370 likes | 507 Views
As Sociedades Orientais. Prof. Alexandre Neto. As primeiras comunidades. Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático. O Egito Antigo. Aspectos Geográficos. Localizado no nordeste da África
E N D
As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto
As primeiras comunidades Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático.
O Egito Antigo Aspectos Geográficos. Localizado no nordeste da África Limites: Norte Mar mediterrâneo, sul Sudão, leste mar vermelho e oeste deserto da Líbia. O Egito é uma Dádiva do Nilo.
Formação Política Dos Nomos a unificação com Menés. O Estado é personificado no Faraó. O Rei-Deus. Os Sacerdotes. Os Nomarcas . Os Escribas. Artesãos. Camponeses ou Felás. Escravos.
Formação Política Antigo Império – 3000 – 2300 Grande poder dos faraós. O Egito não era Estado militarista. Construção das grandes pirâmides. Revoltas de escravos e camponeses contra a aristocracia. Fim do período com problemas urbanos.
Formação Política Médio Império – 2050 – 1750 a.C Enfraquecimento do poder do faraó. Aumento do poder dos nomarcas. Desorganização administrativa – descentralização do poder com os Nomos. Invasão dos Hicsos – 1750 a.C
Formação Política Novo Império – 1580 – 1080 a.C Expulsão dos Hicsos. Formação de um exército organizado. Imperialismo e expansionismo egípcio, domínio até o rio Eufrates. Assimilação de cultura com os mesopotâmicos. Culto monoteísta de Amenófis IV Enfraquecimento e domínio dos Assírios. Renascimento Saíta. Domínio Persa na Batalha de Pelusa.
Economia e Religião Basicamente agrária Comércio com os fenícios ou outros povos mediterrâneos. Religião: Politeísta Antropozoomórfica Zoolátrica Culto no retorno da alma ao corpo. Mumificação.
As Sociedades Orientais Mesopotâmia Prof. Alexandre Neto
A Mesopotâmia Aspectos Geográficos. Localizado no atual Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates. Limites: Norte montanhas da Armênia, sul desertos da Arábia, leste Planalto Persa e oeste deserto da Síria.
Formação Política Sumérios e Acádios Formação das cidades-estados. Cada cidade possui um chefe – Patesi. Sumérios excelentes agricultores. Elaboração da escrita cuneiforme Criaram as primeiras escolas. Invento do trabalho com Argila – tijolos, construções, zigurates e etc.
Formação Política O primeiro Império Babilônico. (2000 a.C – 1650a.C) Domínio sociopolítico dos (Amoritas) Caldeus. Sede na Babilônia. Código de Hamurabi. Domínio dos Hititas e depois dos Assírios.
Formação Política O Império Assírio (1875 a.C. – 612 a.C.) Violência por estar em uma região de acesso. Primeiro exército organizado do mundo. Domínios e massacres. Nabopalassar(Caldeu) e Ciáxeres (Medo) conquistaram os Assírios.
Formação Política Segundo Império Babilônico (621 – 539 a.C.) Nabucodonosor e o império expansionista. Domínio dos territórios Fenícios e Judeus. Cativeiro Babilônico. Invasão do Egito. Criação dos Jardins Suspensos da Babilônia. Torre de Babel – 215 metros de altura. Fim com a conquista pelos persas (Ciro).
Economia e Religião Basicamente agrária Trabalhavam também com a mineração, principalmente no sul. Trabalhavam também com a criação de rebanhos bovinos para o fornecimento de carne e leite. Religião: Politeísta. Crença em sacrifícios. Uso de Amuletos. Roda dos Signos. Os Zigurates
As Sociedades Orientais As Sociedades Orientais Hebreus Prof. Alexandre Neto
Os Hebreus Conjuntural Atual Atualmente é o Estado de Israel, desde 1948. É uma República Parlamentarista com intensos conflitos políticos e religiosos. O Estado de Israel tem recursos naturais escassos, tendo como principais recursos econômicos a alta tecnologia, equipamentos militares, produtos farmacêuticos, química fina e alguns produtos agrícolas. Aspectos Geográficos. Localizado as margens do rio Jordão na atual região de Israel. Limites: Rodeada pela Síria, Fenícia e pelo deserto da Arábia e o mar Mediterrâneo. “Terra que emana leite e mel”.
Formação Política Governo dos Patriarcas. Comunidade de pastores nômades. Organizados em comunidades tribais, os Hebreus eram chefiados por PATRIARCAS. Patriarcas: Abraão, Issac e Jacó (Israel). Grande seca de 1750 a.C. Migração para o Egito com acordo político-econômico. Escravidão por 400 anos. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Dez Mandamentos. Retorno para a Palestina sob o comando de Josué.
