1.92k likes | 2.08k Views
MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos. VELOCIDADE : Distancia percorrida por unidade de tempo. km / h mph (1,609 km/h) kt (1,852 km/h). MASSA: Quantidade de matéria contida num corpo.
E N D
MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos
VELOCIDADE : Distancia percorrida por unidade de tempo. km / h mph (1,609 km/h) kt (1,852 km/h)
MASSA: Quantidade de matéria contida num corpo. É invariável. Kg - quilograma Lb - libras (0,4536 kg)
FORÇA: É tudo aquilo capaz de produzir ou modificar o movimento de um corpo. Klf - quilograma-força Lbf - libra-força (0,4536 kgf)
PESO : É a força da gravidade. É variável. No pólo o peso é maior do que no equador devido proximidade com o centro da Terra.
TRABALHO: É o produto da força pelo deslocamento. Ex: Trator desloca pedra com força de 400 kgf por 20 metros de distância. Resultado do trabalho é 400kgf.20m=8.000kgf.m.
POTÊNCIA: É o trabalho produzido por unidade de tempo. Multiplicamos a força pela velocidade. HP (Horse Power) equivale a força de 76kgf à 1m/s
ACELERAÇÃO: É a variação da velocidade por unidade de tempo. Medida em m/s² Matematicamente é diretamente proporcional à força aplicada e inversamente proporcional a massa do corpo. Aceleração = Força Massa
INERCIA: É a tendência natural dos corpos permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Ex: Um trem parado não consegue atingir instantâneamente a velocidade de 100 km/h e em movimento também não consegue parar imediatamente devido a sua inércia.
DENSIDADE: É a massa por unidade de volume. ex: a densidade da gasolina é igual a 0,72 kg/l, ou seja, um litro de gasolina tem a massa de 0,72 kg.
MOMENTO ou TORQUE: É tudo aquilo capaz de gerar rotação. Ex: Uma força aplicada sobre uma manivela gera um momento ou torque que produz o movimento de rotação em torno de um eixo.
AÇÃO e REAÇÃO: 3ª Lei de Newton – A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade porém em sentido contrário.
VETOR: É toda grandeza matemática que possui intensidade, direção e sentido. ex: Um vento pode ser representado por um vetor, pois tem os três requisitos. A temperatura não.
ENERGIA: É tudo aquilo que pode realizar trabalho. Energia cinética Energia Potencial ou Gravitacional Energia de Pressão
Energia cinética- É a energia contida nos corpos em movimento. Pode continuar em movimento mesmo após cessar a aceleração. Energia Potencial ou Gravitacional- É a energia contida num corpo colocado em local elevado. Pode descer sem ajuda do motor. Energia de Pressão- É a energia acumulada nos fluidos sob pressão. Ar no pneu e explosão da pólvora na arma.
FLUÍDO - Todo corpo que não possui forma fixa. Líquidos - água, gasolina, óleo, etc... Gases - ar, oxigênio, vapor d’água, etc...
As propriedades dos fluidos são: • Temperatura • Densidade • Pressão
TEMPERATURA – É medida através de termômetros que são graduados em escalas Celsius ( °C ) ou Fahrenheit ( °F ). 0° C - Congelamento da água - 32°F 100°C - Fervura da água - 212°F
ESCALA ABSOLUTA – TEMPERATURA – Descobriu-se que a menor temperatura possível na natureza é igual a – 273º C ou – 460º F, que referem-se ao ZERO ABSOLUTO. Alterando a posição ZERO, a escala Celsius originou a escala KELVIN e a Fahrenheit a escala RANKINE. Essas escalas são chamadas de ABSOLUTAS e somente elas podem ser usadas para cálculos.
CONVERSÕES CELSIUS FAHRENHEIT (ºC x 1,8) + 32 = ºF FAHRENHEIT CELSIUS (ºF – 32) / 1,8 = ºC
DENSIDADE – Massa por unidade de volume de um gás. A densidade varia inversamente com o volume, ou seja, a densidade aumenta quando o volume diminui, e vice versa. MASSA / VOLUME = DENSIDADE
Pressão Estática – O ar dentro de um pneu ou o gás dentro de um botijão, exercem uma pressão sobre as paredes do recipiente. Isso é pressão estática, pois o fluido está em repouso.
