170 likes | 259 Views
Cercas de Proteção. Tu me cercas,por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim”.Sl 139.5 “Acorrentas os meus pés e vigias todos os meus caminhos,pondo limites aos meus passos”. Jo 13.27
E N D
Tu me cercas,por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim”.Sl 139.5 • “Acorrentas os meus pés e vigias todos os meus caminhos,pondo limites aos meus passos”. Jo 13.27 • Não pretendemos descartar a importância do prazer biológico,orgânico,fisiológico; a sensação gostosa por se conviver bem com a pessoa amada; a alegria por poder viver com dignidade; ou mesmo a satisfação como conseqüência da boa ética ou da boa moral.Todos estes aspectos são importantes como adaptação de convivência entre o casal.
Há muita gente vivendo em demasiada tristeza por ter perdido o centro harmonioso da vida, que se expressa através do corpo; ou em profunda tristeza,por ter perdido a pessoa amada. Alguns desencantados, por falta de reconhecimento dos outros. Ou infelizes, em decorrência de erros morais ou éticos. As estatísticas de adultério na família pastoral tem aumentado muito nos últimos anos. Em algum lugar,em algum momento as cercas de proteção se romperam!!!
A Cerca da Sensibilidade Deus nos criou dotados de sensibilidade. Frieza, indiferença, apatia são manifestações que se permitiram macular pelo mal e, tendo corrompido a natureza humana, tornou-nos infelizes e frustrados. Lagrimas, choro, mazelas, sentimos na pele a nossa dor,algumas vezes lamentamos e ficamos indignados.
“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor,se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo animo,pensando a mesma coisa” Fp 2.1-2 Este e o nosso maior desafio: vivermos esta sensibilidade de Cristo em nosso casamento. Jesus sensibilizou-se varias vezes. Foi sensível ao compadecer-se das multidões, que ele percebia “como ovelhas que não tem pastor” Uma sensibilidade que e compaixão pela vida do outro. Gemido que intercede pelo outro em momentos tão difíceis. A importância da mesa do dialogo Chorar juntos! Celebrar juntos.
Cerca da Justiça “....corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene” ( Am 5.24) Os paradigmas da justiça do Reino de Deus são baseados em valores como a sensibilidade,misericórdia e justiça. O direito a habitação, alimentação, saúde, educação, lazer, liberdade de exercer talentos e vocação. São direitos básicos da vida! Será que podemos explorar mais desta justiça? Justiça como cerca de proteção em nosso relacionamento conjugal.
Justiça que vê alem das condições externas! A felicidade concretizada de forma plena através dos meus atos de justiça! “Sucedeu que acabando Davi de falar com Saul a alma de Jonatas se ligou com a de Davi;e Jonatas o amou como a sua própria alma”( I Sm 18.1) “Jonatas e Davi fizeram aliança;porque Jonatas o amava como a sua própria alma”(I Sm 18.3) “Despojou-se Jonatas da capa que vestia e deu a Davi, como também a armadura,inclusive a espada, o arco e o cinto” ( I Sm18.4).
A Alma de Jonatas se Ligou Com A De Davi! Jonatas coloca seus sentimentos mais profundos: • Seu amor • Seu caráter • Suas virtudes • Suas habilidades • Seus Talentos • Sua justiça • Pro - Davi!O foco e o bem estar de Davi, e Isto é impossível sem senso de justiça.Viveu isto tão intensamente que ao transferir a capa,a armadura,espada,arco e cinto ele transfere o próprio direito ao trono.Abrir mão dos direitos em beneficio do outro.
Paulo nos diz em I Coríntios 13 que o amor: • E benigno • Não inveja • Não se ensoberbece • Não se porta inconvenientemente • Não busca os seus próprios interesses • Não suspeita mal • Não se alegra com a injustiça
Cerca :A minha grama é mais verde Você já ouviu sobre o mito da grama mais verde? É aquela velha máxima de que a grama do vizinho é mais verde que a minha. Parece que nossa sociedade tem incentivado essa idéia com todas as suas forças, porque é, primordialmente, uma sociedade de consumo. Logo, tudo precisa ser descartável para manter-se o ciclo do novo que está sendo produzido, mesmo no campo emocional-relacional.
Hoje, enquanto os casais estão sendo estimulados a lançarem seus olhares ao redor, procurarem um objeto de desejo e compará-lo à realidade existente em casa, os relacionamentos estão decaindo vertiginosamente! HOMENS: Olhamos para outras mulheres buscando saber o quanto pudemos ter errado ao escolhermos nossa esposa. MULHERES: Olham para outros homens buscando saber o quanto puderam ter errado ao escolherem o seu esposo.
Será que você escolheu certo? Será que o seu cônjuge está "à altura" de sua inteligência, beleza, desenvoltura, capacidade de perdoar, humildade, etc.?É claro que sempre encontraremos alguém mais bonito ou atraente que nossa esposa (nosso esposo)! Sempre encontraremos alguém, com o qual não convivemos no dia-a-dia, que parecerá mais adequado, mais atencioso, mais parecido conosco, mais "pedra preciosa" do que realmente é!
Mas é verdade, também, que um grande número de casais se "aventura" no relacionamento conjugal sem aperceber-se que estão saindo para uma jornada a dois, uma viagem que só terá sucesso se for realizada a dois, um relacionamento que será construído dia após dia a dois, enquanto os defeitos forem florescendo juntamente com as virtudes. Será essa a hora de reafirmarem seu amor e seu compromisso mútuo.
Será preciso separarem o joio do trigo. Estes parecem-se tanto enquanto estão se desenvolvendo, mas distinguem-se com extrema clareza de sua viagem a dois. Busque renovar seu relacionamento com expressões claras e práticas de amor, leve e compartilhe alegria com seu cônjuge, procure ouvir o que o coração dele está falando, retome e amplie o ambiente de sedução pura dentro do casamento.
Mas o que é mais importante: essas atitudes tornam-se muito mais fáceis quando Deus está presente em seu cotidiano, quando você o convida a fazer parte de seu relacionamento. Depois de fazê-lo, prepare-se! Virão emoções arrebatadoras pela frente, basta você querer e fazer a sua parte! Sua grama voltará a ser mais verde que a do vizinho!"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida...Proverbios 4.23
Pense, pondere cada passo que você der e que seus caminhos sejam retos." Provérbios 4. 23, 26"Para ser sábio, é preciso primeiro temer ao Deus Eterno.Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender." Provérbios 1. 7
Fazendo Aliança ( Berith) com Deus Bem, chegou a hora de você afirmar: "Quero convidar Deus para dirigir meu relacionamento e minha vida. Sei que minha grama é mais verde, meu jardim tem mais flores, meu amor é mais fiel e mais intenso do que nunca!"Provérbios 5.15-19 Renove nesta manha sua aliança com o melhor que Deus te deus abaixo do céu! Vá firme, você verá como sua com Deus e seu cônjuge se tornará uma beleza! jornada Fico à sua disposição...Um abraço Pr Geraldo Lucio