1 / 13

Enfraquecimento da camada do ozono

Enfraquecimento da camada do ozono. Easy. Índice. Introdução Ozono Quando é que descobriram o buraco na Camada do Ozono Causas da destruição da Camada do Ozono O que são os CFC’s? De onde vêm os CFC’s? Protocolo de Montreal Consequências da destruição da Camada do Ozono

korene
Download Presentation

Enfraquecimento da camada do ozono

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Enfraquecimento da camada do ozono Easy

  2. Índice Introdução Ozono Quando é que descobriram o buraco na Camada do Ozono Causas da destruição da Camada do Ozono O que são os CFC’s? De onde vêm os CFC’s? Protocolo de Montreal Consequências da destruição da Camada do Ozono O que podemos fazer quanto ao buraco na Camada do Ozono Conclusão

  3. Introdução A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem, nomeadamente a indústria, os transportes, a agricultura entre outros.

  4. Ozono O ozono, O3, é uma variedade de oxigénio em que cada molécula é constituída por 3 átomos. Na atmosfera, o ozono existe naturalmente como uma camada fina ao nível da estratosfera, que nos protege da radiação ultravioleta. Pode aparecer também na troposfera e ai é um dos principais poluentes.

  5. Camada do ozono

  6. Quando é que descobriram o buraco na camada do ozono? Em 1982 os cientistas descobriram um buraco na camada do ozono, por cima da Antártida. Este tinha aproximadamente o tamanho dos E.U.A., e tinha uma profundidade equivalente à altura do Monte de Evereste, ou seja, 8848 metros. Os cientistas descobriram o porquê da existência de um buraco na Camada de Ozono , numa zona onde quase não havia poluição. Uma das razões tem a ver com a rotação da Terra, porque esta permite que os ventos e o ar frio circulem numa espécie de remoinho em direcção a Oeste.

  7. Causas da destruição da camada do ozono Clorofluorcarbonetos ( Refrigeração, ar condicionado, espumas e solventes industriais e aerossóis) Halons (extintores de incêndio) Tetracloreto de carbono ( Utilizações laboratoriais) Brometo de metilo (controlo de pragas na agricultura)

  8. O que são os CFC’s? CFC equivale a cloro, flúor e carbono. Estas moléculas, geralmente são emitidas por equipamentos refrigeradores, ar condicionado e entre outros aparelhos. Os CFC´s são os principais agentes destruidores do buraco de ozono, o que interfere no aumento da radiação ultravioleta, causando sérios danos como cancro de pele. Actualmente, a maioria dos países emitem uma quantidade mínima de CFC´S, onde estão substituídos por outros produtos menos poluentes. Existe um acordo (protocolo de Montreal) de que todos os países deverão reduzir a emissão de CFC´s.

  9. De onde provêem os CFC’s?

  10. Protocolo Montreal Para diminuir a emissão de CFC’s para a atmosfera em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal, em que cujos países signatários se comprometeram a diminuir a emissão de substâncias químicas que destroem a camada do ozono. Actualmente, assinaram o acordo mais de 190 países.

  11. Consequências da destruição da camada do Ozono A constante destruição da camada do Ozono leva a um aumento de raios ultravioleta, altamente energéticos. Estes raios ao atingirem a Terra vão promover a destruição das proteínas e do ADN provocando assim: Queimaduras e envelhecimento da pele; Aumento dos casos de cancro da pele e das cataratas nos olhos; Diminuição das defesas imunológicas; Redução do crescimento das plantas; Alterações genéticas no fitoplâncton.

  12. O que podemos fazer quanto ao buraco na Camada do Ozono? Utilizar sempre que possível os transportes públicos ou a bicicleta; Desligar as luzes, a televisão, etc., sempre que não estiverem a ser utilizados; Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis; Tentar utilizar produtos com a etiqueta “amigo do ozono”; Não utilizar aerossóis; Quando forem a supermercados utilizar sempre que possível sacos bio degradáveis.

  13. Conclusão Com este trabalho concluímos que devemos mudar muitos dos nossos hábitos diários, para que a Camada do Ozono não seja destruída. Todos nós podemos fazer a diferença, e nós já começámos...

More Related