190 likes | 426 Views
Sismos em Tavira. Trabalho realizado por: -Daniel António nº 5 -Miguel Ferreira nº 17 -Renato Guerreiro nº18 -Sophia Kinik nº21. 2010/ 2011. Introdução:. No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi-nos proposto um trabalho sobre a sismologia em Tavira.
E N D
Sismos em Tavira Trabalho realizado por: -Daniel António nº 5 -Miguel Ferreira nº 17 -Renato Guerreiro nº18 -Sophia Kinik nº21 2010/ 2011
Introdução: No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi-nos proposto um trabalho sobre a sismologia em Tavira. Iremos explicar a razão para a ocorrência destes abalos em Tavira, e também os danos por eles provocados.
Alguns dos maiores sismos sentidos em Tavira: - 6 de Março de 1719 - 27 de Dezembro de 1722 - 1 de Novembro de 1755 - 28 de Fevereiro de 1969
1719 Em 6 de Março de 1719, verificou-se o primeiro dos grandes abalos ocorridos em Tavira. Os estragos não foram consideráveis mas ainda foram suficientes para arruinar bastantes edifícios.
1722 No que se refere à cidade de Tavira parece que o sismo de 1722 terá causado maiores estragos que o de 1755.
Diz-se que no rio de Tavira se afastaram as águas, de tal forma que uma caravela que ia saindo barra fora, ficou em seco durante muito tempo, dando lugar a que a tripulação saísse para terra a pé enxuto
No Convento de São Francisco as paredes tremeram de tal maneira que os frades que estavam no refeitório a tomar a ceia, ficaram muito assustados.
Aqui temos um pequeno excerto do relato deste abalo de terra , escrito por Frei Jerónimo:
… Entre os muitos e grandes terramotos que experimentaram estes Reinos (…). É digno de memória o que sucedeu na cidade de Tavira no ano de 1722. (…)
… Acabadas as preces, tomou a comunidade sua disciplina em que os golpes suavam mais que as vozes e o sangue se confundia com as lágrimas. (…) … Foi-se sossegando o povo, ainda que magoado com a perda que muitos experimentaram em suas casas e famílias….”
1755 No dia 1 de Novembro verificou-se o 3º terramoto do séc. A sua elevada magnitude (8,75 na escala de Richter) foi das maiores registadas a nível mundial. Na cidade de Tavira registaram-se muitos estragos. na freguesia de Santiago ficaram arruinados alguns conventos e muitas casas particulares, especialmente as situadas junto ao Rio.
-O convento de S. Francisco ficou ruinoso. -O hospital que estava acabando de reedificar, ficou arrasado. -Da igreja Matriz em Santa Maria, apenas ficou intacta a Capela-mór.
1969. O último grande sismo de Portugal ocorreu a 28 de Fevereiro de 1969, que registou, 7,9 na escala de Richter sentiu-se por todo o país. Mas os maiores danos foram nos concelhos de Lagos Aljezur e Vila do Bispo no Algarve. Quem sentiu, lembra-se muito bem do que aconteceu. Foi o maior dos últimos tempos em Portugal. 7,9 na escala de Richter, quase tão forte, como o de 1755. Sente-se mais no sul do país . Uma pessoa morreu. Várias ficaram feridas e mais ainda desalojadas.
Conclusão Devido a várias pesquisas, concluímos que para encontrar a fonte destes sismos devemos procurar no mar uma falha com um comprimento de 200 km. Concluímos também que estes sismos arruinaram muitas casas, igrejas e conventos em Tavira. Acabaram também com a vida de alguns tavirenses e levaram ao grave ferimento destes.
http://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/tectonica.htmlhttp://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/tectonica.html