1 / 9

O trabalho total realizado pelo gás, sobre o êmbolo do cilindro, é, em joules, de (A) 300.

kaz
Download Presentation

O trabalho total realizado pelo gás, sobre o êmbolo do cilindro, é, em joules, de (A) 300.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na Física, alguns cientistas admitem a teoria sobre a existência de bolsões de gás sob o leito oceânico dessa região, gás eventualmente liberado em movimentos sísmicos. Ao escapar da rocha, o gás sobe em direção ao nível do mar, ocupando maior volume e dispersando-se em inúmeras bolhas, com a capacidade de provocar uma mudança da densidade da água e o consequente afundamento de navios pela diminuição do empuxo. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante durante a ascensão de uma bolha de gás de volume de 125 m3 e, sabendo-se que a rocha que a desprende se encontra a 70 m abaixo do nível do mar, o volume desse gás, no momento em que chegar à superfície do oceano, será, em m3, Dados: Pressão atmosférica ao nível do mar = 1.105 Pa / g = 10 m/s2 / Densidade da água = 1.103 kg/m3 (A) 125. (B) 250. (C) 500. (D) 700. (E) 1 000.

  2. 2. No interior de um cilindro dotado de êmbolo, um gás considerado perfeito sofre as alterações indicadas em A→B→C→D. O trabalho total realizado pelo gás, sobre o êmbolo do cilindro, é, em joules, de (A) 300. (B) 500. (C) 800. (D) 1 100. (E) 1 500.

  3. 3. (UFBA) Um sistema termodinâmico composto por quatro mols de um gás ideal descreve o ciclo representado no gráfico. Considerando a constante universal dos gases ideais R=8,31 J/ (mol. K), determine: • Os pontos nos quais o gás atinge a maior e a menor temperatura • Os valores dessas temperaturas; • O trabalho realizado pelo gás em cada trecho;

  4. 4. Dois recipientes se comunicam por meio de uma válvula inicialmente fechada. Um dos recipientes contém 15 L de um gás sob pressão de 2,0 atm e o outro, com capacidade de 10,0 L, está completamente vazio. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante, qual será a pressão do gás, nos dois recipientes, após a abertura da válvula?

  5. 5. Um gás ideal, em um estado inicial i, pode ser levado a um estado final f por meio dos processos I, II e III, representados neste diagrama de pressão x volume. Sejam τI, τII e τIII os módulos dos trabalhos realizados pelo gás nos processos I, II e III, respectivamente. Com base nessas informações, é correto afirmar que: a) τI< τII< τIII b) τI= τII= τIII c) τI= τII> τIII d) τI> τII>τIII

  6. 6. Em 2008, comemoram-se os noventa e seis anos da descoberta dos raios cósmicos, que atualmente são objeto de pesquisa de cientistas russos e da UNESP por meio de balões estratosféricos. No lançamento desses balões, o invólucro impermeável, que contém o gás, é apenas parcialmente cheio, de forma a se prever a grande expansão que o gás sofrerá a elevadas altitudes, onde a pressão é muito baixa. Suponha que um desses balões foi parcialmente preenchido com 300 m3 de gás hélio, medidos ao nível do mar e a temperatura era de 27 °C. Que volume o gás ocupará quando o balão estiver a 30 km de altura, onde a pressão do ar é 0,01 da pressão ao nível do mar e a temperatura - 50 °C?

  7. 7. (UNESP) Um recipiente de paredes rígidas contém certa massa de um gás ideal, à pressão P1 e temperatura T1. Retira-se do gás determinada quantidade de calor, e a temperatura cai à metade do valor inicial. Qual o novo valor da pressão do gás?

  8. 8. (UNICAMP) O volume de 1 mol de gás ideal varia linearmente em função da temperatura, conforme o gráfico da figura. Calcule o trabalho realizado pelo gás ao passar do estado A para o estado B (Dados: V0 = 20 L, T0 = 450 K e R = 8,3 J/mol.K)

  9. 9. (UFPI) Um mol de um gás ideal é aquecido, a pressão constante, passando da temperatura Ti = 600 K para a temperatura Tf = 800 K. O trabalho realizado pelo gás durante esse processo é aproximadamente: Considere o valor da constante universal dos gases é R ¸ 8,31 J/(mol.K))

More Related