1 / 18

SINTESE DA HISTORIA DO MEJ-ANGOLA

SINTESE DA HISTORIA DO MEJ-ANGOLA.

kirsi
Download Presentation

SINTESE DA HISTORIA DO MEJ-ANGOLA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SINTESE DA HISTORIA DO MEJ-ANGOLA

  2. HISTORIA DO MEJ EM ANGOLAO MovimentoEucaristicoJuvenilsurgiuem Angola em 1982, comoCruzadaEucaristica (hojeCrianças da Eucaristia), sobdirecçao dos PadresJesuítas. Nestaaltura, os trabalhosbasearam-se na animaçãodascelebraçõeslitúrgicas, orações, sacrifícios, entre outras iniciativas.

  3. Na altura, os gruposfuncionavam na sua maioriasemapoio de padresnaoJesuitas, inclusive de madres e de seminaristas.Emtermos de simbolos, usava-se a faixabrancacom o lençovermelho no peito e naohaviaumalimitaçao de idadeate 1997. Umavez no grupo, os membrospermaneciam la ate a passagemaoApostolado da Oraçao.

  4. Em 1997, o grupo entra numa nova fase que abrange a limitaçao de idade entre Cruzada, MEJ e Apostolado da Oraçao.A Cruzadainiciaaos 10 e termina aos 17 anos de idade, seguindo-se o MEJ ateaos 30 anos, para a passagem no Apostolado da Oraçao. Destafeita, surgem as primeiraspromessas de associados e zeladoresemdistintasdioceses, comdestaque para Luanda, Benguela e Huambo.

  5. Membros do Apostolado da Oracaoemactividade, no Santuario do Calumbo

  6. Em 2000, surgiram os primeirosmanuais de formaçao do MEJ, elaboradospeloPadre Estevao Luis Jardim, que era o secretárionacional do AO e directorarquidiocesano do MEJ de Luanda. A publicaçao de manuais e encontroscom os bisposangolanos, dos quais resultaram a nomeaçao de directoresdiocesanosdasprovincias de Luanda, Benguela, Huambo, Uige, Kwanza Sul, Cunene e Kwanza Norte, facilitou o desenvolvimento do grupo.

  7. Actividades*Participação vital no MistérioEucarístico.*AdoraçãoaoSantíssimo. *Devoção a NossaSenhora, Mãe da Igreja.*Partilhadasintençõesmensais do Santo Padre.*Missa e ComunhãoReparadora*Encontros para formaçãoreligiosa e humana.*ConsagraçãodasfamíliasaoSagradoCoração.*Peregrinações.RetirosEncontrosnacionais

  8. Director Nacionalcelebramissaparaosmembros do MEJ das dioceses de Luanda, Viana e Caxito

  9. SituaçaoactualO MEJ em Angola possui 8.518, divididos pelas dioceses do Huambo (2000), Huila (2000), Benguela (1500), Luanda (500), Caxito (500), Viana (440), Namibe (330), Kwanza Sul (330), Uige (200), Cunene (200), Malanje (130), Lunda Sul (115), Moxico (45) e Lunda Norte (28).

  10. Comosimbolo, usamoslençoamarelo, um cracha e camisolas brancas. A estruturacompreendeumadirecçaoNacional, Diocesana ou Arquidiocesana, Paroquial e dos Centros. A dificuldadevigente consiste na disponibilidade dos directoresdiocesanosnomeados, para umacompanhamentointegral.

  11. Membros do MEJ de Angola

  12. Actualmente, iniciaaos 14 anos de idade e prossegueateaos 30. Emfuncao da experiencia e da necessidade de acompanhar os mais novos, algunsmembroscom mais de 30 anosocupamalguns cargos de direcçao no grupo. Comoprojecto, pretende o envolvimento do grupoem causas ambientais e sociais, realizaçaoperiodica de encontrosnacionais e campamentos, abertura de

  13. Coordenadornacional do MEJ de Angola, ladeado do PadreCorreiaHilario (a esq.)

  14. Membros do Apostolado da OraçaoparticipamemcelebraçaoEucaristica, em Sao Jose de Calumbo

  15. Membros da DirecçaoNacional do Apostolado da Oraçao, durante a celebraçaoEucaristica.

  16. Para o crescimento do MEJ e do Apostolado da Oraçaoem Angola, e fundamental o apoio dos bispos e superioresreligiosos no processo de expansao nos diferentescentros.

More Related