1 / 18

DEFININDO OS CONCEITOS:

kirima
Download Presentation

DEFININDO OS CONCEITOS:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Nossa cultura, tanto religiosa quanto secular, está sempre apontando para um cristianismo ativista, funcional e pragmático. A espiritualidade do cristão evangélico hoje é medida pela sua capacidade produtiva e consumista. Quanto mais ativo na igreja, quanto mais funcional nos seus relacionamentos, quanto mais prático e comprometido em suas ações, mais ele será considerado uma pessoa espiritualmente madura (Pr. Ricardo Barbosa).

  2. DEFININDO OS CONCEITOS: ATIVISTA Obsessão pela PERFORMANCE. FUNCIONAL Obsessão pela UTILIDADE. PRAGMÁTICO Obsessão pelo RESULTADO.

  3. QUAL É O PROBLEMA? ATIVISTA DEFORMAM A NOSSA INTERIORIDADE FUNCIONAL INCENTIVAM A NOSSA HIPOCRISIA PRAGMÁTICO

  4. O VENCEDOR (Marcelo Camelo). Olha lá quem vem do lado opostoe vem sem gosto de viverOlha lá o que os bravos são escravos sãos e salvos de sofrerOlha lá quem acha que perderé ser menor na vidaOlha lá quem sempre quer vitóriae perde a glória de chorar Eu que já não quero mais ser um vencedor,levo a vida devagar pra não faltar amor

  5. O VENCEDOR (Marcelo Camelo). Olha você e diz que nãovive a esconder o coração Não faz isso, amigojá se sabe que vocêsó procura abrigo,mas não deixa ninguém verPor que será? Eu que já não sou assimmuito de ganhar,junto as mãos ao meu redorFaço o melhor que sou capazSó pra viver em paz

  6. QUAL A SOLUÇÃO? Nos próximos encontros conversaremos a respeito da vida de Davi.Mas, por queDavi?Quatro motivos: 1) Davi é protagonista da história pessoal mais extensa na Bíblia. Sabemos mais sobre Davi do que a respeito de qualquer outra pessoa nas Sagradas Escrituras. 2) A experiência espiritual de Davi não foi construída fora das ambiguidades e complexidades da vida humana. 3) Davi tem coragem de colocar toda a sua vida diante de Deus, e nisso está a sua espiritualidade!

  7. QUAL A SOLUÇÃO? 4) A Sagrada Escritura se refere a Davi com singularidade - “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhesDavi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (Atos 13.22).

  8. 1 SAMUEL 16.1-13 1 O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei". 2 Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. 3 Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar". 4 Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele, tremendo de medo, e perguntaram: "Vens em paz?"

  9. 1 SAMUEL 16.1-13 5 Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. 6 Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza é este que o Senhor quer ungir". 7 O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 8 Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu este".

  10. 1 SAMUEL 16.1-13 9 Em seguida Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu". 10 Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". 11 Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem?" Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar". 12 Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".

  11. 1 SAMUEL 16.1-13 13 Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

  12. O QUE SABEMOS A RESPEITO DE DAVI? 1) Sabemos que Davi matou Golias! 2) Sabemos que Davi cometeu adultério com uma mulher de nome esquisito (Bate-Seba)! 3) Sabemos que Davi escreveu o salmo 23! O QUE PRECISAMOS SABER A RESPEITO DE DAVI? 1) Davi era o oitavo filho (caçula) de Jessé! 2) O profeta/juiz Samuel foi a Belém para ungi-lo rei! 3) Davi iria percorrer um longo e perigoso caminho até suceder o rei Saul no trono!

  13. O que nós podemos aprendercom o relato da escolha de Davi ?

  14. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza é este que o Senhor quer ungir". O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (vs. 6-7). 1 • Deus não se deixa levar e não se impressiona com as aparências. Se fosse levada em consideração “aparência e altura”, Eliabe, o filho mais velho, seria ungido rei de Israel, no lugar de Saul.

  15. Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem?" Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas..." (vs. 10-11). 2 • Deus enxerga a identidade escondida e reprimida dentro de nós. A palavra contém um sentido sutil de insignificância, de não se poder considerar capaz de muita coisa. CAÇULA (haqqaton) A menos importante de todas as tarefas numa fazenda. CUIDANDO DAS OVELHAS

  16. Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá(vs. 12-13). 3 • A nossa humanidade é a matéria-prima com a qual Deus realiza a sua obra. “Na minha insignificância, na obscuridade do desempenho do meu trabalho, eu sou um escolhido”(Eugene Peterson).

  17. PARA MEDITAR E ORAR... 1) Como você se enxerga? 2) Como você acha que os outros enxergam você? 3) Como você acha que Deus enxerga você?

More Related