1 / 24

VIROLOGIA HUMANA

VIROLOGIA HUMANA. Professor: Bruno Aleixo Venturi. O que são vírus ?. A palavra vírus tem origem latina e significa " veneno ". Provavelmente esse nome foi dado devido às viroses, que são doenças causadas por vírus. O que são vírus ?.

leland
Download Presentation

VIROLOGIA HUMANA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi

  2. O que são vírus ? A palavra vírus tem origem latina e significa "veneno". Provavelmente esse nome foi dado devido às viroses, que são doenças causadas por vírus.

  3. O que são vírus ? Os vírus são seres acelulares (não possuem estrutura célular) e podem ser visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. Eles necessitam de células que os hospedem, desta maneira todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

  4. Estruturas O ácido nucléico sempre é envolto por uma cápsula de proteína chamada capsídeo. Vírus envelopado: alguns vírus possuem ainda um envelope lipoproteíco enucleocapsídeo

  5. “O vírus tem que parasitar as células para se duplicar. ... se estão fora das células ficam "adormecidos" – víron”

  6. Ciclo reprodução: lítico Ovírus insere o seu material genético na célula.Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus. Ocorre a lise (quebra celular), ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos vírus são liberados.

  7. Ciclo reprodução lítico

  8. Ciclo reprodução lisogênico No ciclo lisogênico, o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos entre as células-filhas.

  9. Ciclo reprodução lisogênico

  10. Os vírus são parasitas específicos, ou seja penetram apenas em determinados tipos de células.* especificidade viral

  11. Padrões de doenças virais • INFECÇÃO AGUDA • Causada por virus encapsulados ou não encapsulados • Destroem (matam) as células, quanto maior a replicação viral • INFECÇÃO CRÔNICA • Liberação de partículas virais pelo menos por 6 meses ou mais • Causada apenas por vírus encapsulados (hepatite B , HIV) • INFECÇÃO LATENTE • Ocasionada quando a sequencia de ácido nucléico viral é incorporada a célula, mas a célula não produz ativamente partículas virais, exceto quando reativadas no futuro (Herpes simplex)

  12. H1N1 A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.* Gripe espanhola

  13. HIV Síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana . Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. O HIV causa danos nos linfócitos, provocando a sua lise, ou morte celular, devido à enorme quantidade de novos virions produzidos no seu interior, usando a sua maquinaria de síntese de proteínas e de DNA. Transmissão: através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluido pré seminal e leite materno.Alguns dos primeiros sintomas aparecem na cavidade oral como candidíase.

  14. Cavidade bucal Doenças oportunistas em pacientes portadores do HIV.

  15. Herpes O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas entre eles o aciclovir.

  16. Hepatite Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C.Pode causar dores musculares,indisposição, febre dependendodo tipo e do quadro em que seencontra o indivíduo.

  17. Hepatite O vírus da hepatite C pode sobreviver até 15 dias dentro de um esmalte de unha. A OMS estima que 5 milhões de brasileiros estejam contaminadoscom hepatite.

  18. Vacinas Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

  19. As vacinas preconizadas aos profissionais da área da saúde são: - Hepatite B- Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)- Influenza - Varicela e BCG - Hepatite A- DT

  20. Conclusão Os vírus são parasitas que estão no limiar entre a vida e a matéria inerte. Eles possuem os mesmos tipos de proteínas e ácidos nucleicos que formam as células vivas, mas precisam da ajuda delas para se replicar e se espalhar. Um enorme número de vírus se replica e sofre mutações constantemente. Esse processo produz muitos genes novos. Um gene inovador, com uma função útil, pode ser eventualmente incorporado ao genoma de uma célula hospedeira e se tornar parte permanente do genoma daquela célula, nos tornando seres mutáveis.

  21. OBRIGADO PELA ATENÇÃO

More Related