1 / 9

Indivíduos e sociedade:

Indivíduos e sociedade:. Sociabilidade e socialização. Alunos: Alváro Brandão Jaqueline Tenório Jéssyca Sabino Lívia Cristina Mayara Virgínia Rose Caroline 3ªº Trindade 2010 . Sociedade humana.

Download Presentation

Indivíduos e sociedade:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Indivíduos e sociedade: Sociabilidade e socialização

  2. Alunos: Alváro Brandão Jaqueline TenórioJéssyca Sabino Lívia Cristina Mayara Virgínia Rose Caroline 3ªº Trindade 2010

  3. Sociedade humana • O atributo das sociedade humanas não diz respeito tão somente ao fato de que são formadas por pessoas, mas ao sentimento de pertencimento a um conjunto de regras, valores e costumes. • Características da sociedade- A primeira delas defende a tese de que a sociedade e uma unidade democrática, ou seja, diferença de uma população que ocupa um espaço geográfico pelas funções sociais. • A segunda e que a sociedade pode ser caracterizada pela semelhança cultural entre os membros de uma determinada coletividade, na qual os papeis sociais são definidos a partir da identidade de etnia, religião, línguas, valores, etc...

  4. Funções da sociedade humana • Estamos nos referindo ao processo pelo qual os indivíduos são levados a participar da vida social, onde existem funções diferenciadas de acordo com os níveis de socialização dos indivíduos, funções que podem ser gerais ou especificas. 1- Interação: relações recíprocas entre os indivíduos para a sobrevivência humana. 2-Comunicação: representações que conferem o entendimento comum da sociedade. 3-Comportamento: partilha de determinada conduta para que ocorra uma unidade entre cultura e ação social. 4-Estratificação: Classificação dos indivíduos segundo as posições sociais.

  5. Funções específicas • 1- Renovação dos membros: integração de novos indivíduos por meio de parentesco ou do casamento. • 2-Socialização: os indivíduos se tornam propriamente membros da sociedade, por meio da educação formal ou informal. • 3- Economia: produção,distribuição e circulação de bens e serviços necessários para sobreviver. • 4- Administração política : ações e normas visam o controle social. • 5-Religião: questões existenciais por meio da crença em entidades sobrenaturais. • 6-Recreação; diz respeito ao sistema de lazer e descanso das atividades econômicas e intelectuais.

  6. A formação social do indivíduo:O processo de socialização. • Socialização é o processo através do qual os indivíduos são preparados para participar dos sistemas sociais. Incluída neste conceito a alguma compreensão de símbolos e sistema de idéias , linguagem e as relações que constituem os sistemas sociais.

  7. Relação indivíduo-sociedade para Durkheim, Weber e Marx. • Eles deram importantes contribuições cientificas para a compreensão das posições que existe entre as condutas individuais e as ações coletivas. • Durkheim: O que importava era desvendar os mecanismos sociais que subjazem aos diferentes tipos de sociedade. De acordo com ele , há diferenças fundamentais entre as chamadas sociedades modernas s. No caso das primeiras , impera a consciência coletiva sobre a consciência dos indivíduos.

  8. Max Weber: Ao contrário do que afirma Durkheim no que diz respeito à relação entre individuo e sociedade, Weber entende que a realidade é algo absolutamente impossível de ser compreendido em seus inesgotáveis eventos e ações, a realidade social é um caos sem significação objetiva, o que faz os homens apenas solucionarem alguns elementos da realidade para dotá-los de significado, ou seja, conferir uma explicação possível sobre determinadas ações sociais.

  9. Karl Marx: Segundo ele, a sociedade seria como um edifício, no qual o pilar corresponderia a dimensão da produção econômica social. Sobre esse pilar é que se sustenta a superestrutura social, isto é, o Estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas.

More Related