1 / 33

Arlene Philippsen DEB-SEED/PR

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Dengue Conhecer para p revenir. 2. Arlene Philippsen DEB-SEED/PR. Orientações.

kieve
Download Presentation

Arlene Philippsen DEB-SEED/PR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁSECRETARIA DE EDUCAÇÃOSUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃODEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Dengue Conhecer para prevenir 2 ArlenePhilippsen DEB-SEED/PR

  2. Orientações Os estabelecimentos da Rede Pública Estadual deverão desenvolver ações educativas, em todos os turnos de atuação, envolvendo a comunidade escolar com a finalidade de mobilização de controle da dengue no Estado do Paraná.

  3. Orientações Materiais didáticos pedagógicos, referente ao tema, produzidos pela Secretaria de Estado da Educação e pela Secretaria de Estado da Saúde serão disponibilizados no Portal Dia-a-dia Educação.

  4. Orientações Material de divulgação impresso produzido pela Secretaria de Estado da Saúde será encaminhado diretamente aos estabelecimentos de ensino.

  5. Orientações Cabe à direção de cada estabelecimento de ensino mobilizar a comunidade escolar para o cuidado como espaço, a fim de evitar possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue.

  6. Orientações As instituições de Ensino também têm grande contribuição a dar na formação de crianças e adolescentes com vistas à promoção da saúde, tornando-os agentes sociais importantes em suas cidades.

  7. Orientações Doenças epidêmicas precisam ser abordadas de maneira consistente, interdisciplinar, criativa e adequadas às realidades locais.

  8. Orientações No controle de insetos vetores são utilizados vários produtos químicos, principalmente os organoclorados, fazendo com que os insetos adquiram resistência aos mesmos ...

  9. ... de tal forma que haverá necessidade de aplicações de quantidades cada vez maiores . Estes inseticidaspodem atingir todos os insetos, inclusive os benéficos, causando assim um desequilíbrio natural entre as espécies da região.

  10. Orientações Uma alternativa para a diminuição no uso destes produtos é a utilização de extratos vegetais, como o óleo de citronela.

  11. versus

  12. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA - Planta originária da Ilha de Java na Indonésia. - Semelhante a um capim, muito similar ao capim-limão (Cymbopogon citratus), pelo nome científico , pois ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero.

  13. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA - Embora a aparência seja realmente muito próxima, podemos diferenciá-las pelo aroma; o capim-limão apresenta cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto que o aroma da citronela é uma mistura de limão e eucalipto. - A citronela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde-clara.

  14. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA - Nomes populares e científicos: Citronela-de-java (Cymbopogon winterianus) Cintronela-do-ceilão (Cymbopogon nardus)

  15. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA - Família: Gramíneas - Clima: Tropical - Solo: Fértil e úmido - Luminosidade: Sol

  16. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA - Regas: Quatro vezes por semana - Espaçamento para o plantio: 1 metro - Replantio: A cada 3 anos

  17. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos.

  18. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA Considerado ótimo repelente, o óleo de citronela é rico em geraniol e citronelol, que resultam em um odor cítrico e desagradável aos insetos, espantando-os.

  19. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA A citronela tem efeito repelente e forma uma touceira densa desta planta, quando desenvolvida. Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar mosquitos de qualquer tipo (TIMONEIRO, 2009).

  20. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA No jardim, a citronela pode ser cultivada, para afastar os mosquitos, desde que esteja no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local onde desejarmos.

  21. CARACTERÍSTICAS DA CITRONELA Pode-se fazer chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão. Outros: velas, cremes, loções, desinfetantes, perfumes.

  22. PRODUTOS COM CITRONELA

  23. USO MEDICINAL - Indicações: Repelente de insetos, aromaterapia em casos de nervosismo, ansiedade e agitação. - Propriedades: Calmante, bactericida, repelente de insetos. - Partes Usadas: folhas e colmos.

  24. VELAS DE CITRONELA Materiais: - 200g de parafina plus granulada - 3 ml de óleo essencial de citronela - 1 pote de vidro de 50 mil - 1 pavio parafinado com ilhós de metal - 1 hashi de madeira (palito japonês ou prendedor de pavio) - Termômetro de Laboratório

  25. VELAS DE CITRONELA Como fazer: - Derreta a parafina, até atingir 70ºC, desligue o fogo. - Corte o pavio do tamanho certo para seu potinho de vidro. - Posicione o pavio no fundo do pote. - Misture 3 ml de óleo de citronela com a parafina, coloque no pote. - Use o hashi de madeira para centralizar o pavio. - Espere a vela secar, corte o pavio que sobrou.

  26. MAIS INFORMAÇÕES ... - Secretaria de Estado da Saúde do Paraná: www.saude.pr.gov.br www.dengue.pr.gov.br - Ministério da Saúde: portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/ - Instituto Oswaldo Cruz: www.ioc.fiocruz.br - Fundação Oswaldo Cruz: www.fiocruz.br - Fundação Nacional da Saúde: www.funasa.br

  27. MAIS INFORMAÇÕES ... - Instituto Virtual da Dengue (RJ): www.ivdrj.ufrj.br - UFRJ: www.ufrj.br/insttitutos/it/de/acidentes/dengue.htm - Secretaria de Estado de Saúde do RJ: www.saude.rj.gov.br/ViverSaude/Infos/dengue.htm www.riocontradengue.rj.gov.br/Site/Conteudo/Default.aspx - Hospital Federal dos Servidores do RJ www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/revista/37b/dennov.asp - Dr. Dráuzio Varella: www.drauziovarella.com.br

  28. MAIS INFORMAÇÕES ... COSTA, V.; COSTA, E. V. Biologia: ensino médio/organização e seleção de textos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 152 p. (Coleção Explorando o Ensino v. 6).

More Related