130 likes | 433 Views
Enfraquecimento da camada do ozono. Easy. Índice. Introdução Ozono Quando é que descobriram o buraco na Camada do Ozono Causas da destruição da Camada do Ozono O que são os CFC’s? De onde vêm os CFC’s? Protocolo de Montreal Consequências da destruição da Camada do Ozono
E N D
Índice Introdução Ozono Quando é que descobriram o buraco na Camada do Ozono Causas da destruição da Camada do Ozono O que são os CFC’s? De onde vêm os CFC’s? Protocolo de Montreal Consequências da destruição da Camada do Ozono O que podemos fazer quanto ao buraco na Camada do Ozono Conclusão
Introdução A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem, nomeadamente a indústria, os transportes, a agricultura entre outros.
Ozono O ozono, O3, é uma variedade de oxigénio em que cada molécula é constituída por 3 átomos. Na atmosfera, o ozono existe naturalmente como uma camada fina ao nível da estratosfera, que nos protege da radiação ultravioleta. Pode aparecer também na troposfera e ai é um dos principais poluentes.
Quando é que descobriram o buraco na camada do ozono? Em 1982 os cientistas descobriram um buraco na camada do ozono, por cima da Antártida. Este tinha aproximadamente o tamanho dos E.U.A., e tinha uma profundidade equivalente à altura do Monte de Evereste, ou seja, 8848 metros. Os cientistas descobriram o porquê da existência de um buraco na Camada de Ozono , numa zona onde quase não havia poluição. Uma das razões tem a ver com a rotação da Terra, porque esta permite que os ventos e o ar frio circulem numa espécie de remoinho em direcção a Oeste.
Causas da destruição da camada do ozono Clorofluorcarbonetos ( Refrigeração, ar condicionado, espumas e solventes industriais e aerossóis) Halons (extintores de incêndio) Tetracloreto de carbono ( Utilizações laboratoriais) Brometo de metilo (controlo de pragas na agricultura)
O que são os CFC’s? CFC equivale a cloro, flúor e carbono. Estas moléculas, geralmente são emitidas por equipamentos refrigeradores, ar condicionado e entre outros aparelhos. Os CFC´s são os principais agentes destruidores do buraco de ozono, o que interfere no aumento da radiação ultravioleta, causando sérios danos como cancro de pele. Actualmente, a maioria dos países emitem uma quantidade mínima de CFC´S, onde estão substituídos por outros produtos menos poluentes. Existe um acordo (protocolo de Montreal) de que todos os países deverão reduzir a emissão de CFC´s.
Protocolo Montreal Para diminuir a emissão de CFC’s para a atmosfera em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal, em que cujos países signatários se comprometeram a diminuir a emissão de substâncias químicas que destroem a camada do ozono. Actualmente, assinaram o acordo mais de 190 países.
Consequências da destruição da camada do Ozono A constante destruição da camada do Ozono leva a um aumento de raios ultravioleta, altamente energéticos. Estes raios ao atingirem a Terra vão promover a destruição das proteínas e do ADN provocando assim: Queimaduras e envelhecimento da pele; Aumento dos casos de cancro da pele e das cataratas nos olhos; Diminuição das defesas imunológicas; Redução do crescimento das plantas; Alterações genéticas no fitoplâncton.
O que podemos fazer quanto ao buraco na Camada do Ozono? Utilizar sempre que possível os transportes públicos ou a bicicleta; Desligar as luzes, a televisão, etc., sempre que não estiverem a ser utilizados; Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis; Tentar utilizar produtos com a etiqueta “amigo do ozono”; Não utilizar aerossóis; Quando forem a supermercados utilizar sempre que possível sacos bio degradáveis.
Conclusão Com este trabalho concluímos que devemos mudar muitos dos nossos hábitos diários, para que a Camada do Ozono não seja destruída. Todos nós podemos fazer a diferença, e nós já começámos...