoiadas num longo prazo.
Recomendações para as Causas das Empresas6 Recomendaçõespara seleccionara iniciativa social a apoiar
Recomendações para as Causas das Empresas 1. Seleccione iniciativas que melhor vão ao encontro dos objectivos e metas empresariais.
Recomendações para as Causas das Empresas 2. Seleccione iniciativas que visem as necessidades prioritárias da causa social.
Recomendações para as Causas das Empresas 3. Seleccione múltiplas iniciativas para uma única causa, adicionando algumas que não constem dos esforços do momento.
Recomendações para as Causas das Empresas 4. Seleccione iniciativas que representem o maior potencial para importantes comunidades de parceiros.
Recomendações para as Causas das Empresas 5. Seleccione iniciativas onde haja um historial de experiência.
Recomendações para as Causas das Empresas 6. Seleccione iniciativas que aproveitem recursos abundantes da empresa.
Recomendações para as Causas das Empresas7 Recomendações para desenvolver e implementar programas.
Recomendações para as Causas das Empresas 1. Para aplicar os programas, constitua equipas internas multi-funções.
Recomendações para as Causas das Empresas 2. Inclua representantes das comunidades no seu plano de desenvolvimento.
Recomendações para as Causas das Empresas 3. Estabeleça objectivos claros e metas mensuráveis para a empresa.
Recomendações para as Causas das Empresas 4. Estabeleça objectivos claros e metas mensuráveis para a causa.
Recomendações para as Causas das Empresas 5. Desenvolva um plano de comunicação.
Recomendações para as Causas das Empresas 6. Identifique e planifique elementos estratégicos adicionais.
Recomendações para as Causas das Empresas 7. Envolva os gestores de topo .
Responsabilidade Social das Empresas 6 Recomendaçõespara avaliar as intervenções
Recomendações para as Causas das Empresas 1. Determine o propósito da avaliação.
Recomendações para as Causas das Empresas 2. Faça medições e relatórios dos recursos dispendidos.
Recomendações para as Causas das Empresas 3. Faça medições e relatórios dos resultados para a empresa, com base nos objectivos e metas da iniciativa.
Recomendações para as Causas das Empresas 4. Faça medições e relatórios dos resultados para a causa, com base nos objectivos e metas da iniciativa.
Recomendações para as Causas das Empresas 5. Monitorize o estado dos problemas sociais que as iniciativas estão a apoiar.
Recomendações para as Causas das Empresas 6. Determine recursos adequados para medição e relatórios de resultados.
Responsabilidade Social das Empresas Boa Sorte!
Responsabilidade Social das Empresas Referências: - David Vogel, The Market of Virtue - The Potential and Limits of Corporate Social Responsability (Washingtom DC: Brookings Institution Press, 2005); - Hamish Pringle e Marjorie Thompson, Brand Spirit (Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 1999) - Michael Willmott, Citizen Brands (New York: John Wiley & Sons, 2001); - Philip Kotler e Nancy Lee, Corporate Social Responsability (New York: John Wiley & Sons, 2005)
Responsabilidade Social das Empresas Sites: - David Henderson, Misguided Virtues – False Notions of Corporate Social Responsability http://www.nzbr.org.nz/documents/publications/publications-2001/misguided_virtue.pdf e também http://www.cis.org.au/policy/winter01/polwin01-6.pdf#search=%22against%20social%20responsibility%22 • Gurus on line, David Vogel http://www.gurusonline.tv/pt/conteudos/vogel.asp • Mallen Baker -Arguments Against Social Responsability http://www.mallenbaker.net/csr/CSRfiles/against.html • The Economist, The Good Company http://www.economist.com/displaystory.cfm?story_id=3555212