230 likes | 837 Views
EUCARISTIA (1ª PARTE). EUCARISTIA – PÃO PARA A VIDA DO MUNDO. EUCARISTIA : FONTE E ÁPICE
E N D
EUCARISTIA – PÃO PARA A VIDA DO MUNDO EUCARISTIA: FONTE E ÁPICE Para iniciarmos nossa reflexão sobre este sacramento que é fonte e ápice dos outros vamos pegar o texto de: 1Cor 11,23-27. A Eucaristia é fonte é ápice de toda vida cristã o que quer dizer FONTE (De onde nasce, de onde brota) e ÁPICE (Ponto alto, clímax, Cume).
Ao afirmar que é fonte e ápice, o Concílio Vaticano II evidencia a existência de atividades cristãs e eclesiais que antecedem e que seguem a celebração eucarística.
Nascido da água e do Espírito Santo (cf. Jo 3,5),o cristão tem necessidade de ser continuamente alimentado. A fé, a esperança e a caridade, virtudes conferidas pelo batismo, mais do que “forças” (vitus) identificam a presença do Espírito, o mesmo que transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus, entregues em alimento para a vida do mundo.
“Se verdadeiramente a Eucaristia é fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, temos de concluir antes de mais que o caminho de iniciação cristã tem como ponto de referência tornar possível o acesso a tal sacramento. A propósito, devemos interrogar-nos — como sugeriram os padres sinodais — se as nossas comunidades cristãs têm suficiente noção do vínculo estreito que há entre Batismo, Confirmação e Eucaristia; de fato, é preciso não esquecer jamais que somos batizados e crismados em ordem à Eucaristia
. Este dado implica o compromisso de favorecer na ação pastoral uma compreensão mais unitária do percurso de iniciação cristã. O sacramento do Batismo, pelo qual somos configurados a Cristo, incorporados na Igreja e feitos filhos de Deus, constitui a porta de acesso a todos os sacramentos; através dele, somos inseridos no único corpo de Cristo (1Cor 12, 13),povo sacerdotal.
Mas é a participação no sacrifício eucarístico que aperfeiçoa, em nós, o que recebemos no Batismo. Também os dons do Espírito são concedidos para a edificação do corpo de Cristo (1Cor 12) e o crescimento do testemunho evangélico no mundo. Portanto, a santíssima Eucaristia leva à plenitude a iniciação cristã e coloca-se como centro e termo de toda a vida sacramental.”
A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.
A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, quanto o culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai.
Com a Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (Cf. 1Cor 15,28).Em suma a palavra, Eucaristia é o resumo de nossa fé: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma a nossa maneira de pensar” já disse Santo Irineu de Lião na sua obra “Contra os Hereges”.
“O batizado, ao fazer memória do sacrifício de Cristo, aprende a oferece-lo e, seguindo a dinâmica da oferenda pascal, vê-se como membro do corpo de Cristo e compreende que sua vida só tem sentido quando se associa ao sacrifício de Cristo e igualmente se oferece com Cristo ao Pai, fazendo de sua vida uma perfeita oferenda”.
Para terminarmos este tópico podemos nos perguntar: o que quis Cristo Jesus significar quando reuniu seus discípulos na ceia de despedida e deu-lhes a comer pão e beber vinho, dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e recomendando-lhes que celebrassem aquilo em sua memória?
O que entenderam eles? Quais eram as categorias mentais da primeira comunidade cristã- todos eles judeus – para avaliar este gesto sacramental e o encargo de transmiti-lo às comunidades seguintes?
A cada missa que participamos fazemos memória deste sacramento que é FONTE E ÁPICE de toda vida na Igreja e o atualizamos. Não fazemos uma outra missa, mas prolongamos aquela última ceia pois ela foge do tempo terreno e entra no tempo eterno onde não há começo e nem fim. A Ceia foi só uma prolongado por nós a cada missa, onde nosso tempo se une ao tempo eterno. A nova e eterna aliança na pessoa de Jesus Cristo, o Cordeiro imolado
PERGUNTAS: A) Participar da eucaristia é um privilégio?; B) A eucaristia é fonte e ápice da vida cristã?; C) A comunhão com Cristo edifica a Igreja?; D) A eucaristia é sacramento de unidade que constrói unidade? E) A eucaristia é alimento que dá vida ao mundo?
CITAÇÕES BÍBLICAS COMPLEMENTARES: COMO SE CHAMA O SACRAMENTO DA EUCARISTIA:EUCARISTIA – Lc 22,19; 1Cor 11,24; Mt 26,26; Mc 4,22. CEIA DO SENHOR –1Cor 11,20. FRAÇÃO DO PÃO – Mt 14,19; Mt 15,36; Mc 8,6.19; Mt 26,26; 1Cor, 11,24; Lc 24,13-35; At 2,42.46; At 20,7.11; 1Cor 11, 16-17. ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA – 1Cor 11,17-34. SANTO SACRIFÍCIO – Hb 13,15; Sl 116,13.17; 1Pd 2,5; Ml 1,11. COMUNHÃO – 1Cor 10,16-17.