1 / 13

Protocolo SMB/CIFS

Protocolo SMB/CIFS. SMB e CIFS SMB é um protocolo, não uma implementação. O protocolo foi criado em muitos sistemas operacionais, de Windows a UNIX e até em ambientes de mainframe. Protocolo SMB/CIFS. Histórico. Protocolo SMB/CIFS.

kele
Download Presentation

Protocolo SMB/CIFS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Protocolo SMB/CIFS SMB e CIFS SMB é um protocolo, não uma implementação. O protocolo foi criado em muitos sistemas operacionais, de Windows a UNIX e até em ambientes de mainframe.

  2. Protocolo SMB/CIFS Histórico

  3. Protocolo SMB/CIFS O SMB começou com a IBM e foi implementado pela Microsoft à medida que a empresa começou a adaptar seus produtos para redes no início dos anos 1990. Naquela época, o SMB precisava de um produto separado, como o LAN Manager ou Windows for Workgroups, mas o compartilhamento de arquivos com o tempo foi transformado em parte do sistema operacional regular com o Microsoft Windows NT.

  4. Protocolo SMB/CIFS CIFS A Microsoft continuou a adaptar o SMB para os novos recursos que passaram a ser introduzidos em seus sistemas operacionais e, por fim, apresentou uma versão chamada de CIFS, que propôs como padronização com a Internet EngineeringTask Force.

  5. Protocolo SMB/CIFS Samba Na mesma época, um estudante de graduação na Austrália, Andrew Tridgell, começou o processo de engenharia reversa em uma implementação de mainframe do SMB e começou a trabalhar no que acabaria sendo uma versão de software livre do SMB e dos protocolos da Microsoft, chamado de Samba. O projeto começou como um modo de mover arquivos e acabou sendo uma implementação completa de cliente e servidor, incluindo a capacidade de agir como o controlador de domínio do Windows e, atualmente na versão 4, como o servidor do Active Directory.

  6. Protocolo SMB/CIFS SMB versus CIFS O CIFS é tecnicamente um dialeto do SMB. O protocolo SMB foi modificado ao longo dos anos, de modo que é necessário que o cliente e o servidor negociem o dialeto do protocolo a ser falado. O CIFS se refere à série de extensões do NT LAN Manager (NTLM). Estranhamente, o protocolo não usa a cadeia de caractere CIFS para se identificar; em vez disso, usa NT LM 0.12 . Na prática, pode-se usar os termos SMB e CIFS de forma intercambiável, visto que o dialeto CIFS do SMB é o dialeto usado atualmente. A propósito, CIFS é pronunciado "sifs" em vez de ser soletrado como no caso do SMB.

  7. Protocolo SMB/CIFS Visão geral do protocolo SMB Como protocolo cliente-servidor, o cliente faz contato com o servidor. O SMB(Server MessageBlock)de início exigia uma camada de API (interface de programação de aplicativos) chamada Network Basic Input/Output System (NetBIOS). Essa API fornecia diversos serviços que o SMB usava, bem como diversos serviços relacionados à resolução de nome e navegação de rede.

  8. Protocolo SMB/CIFS O NetBIOS fornece três serviços importantes para uma rede Microsoft: Serviços de nome para localizar hosts na rede Serviços de sessão para comunicação confiável e transferências entre um cliente um servidor Serviços de distribuição de datagrama para mensagens pequenas e transmissões de rede. O SMB, portanto, usava muito os serviços de sessão, mas dependia de outros serviços para suporte, como uso de serviços de nome para localizar o endereço do servidor.

  9. Protocolo SMB/CIFS Com o tempo, a predominância do TCP/IP e a mudança da Microsoft, que passou a depender do Domain Name System (DNS) para resolução de nomes, levou ao SMB ser executado diretamente sobre TCP/IP de um modo chamado hosting direto. Enquanto o NBT é executado em TCP e no UDP (UserDatagramProtocol), nas portas 137-139, o hosting direto usa TCP e UDP na porta 445.

  10. Protocolo SMB/CIFS SMB na pilha OSI O modelo OSI (Open Systems Interconnection), usado para explicar as interações entre os protocolos de rede. O modelo OSI descreve os recursos necessários para que um aplicativo funcione pela rede e divide os recursos em uma série de camadas. Cada camada usa os serviços fornecidos pelas camadas abaixo dela e fornece serviços para as camadas acima dela.

  11. Protocolo SMB/CIFS Modelo OSI

  12. Protocolo SMB/CIFS

  13. Protocolo SMB/CIFS

More Related