1 / 27

Critério 5 – Informações e Conhecimento

Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Critério 5 – Informações e Conhecimento. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Governo Federal. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

lenci
Download Presentation

Critério 5 – Informações e Conhecimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Critério 5 – Informações e Conhecimento

  2. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Governo Federal Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Estabelece normas e regulamentos, licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil e realiza pesquisas (Institutos) utilizando técnicas nucleares e correlatas Autarquia Federal (www.cnen.gov.br) Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) Instituto de Pesquisa Área Nuclear (P&D – P&S&I - Ensino) Segurança Nuclear e Radiológica; Tecnologia Nuclear; Materiais; Meio Ambiente e Saúde Autarquia Federal (www.cdtn.br)

  3. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Áreas Técnicas - Finalísticas Segurança Nuclear e Radiológica Tecnologia Nuclear Materiais Meio Ambiente Saúde P&D Pesquisa e Desenvolvimento CDTN PS&I Prestação de Serviços Inovação SAC Gestão Institucional Conselho de Gestão e Estratégia -CGE Planejamento Estratégico Comunicação Ensino Pós-Graduação Cursos UIB Apoio Administrativo Compras, Financeira, COF, Almoxarifado, Patrimônio, Serviços Gerais, Engenharia Recursos Humanos Tecnologia da Informação

  4. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Critério 5 - Informações e Conhecimento Informações da Organização Informações Comparativas Ativos Intangíveis *Rumo à Excelência 2007

  5. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Critério 5 - Informações e Conhecimento 5.1 - Informações da Organização

  6. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.a – Como são identificadas as necessidades de informações e definidosos sistemas de informação para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Acompanhamento dos indicadores estratégicos e análise global do desempenho CGE – Conselho de Gestão e Estratégia Acompanhamento dos indicadores táticos e operacionais Área Finalística e Área Administrativa Alinhamento e Formulação do Planejamento do CDTN PPA – Governo Federal Plano de Trabalho – CNEN Câmaras Setoriais CDTN Análise e Avaliação deProjetos/Atividades Tratamento P/A noSIGERE – Sistema Integrado de Informações Gerenciais (integração dos processos de planejamento e de execução orçamentária e financeira)

  7. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.a – Como são identificadas as necessidades de informações e definidosos sistemas de informação para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Participação em grupos de trabalhos, câmaras setoriais, fóruns e comitês no Centro e na Mantenedora. Participação e treinamento nos processos da ABIPTI, PNQ e PMQ, dentre outros Serviço de TI - execução e gerência de processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação e sites (desde 1999) - Processo Praxis, XDE Rational e Mantis (em substituição ao RMS). Unidade de Informação e Biblioteca - monitoração(serviços de alerta), busca e fornecimento de publicações e demais informações requeridas pelos usuários. Integrante da Rede de Bibliotecas da CNEN (CIN – Centro de Informações Nucleares). Interação permanente entre os usuários do correio eletrônico, contatos por telefone ou pessoalmente, serviços e informações disponibilizados nos sites da Internet e Intranet.

  8. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.a – Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade Sistemas de Informações (total:63) Aplicações Locais e Corporativas

  9. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.b – Como as informações necessárias são colocadas à disposição dos usuários? Infra-estrutura da rede de computadores (estações de trabalho, servidores, impressoras, scanners e cabeamento e equipamentos de comunicação de rede – gerador de energia exclusivo para o CPD) Serviço de correio eletrônico. Acesso a sistemas de informação e banco de dados. Acesso à Internet pela RNP2 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - comunidade de ensino e de pesquisa do Brasil, mais de 200 organizações conectadas), dispondo de facilidades de trânsito nacional e internacional com alta largura de banda e suporte a aplicações avançadas. Acesso livre ao Portal Capes (11.419 Periódicos com textos completos). Portal do Conhecimento Nuclear – Iniciativa do CIN/CNEN para facilitar a localização de informações da área nuclear (publicações; periódicos; notícias; eventos; recursos web; fornecedores, etc.).

