120 likes | 371 Views
A filha de Jefté foi realmente sacrificada?. (Juízes 11:29) - Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté , e atravessou ele por Gileade e Manassés , passando por Mizpá de Gileade , e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom .
E N D
A filha de Jefté foi realmente sacrificada?
(Juízes 11:29) - Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom. (30) - E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, (31) - Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto. (32) - Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão. (33) - E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel. (34) - Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. .
(35) - E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás. (36) - E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. (37) - Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. (38) - E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes. (39) - E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,(40) - Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita
O texto não diz que o sacrificio foi um pedido de Deus mas um voto vindo diretamente de Jefté
Primeira linha de pensamentoque houve a morte implicaçãoDeus teria aceitado um sacrifcio de um inocente em deterimento de uma vitória . Pois Jefté não teria feito nenhum sacrificio próprio e real.Pois quando soube que sua filha foi escolhida ele rasgou suas vestes. resultadoAacão de Jefté foi nula ,a morte de sua filha foi em vão Deus não teria aceito
Manual biblico SBB“esse voto mostra quão pouco os Israelitas conheciam a Deus naquele tempo.Um sacrificio humano poderia agradar aos deuses pagãos, mas jamais ao Deus de Israel ( Abraão havia aprendido isso à muito tempo e a lei de Deus o proibia )
(Deuteronômio 12:31) - Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.
Porem apesar da ignorancia e da forma equivocada foi feita de boa fé Jeftécumpriu a sua palavra embora isso tenha custado a vida de sua filha única.
Segundo pensamentoela continuou viva a serviço do senhor implicaçãoDeus teria aceito uma vida dedicada a Deus como os nazireus ,e assim teria aceito o sacrificio Resultadoa ação de Deus não teria sido justificada em um sacrificio humano comum em cultos pagãos,
(Juízes 11:36) - E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. (Juízes 11:37) - Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. (Juízes 11:38) - E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes. (Juízes 11:39) - E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, (Juízes 11:40) - Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.