101 likes | 358 Views
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUAINA Português instrumental Texto Oficial-Ata Professora : Jaquelinne Ribeiro Paixão Ferreira. Ata.
E N D
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINSCAMPUS ARAGUAINA Português instrumentalTexto Oficial-AtaProfessora : Jaquelinne Ribeiro Paixão Ferreira
Ata É o documento que registra de modo objetivo, claro e fidedigno as ocorrências de uma reunião ou assembleia. A ata tem valor administrativo ou legal e, por isso, deve ser redigida de forma a não permitir qualquer modificação posterior. Para tanto, é preciso tomar alguns cuidados:
Quando a ata for manuscrita, deve ser escrita em livro destinado especificamente a esse fim, o qual deve ter termo de abertura e todas as páginas numeradas. Quando for digitada, deve ser arquivada em pasta específica, sendo organizada por data
Deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Para evitar isso deve ser escrita:
Com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo; • - sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página); • Sem abreviaturas de palavras ou expressões; • Com números escritos por extenso; • Sem rasuras nem emendas; • Sem uso de corretivo; • Com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo; • Com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se a expressão “em tempo”: “Em tempo: onde se lê março, leia-se abril”.
Não deve apresentar rasuras, emendas ou uso de corretivo. Se houver erro no momento da redação, deve-se usar a palavra ― “digo” e apresentar a retificação ou apresentar errata ao final do texto;
Partes da Ata Título (identifique a reunião); Data (escreva sempre por extenso-NUMERAL ORDINA- Primeiro); Local (indique o local onde está sendo realizada a reunião); Finalidade (diga qual o objetivo da reunião); Presidência (indique quem está presidindo a reunião); Discussão, votação e deliberações (escreva o que foi discutido, votado e aprovado); Encerramento (finalize a ata); Local, data e assinatura (assinam a ata todos os presentes ou o presidente e o secretário da reunião como seus representantes).