  10. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.b – Como as informações necessárias são colocadas à disposição dos usuários? Site Internet CDTN: Retrata os macroprocessos: P&D, P&S e Ensino, incluindo grupos de pesquisa, principais laboratórios e serviços de Biblioteca. Site Intranet CDTN: Disponibiliza informações para os usuários: institucionais; administrativas; canal RH; informações úteis; comunicações internas; serviços da UIB; notícias; sistemas on-line; pós-graduação; manual de gestão. Sites Internet e Intranet (rede privada CNEN) dos demais institutos da Mantenedora . Meios convencionais e Publicações: Divulgadas para a força de trabalho pela estrutura organizacional por meio de reuniões (relatórios PautaRel), circulação de documentos (Sinopse Eletrônica, CDTNoticias e Ponto Informativo)e quadros de avisos. Biblioteca: serviços de empréstimos; acesso a base de dados e periódicos on-line; produção técnico-científica do CDTN, etc.

  11. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Informações da Organização 5.1.c – Como a segurança das informações é tratada para assegurar sua atualização, confidencialidade, integridade e disponibilidade? • Todos os equipamentos da rede são protegidos por softwares de identificação, verificação e eliminação de vírus, sendo o tráfego do correio eletrônico monitorado por um sistema centralizado de detecção de vírus. • A arquitetura da rede é segmentada, utilizando dispositivos de segurança para garantir proteção de servidores, serviços e equipamentos de usuários contra acesso indevido. • As bases de dados do Centro são mantidas sob uma política estabelecida de criação, armazenamento e utilização de cópias de segurança. • Para assegurar a disponibilidade/segurança dos sistemas as atividades de suporte e de aquisição de hardware e software contam com documentos normativos constantemente atualizados no Manual de Gestão. • Adoção de ferramentas no desenvolvimento de sistemas de software, que asseguram a atualização tecnológica dos sistemas em uso, além da diversificação na adoção de plataformas de desenvolvimento (proprietária e livre).

  12. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Critério 5 - Informações e Conhecimento 5.2 Informações Comparativas

  13. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento -Informações Comparativas 5.2.a – Como a organização busca informações comparativas pertinentes para avaliar o nível de competitividade dos resultados, melhorar seus processos e produtos e promover a melhoria do seu desempenho? Informações comparativas permitem analisar o desempenho, fixar metas, melhorar produtos, processos e práticas. A metodologia utilizada baseia-se no ciclo PDCL aplicado ao benchmarking (detalhe): • 1ª etapa “planejar” - identificação e priorização das informações comparativas externas (clientes, partes interessadas, diretrizes governamentais, mercado, oportunidades e ameaças); • 2ª etapa “fazer” - busca das informações e dos referenciais comparativos definidos como de interesse pela Alta Direção; • 3ª etapa “avaliar” - análises críticas dos potenciais impactos das informações e de referenciais comparativos obtidos na formulação e revisões dos ciclos do planejamento estratégico e nos métodos e procedimentos de gestão; • 4ª etapa “aprendizado” - o CGE internaliza as oportunidades de cunho estratégico identificadas, disseminando para a estrutura as oportunidades de cunho tático e operacional (melhorias e correções nos projetos finalísticos e de apoio).

  14. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento -Informações Comparativas 5.2.a – Como a organização busca informações comparativas pertinentes para avaliar o nível de competitividade dos resultados, melhorar seus processos e produtos e promover a melhoria do seu desempenho? • O Centro, com base em sua participação nos projetos ABIPTI, definiu um grupo representativo de indicadores de desempenho global e respectivas metas previstas. • São consideradas como referenciais as instituições congêneres no País (Institutos da Mantenedora e outros participantes da ABIPTI) e no mundo (missões em organizações de países membros da AIEA, instituições e universidades de pesquisa). • Programas de comparação interlaboratorial com resultados indicando que os ensaios do CDTN encontram-se em nível similar ao dos referenciais. • Na área de TI, os principais referenciais são os Institutos da Mantenedora, fóruns e grupos de discussão, Congressos TI (p.e. CONIP). A UIB tem como referência as unidades de informação de instituições similares nacionais e internacionais, consideradas como centros de excelência. • O CDTN pode ser considerado como referência para instituições congêneres, sendo o único instituto brasileiro que possui licença ambiental do IBAMA, atestando práticas ambientais exemplares.