Pressão Dinâmica – É a pressão produzida pelo impacto do ar em movimento , deixando de existir quando o vento é nulo.
Lei dos Gases – Lei que descreve o comportamento dos gases, ou seja, a maneira como variam a pressão, a temperatura e a densidade dos gases. • Se aumentarmos a pressão de um gás: • A temperatura aumentará • A densidade aumentará Se aumentarmos a temperatura de um gás: • A pressão aumentará • A densidade diminuirá
As variações de pressão, densidade e temperatura são sempre diretamente ou inversamente proporcionais entre si, em obediência à Lei dos Gases.
Aumentando-se duas vezes a pressão de um gás, sua densidade também aumentará duas vezes. DENSIDADE PRESSÃO
Diminuindo-se a temperatura absoluta de um gás para a metade, sua pressão também diminuirá pela metade. TEMPERATURA (K OU R) PRESSÃO
Aumentado-se a temperatura absoluta de um gás em 7 vezes, sua densidade diminuirá 7 vezes. * DENSIDADE TEMPERATURA (K OU R)
Atmosfera – Camada de ar que circunda a terra. 21% de Oxigênio 78% de Nitrogênio 1% de outros gases O ar atmosférico pode conter outros componentes, como poeira, vapor d’água e poluentes.
Variação dos Parâmetros Atmosféricos : Se aumentarmos a altitude, diminuirão a pressão, a densidade e a temperatura. A densidade depende ainda da umidade. Quanto maior a umidade, menor será a densidade do ar, pois a composição química da água (Hidrogênio e Oxigênio) é menos densa que a composição atmosférica.
Atmosfera Padrão – criada pela ICAO para facilitar os cálculos de desempenho das aeronaves de uma forma padronizada para todos os fabricantes do mundo. Pressão – 1013,2 Hpa ou 760 mm/Hg Densidade – 1,225 Kg/m³ Temperatura – 15°C Medidos ao nível médio do mar
Altímetro – Como a pressão atmosférica diminui com a altitude, é instalado a bordo das aeronaves um barômetro, adaptado para indicar altitude.
Altímetro Estes instrumentos são construídos e calibrados para a atmosfera ISA e, como existem variáveis que alteram a pressão atmosférica, como a temperatura e a umidade do ar, os altímetros apresentam erros de indicação. Para corrigi-los, ajusta-se o altímetro de diversas maneiras:
QNH: Quando próximos ao solo, o altímetro deve ser ajustado para a pressão atmosférica medida ao nível médio do mar pelos centros meteorológicos, que informada pelos centros de controle de tráfego aéreo. Esta altitude é chamada de ALTITUDE VERDADEIRA.
QNE: Este ajuste é utilizado quando se voa em cruzeiro, quando se insere o valor de 1013,2 Hpa ou 29,92 pol/Hg no instrumento. Não nos fornece uma altitude real, mas sim a distancia vertical que nossa aeronave se encontra do ponto onde se encontra a pressão ISA. Como todas ALTITUDE PRESSÃO
A densidade também varia com a altitude, mas também apresentaria erro se fosse medida por um instrumento. Por esse motivo a ALTITUDE DENSIDADE é apenas calculada com o auxilio do computador de voo.
Superfícies Aerodinâmicas – Pouco resistência ao avanço, porém inútil ao vôo. - Spinner - Carenagem de roda
Aerofólios – Produzem forças úteis ao vôo. - Hélice - Asa - Estabilizador
Elementos de uma Asa: • Envergadura • Corda • Raiz • Ponta • Bordo de Ataque • Bordo de Fuga
Elementos de uma Asa: • Área da Asa - Produto da envergadura pela corda.
Perfil – formato em corte de um aerofólio, pode ser Simétrico ou Assimétrico. Pode ou não ser dividido por uma linha reta em partes iguais.
Elementos de um Perfil: • Bordo de Ataque • Bordo de Fuga • Extradorso • Intradorso • Corda • Linha de Curvatura Média
Ângulo de Incidência – Ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal do avião. Vento relativo
É o movimento de um fluido gasoso ou líquido e pode ser dividido em: • Laminar ou Lamelar • Turbulento ou Turbilhonado