E N D
Nossa cultura, tanto religiosa quanto secular, está sempre apontando para um cristianismo ativista, funcional e pragmático. A espiritualidade do cristão evangélico hoje é medida pela sua capacidade produtiva e consumista. Quanto mais ativo na igreja, quanto mais funcional nos seus relacionamentos, quanto mais prático e comprometido em suas ações, mais ele será considerado uma pessoa espiritualmente madura (Pr. Ricardo Barbosa).
DEFININDO OS CONCEITOS: ATIVISTA Obsessão pela PERFORMANCE. FUNCIONAL Obsessão pela UTILIDADE. PRAGMÁTICO Obsessão pelo RESULTADO.
QUAL É O PROBLEMA? ATIVISTA DEFORMAM A NOSSA INTERIORIDADE FUNCIONAL INCENTIVAM A NOSSA HIPOCRISIA PRAGMÁTICO
O VENCEDOR (Marcelo Camelo). Olha lá quem vem do lado opostoe vem sem gosto de viverOlha lá o que os bravos são escravos sãos e salvos de sofrerOlha lá quem acha que perderé ser menor na vidaOlha lá quem sempre quer vitóriae perde a glória de chorar Eu que já não quero mais ser um vencedor,levo a vida devagar pra não faltar amor
O VENCEDOR (Marcelo Camelo). Olha você e diz que nãovive a esconder o coração Não faz isso, amigojá se sabe que vocêsó procura abrigo,mas não deixa ninguém verPor que será? Eu que já não sou assimmuito de ganhar,junto as mãos ao meu redorFaço o melhor que sou capazSó pra viver em paz
QUAL A SOLUÇÃO? Nos próximos encontros conversaremos a respeito da vida de Davi.Mas, por queDavi?Quatro motivos: 1) Davi é protagonista da história pessoal mais extensa na Bíblia. Sabemos mais sobre Davi do que a respeito de qualquer outra pessoa nas Sagradas Escrituras. 2) A experiência espiritual de Davi não foi construída fora das ambiguidades e complexidades da vida humana. 3) Davi tem coragem de colocar toda a sua vida diante de Deus, e nisso está a sua espiritualidade!
QUAL A SOLUÇÃO? 4) A Sagrada Escritura se refere a Davi com singularidade - “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhesDavi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (Atos 13.22).
1 SAMUEL 16.1-13 1 O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei". 2 Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. 3 Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar". 4 Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele, tremendo de medo, e perguntaram: "Vens em paz?"
1 SAMUEL 16.1-13 5 Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. 6 Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza é este que o Senhor quer ungir". 7 O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 8 Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu este".
1 SAMUEL 16.1-13 9 Em seguida Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu". 10 Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". 11 Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem?" Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar". 12 Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".
1 SAMUEL 16.1-13 13 Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.
O QUE SABEMOS A RESPEITO DE DAVI? 1) Sabemos que Davi matou Golias! 2) Sabemos que Davi cometeu adultério com uma mulher de nome esquisito (Bate-Seba)! 3) Sabemos que Davi escreveu o salmo 23! O QUE PRECISAMOS SABER A RESPEITO DE DAVI? 1) Davi era o oitavo filho (caçula) de Jessé! 2) O profeta/juiz Samuel foi a Belém para ungi-lo rei! 3) Davi iria percorrer um longo e perigoso caminho até suceder o rei Saul no trono!
Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza é este que o Senhor quer ungir". O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (vs. 6-7). 1 • Deus não se deixa levar e não se impressiona com as aparências. Se fosse levada em consideração “aparência e altura”, Eliabe, o filho mais velho, seria ungido rei de Israel, no lugar de Saul.
Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem?" Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas..." (vs. 10-11). 2 • Deus enxerga a identidade escondida e reprimida dentro de nós. A palavra contém um sentido sutil de insignificância, de não se poder considerar capaz de muita coisa. CAÇULA (haqqaton) A menos importante de todas as tarefas numa fazenda. CUIDANDO DAS OVELHAS
Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá(vs. 12-13). 3 • A nossa humanidade é a matéria-prima com a qual Deus realiza a sua obra. “Na minha insignificância, na obscuridade do desempenho do meu trabalho, eu sou um escolhido”(Eugene Peterson).
PARA MEDITAR E ORAR... 1) Como você se enxerga? 2) Como você acha que os outros enxergam você? 3) Como você acha que Deus enxerga você?