Formação Política Governo dos Juízes. Chegada a Palestina e luta contra os Cananeus e Filisteus. Enfraquecimento da fé e da cultura e posterior reorganização com líderes das 12 tribos. Criação dos Juizes. Novas lutas contra os Filisteus. (Mais bem armados com o uso do ferro). O território vivia entre vitórias e derrotas. Crises e liderança dos Juizes – Gedeão, Sansão e Samuel. Organização de uma nova liderança. Um rei.
Formação Política O Período dos Reis: De Saul a Davi – controle completo das terras. Vitória épica de Davi contra Golias. Reunificação das 12 tribos e remontagem do Estado Hebraico com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Salomão: Apogeu do Estado Hebraico. Construção do Templo de Jerusalém. Muita ostentação de riquezas. Inúmeros impostos, vários casamentos e concubinas e alguns cultos politeístas. Morte: divisão das tribos A maioria do povo não aceita o seu sucessor direto Roboão seguindo a um dos seus grandes generais Jeroboão. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão. Cisma
Formação Política Da divisão a decadência. Domínio pelos Assírios Cativeiro Babilônico durante o governo de Nabocodonosor. Protetorado Persa (rei Ciro). Domínio pelos Macedônicos e com a morte de Alexandre (Magno), fica sob o domínio dos Egípcios. Domínio dos Romanos a partir de 63 a.C. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. Em 1948 – Criação do Estado de Israel.
Economia e Religião Basicamente pecuarista, no entanto desenvolveram agricultura as margens do Jordão e artesanato. Após o movimento da Diáspora foram basicamente comerciantes. Socialmente eram patriarcais e oligarcas. Não podemos caracterizar a sociedade Hebraica como escravista, no entanto houveram picos dessa prática especialmente durante as grandes construções no período dos Reis. Religião: Do Politeísmo ao Monoteísmo. Crença em um Messias. Escrito do Torá. Crença na vida eterna após a morte.
As Sociedades Orientais As Sociedades Orientais Fenícios Prof. Alexandre Neto
Os Fenícios Geografia e Conjuntura Atual. Localizado atualmente na região da República do Líbano. Sendo uma estreita faixa de terra de 40km de largura entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. Hoje o Líbano é uma República parlamentarista de língua Árabe. Religiosamente tem maioria islâmica xiita e como segunda religião a cristã de proeminência católica. Economicamente tem como maior força o turismo, o comercio e transações econômicas internacionais.
Formação Política Formada por um conjunto de cidades-estados autônomas. Principais cidades Biblos, Sidon, Tiro, Arad e Ugarit. Cada cidade tinha um rei que era controlado por um conselho de comerciantes e armadores – Sufetas. As organizações Talassocráticas. A grande organização de Tiro e a montagem de colônias: Mênfis no Egito; Sicília na Itália e Cartago (Tunísia hoje). A aliança de Tiro com os expansionistas persas e posteriormente dominados pelas tropas macedônicas de Alexandre Magno.
Economia e Religião Basicamente comercial, porém tinham áreas de latifúndios, formando inclusive uma oligarquia influente na sociedade e na política fenícia. Religião e Cultura. Politeísta. Cultos violentos e sacrifícios humanos – Baal e a deusa da fecundidade Astarde. Desenvolvimento do alfabeto fonético de 22 letras para facilitar as negociações comerciais. Posteriormente esse alfabeto foi modificado e foi se adaptando até os dias de hoje.
As Sociedades Orientais As Sociedades Orientais Persas Prof. Alexandre Neto
Os Persas Geografia e Conjuntura Atual. Localizado atualmente na região do Irã. Desenvolveram-se ao sul do planalto do Irã, em uma terra sem muita fertilidade. O Irã hoje é uma República Islâmica (desde 1979 com a revolução islâmica empreendida por Aiatola Khomeini). Economicamente vive basicamente dos poços de petróleo em segundo plano estão as vendas de tapetes, frutos secos e especiarias em geral.
Formação Política Unificação dos Medos e dos Persas. Ciro II – Norte agrícola e sul comercial. Em 550 a.C. Projeto expansionista de Ciro. Dominação dos mesopotâmicos e libertação dos Hebreus do cativeiro babilônico. Domínio do Egito com Cambises Batalha de Pelusa. Batalhas dos Persas contra os Gregos. Guerras Médicas – Dario I e Xerxes. Domínio pelas tropas de Alexandre Magno e fim da hegemonia persa com a morte de Dario III.
Formação Política Administração de Dário I – Apogeu. Divisão do Império em satrapias. Não existia uma cidade administrativa. Construção das estradas – 2400 km Criação da moeda e dos correios Adoção da língua aramaica para manter a unidade do império.
Economia e Religião Basicamente comercial e com a expansão passa a cobrar tributos e fazer uso de escravos. Religião e Cultura. Zoroastro ou Zaratrusta. Livro Sagrado de Zend-Avesta. Deuses Dualistas – Ahura-Mazda x Arimã. Acreditavam em um messias, vida após a morte, paraíso e sofrimento. A religião persa influenciou o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo.