1 / 191

MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos

MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos. VELOCIDADE : Distancia percorrida por unidade de tempo. km / h mph (1,609 km/h) kt (1,852 km/h). MASSA: Quantidade de matéria contida num corpo.

stew
Download Presentation

MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MATEMÁTICA e FÍSICA Conceitos básicos

  2. VELOCIDADE : Distancia percorrida por unidade de tempo. km / h mph (1,609 km/h) kt (1,852 km/h)

  3. MASSA: Quantidade de matéria contida num corpo. É invariável. Kg - quilograma Lb - libras (0,4536 kg)

  4. FORÇA: É tudo aquilo capaz de produzir ou modificar o movimento de um corpo. Klf - quilograma-força Lbf - libra-força (0,4536 kgf)

  5. PESO : É a força da gravidade. É variável. No pólo o peso é maior do que no equador devido proximidade com o centro da Terra.

  6. TRABALHO: É o produto da força pelo deslocamento. Ex: Trator desloca pedra com força de 400 kgf por 20 metros de distância. Resultado do trabalho é 400kgf.20m=8.000kgf.m.

  7. POTÊNCIA: É o trabalho produzido por unidade de tempo. Multiplicamos a força pela velocidade. HP (Horse Power) equivale a força de 76kgf à 1m/s

  8. ACELERAÇÃO: É a variação da velocidade por unidade de tempo. Medida em m/s² Matematicamente é diretamente proporcional à força aplicada e inversamente proporcional a massa do corpo. Aceleração = Força Massa

  9. INERCIA: É a tendência natural dos corpos permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Ex: Um trem parado não consegue atingir instantâneamente a velocidade de 100 km/h e em movimento também não consegue parar imediatamente devido a sua inércia.

  10. DENSIDADE: É a massa por unidade de volume. ex: a densidade da gasolina é igual a 0,72 kg/l, ou seja, um litro de gasolina tem a massa de 0,72 kg.

  11. MOMENTO ou TORQUE: É tudo aquilo capaz de gerar rotação. Ex: Uma força aplicada sobre uma manivela gera um momento ou torque que produz o movimento de rotação em torno de um eixo.

  12. AÇÃO e REAÇÃO: 3ª Lei de Newton – A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade porém em sentido contrário.

  13. VETOR: É toda grandeza matemática que possui intensidade, direção e sentido. ex: Um vento pode ser representado por um vetor, pois tem os três requisitos. A temperatura não.

  14. ENERGIA: É tudo aquilo que pode realizar trabalho. Energia cinética Energia Potencial ou Gravitacional Energia de Pressão

  15. Energia cinética- É a energia contida nos corpos em movimento. Pode continuar em movimento mesmo após cessar a aceleração. Energia Potencial ou Gravitacional- É a energia contida num corpo colocado em local elevado. Pode descer sem ajuda do motor. Energia de Pressão- É a energia acumulada nos fluidos sob pressão. Ar no pneu e explosão da pólvora na arma.

  16. FLUÍDO - Todo corpo que não possui forma fixa. Líquidos - água, gasolina, óleo, etc... Gases - ar, oxigênio, vapor d’água, etc...

  17. As propriedades dos fluidos são: • Temperatura • Densidade • Pressão

  18. TEMPERATURA – É medida através de termômetros que são graduados em escalas Celsius ( °C ) ou Fahrenheit ( °F ). 0° C - Congelamento da água - 32°F 100°C - Fervura da água - 212°F

  19. ESCALA ABSOLUTA – TEMPERATURA – Descobriu-se que a menor temperatura possível na natureza é igual a – 273º C ou – 460º F, que referem-se ao ZERO ABSOLUTO. Alterando a posição ZERO, a escala Celsius originou a escala KELVIN e a Fahrenheit a escala RANKINE. Essas escalas são chamadas de ABSOLUTAS e somente elas podem ser usadas para cálculos.

  20. CONVERSÕES CELSIUS FAHRENHEIT (ºC x 1,8) + 32 = ºF FAHRENHEIT CELSIUS (ºF – 32) / 1,8 = ºC

  21. DENSIDADE – Massa por unidade de volume de um gás. A densidade varia inversamente com o volume, ou seja, a densidade aumenta quando o volume diminui, e vice versa. MASSA / VOLUME = DENSIDADE

  22. PRESSÃO – Nível de agitação das moléculas

  23. Pressão Estática – O ar dentro de um pneu ou o gás dentro de um botijão, exercem uma pressão sobre as paredes do recipiente. Isso é pressão estática, pois o fluido está em repouso.

  24. Pressão Dinâmica – É a pressão produzida pelo impacto do ar em movimento , deixando de existir quando o vento é nulo.

  25. Lei dos Gases – Lei que descreve o comportamento dos gases, ou seja, a maneira como variam a pressão, a temperatura e a densidade dos gases. • Se aumentarmos a pressão de um gás: • A temperatura aumentará • A densidade aumentará Se aumentarmos a temperatura de um gás: • A pressão aumentará • A densidade diminuirá

  26. As variações de pressão, densidade e temperatura são sempre diretamente ou inversamente proporcionais entre si, em obediência à Lei dos Gases.

  27. Aumentando-se duas vezes a pressão de um gás, sua densidade também aumentará duas vezes. DENSIDADE PRESSÃO

  28. Diminuindo-se a temperatura absoluta de um gás para a metade, sua pressão também diminuirá pela metade. TEMPERATURA (K OU R) PRESSÃO

  29. Aumentado-se a temperatura absoluta de um gás em 7 vezes, sua densidade diminuirá 7 vezes. * DENSIDADE TEMPERATURA (K OU R)

  30. Atmosfera – Camada de ar que circunda a terra. 21% de Oxigênio 78% de Nitrogênio 1% de outros gases O ar atmosférico pode conter outros componentes, como poeira, vapor d’água e poluentes.

  31. Variação dos Parâmetros Atmosféricos : Se aumentarmos a altitude, diminuirão a pressão, a densidade e a temperatura. A densidade depende ainda da umidade. Quanto maior a umidade, menor será a densidade do ar, pois a composição química da água (Hidrogênio e Oxigênio) é menos densa que a composição atmosférica.

  32. Atmosfera Padrão – criada pela ICAO para facilitar os cálculos de desempenho das aeronaves de uma forma padronizada para todos os fabricantes do mundo. Pressão – 1013,2 Hpa ou 760 mm/Hg Densidade – 1,225 Kg/m³ Temperatura – 15°C Medidos ao nível médio do mar

  33. Altímetro – Como a pressão atmosférica diminui com a altitude, é instalado a bordo das aeronaves um barômetro, adaptado para indicar altitude.

  34. Altímetro Estes instrumentos são construídos e calibrados para a atmosfera ISA e, como existem variáveis que alteram a pressão atmosférica, como a temperatura e a umidade do ar, os altímetros apresentam erros de indicação. Para corrigi-los, ajusta-se o altímetro de diversas maneiras:

  35. QNH: Quando próximos ao solo, o altímetro deve ser ajustado para a pressão atmosférica medida ao nível médio do mar pelos centros meteorológicos, que informada pelos centros de controle de tráfego aéreo. Esta altitude é chamada de ALTITUDE VERDADEIRA.

  36. QNE: Este ajuste é utilizado quando se voa em cruzeiro, quando se insere o valor de 1013,2 Hpa ou 29,92 pol/Hg no instrumento. Não nos fornece uma altitude real, mas sim a distancia vertical que nossa aeronave se encontra do ponto onde se encontra a pressão ISA. Como todas ALTITUDE PRESSÃO

  37. A densidade também varia com a altitude, mas também apresentaria erro se fosse medida por um instrumento. Por esse motivo a ALTITUDE DENSIDADE é apenas calculada com o auxilio do computador de voo.

  38. ,

  39. Superfícies Aerodinâmicas – Pouco resistência ao avanço, porém inútil ao vôo. - Spinner - Carenagem de roda

  40. Aerofólios – Produzem forças úteis ao vôo. - Hélice - Asa - Estabilizador

  41. Elementos de uma Asa: • Envergadura • Corda • Raiz • Ponta • Bordo de Ataque • Bordo de Fuga

  42. Elementos de uma Asa: • Área da Asa - Produto da envergadura pela corda.

  43. Perfil – formato em corte de um aerofólio, pode ser Simétrico ou Assimétrico. Pode ou não ser dividido por uma linha reta em partes iguais.

  44. Elementos de um Perfil: • Bordo de Ataque • Bordo de Fuga • Extradorso • Intradorso • Corda • Linha de Curvatura Média

  45. Ângulo de Incidência – Ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal do avião. Vento relativo

  46. É o movimento de um fluido gasoso ou líquido e pode ser dividido em: • Laminar ou Lamelar • Turbulento ou Turbilhonado

More Related