  15. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento -Informações Comparativas 5.2.a – Destacar os critérios utilizados para determinar a pertinência das organizações para efeito de comparação • O CGE analisa as informações e referenciais comparativos com base nos seguintes parâmetros: • Similaridade de perfil institucional e de práticas de gestão; • Aplicabilidade ao sistema de gestão do Centro; • Relação benefício / custo; • Planejamento prévio de etapas e recursos para adoção do benchmarking obtido; • Benefícios e ganhos potenciais com a aplicação do benchmarking.

  16. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento -Informações Comparativas 5.2.b – Como é assegurado o uso efetivo das informações comparativas obtidas no apoio à melhoria dos processos, produtos e resultados? • Os referenciais comparativos são utilizados para: • evidenciar pontos de melhoria para os processos institucionais • reduzir diferenças na vantagem competitiva em relação às organizações congêneres As avaliações do Centro nos Projetos ABIPTI, PMQ e PQGF contém pontos fortes, oportunidades para melhorias para os padrões de trabalho relativos à gestão das informações comparativas, os quais são adotados no planejamento das atividades. Exemplos de utilização dos referenciais comparativos nos processos de tomada de decisões estratégicas e operacionais no Centro, nos últimos anos.

  17. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Critério 5 - Informações e Conhecimento 5.3 - Ativos Intangíveis

  18. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.a – Como os principais ativos intangíveis que geram um diferencial competitivo para a organização são desenvolvidos e protegidos? Canalizado por intermédio de ferramentas implementadas para homogeneizar o conhecimento relativo às informações técnicas, gerenciais e institucionais, objetivando agregar valor aos P&S e aumentar a competitividade da Instituição. No detalhamento do planejamento estratégico do Centro, são identificados os projetos baseados em desenvolvimentos tecnológicos cujas competências deverão ser desenvolvidas. Este processo leva à produção de grande quantidade de informação técnico-científica, contida em publicações como relatórios, trabalhos apresentados em eventos, artigos de periódicos, teses e outros.

  19. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.a – Como os principais ativos intangíveis que geram um diferencial competitivo para a organização são desenvolvidos e protegidos? Práticas de incentivo ao desenvolvimento do pensamento criativo e inovador: • Interação com universidades e pesquisadores externos; • Prioridade de investimentos em capacitação tecnológica; • Liberdade para proposição e formulação de projetos pelos pesquisadores; • Estruturação de grupos de trabalho e de liderança do conhecimento; • Repasse dos conhecimentos para a força de trabalho; • Elaboração de documentos normativos para o Manual de Gestão, e; • Criação do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica.

  20. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.a – Apresentar os principais ativos intangíveis da organização • Elementos dos ativos intangíveis do Centro • Habilidades , conhecimentos e experiências da força de trabalho • Tecnologias e processos empregados • Políticas internas • Relacionamento com clientes e em especial com o cidadão • Áreas de localização dos ativos intangíveis do Centro • Engenharia Nuclear - Aplicações das Radiações - Proteção Radiológica e Dosimetria • Ciência e Engenharia dos Materiais - Gerência de Rejeitos Radioativos • Meio Ambiente - Tecnologia Mineral - Métodos Analíticos • Tecnologia da Informação Processo de aprendizagem - incentiva a conversão do conhecimento tácito em explícito, para promover a inovação e/ou o desenvolvimento de novos projetos de P&D, prestação de serviços e ensino.

  21. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.a – Apresentar os principais ativos intangíveis da organização

  22. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.b – Como o conhecimento associado à expansão dos principais ativos intangíveis é desenvolvido e preservado na organização? • Prioridade nas práticas de documentação das tecnologias e processos empregados nos: • Documentos normativos do Manual de Gestão (as rotinas técnicas consideradas sigilosas incluídas no Manual de Gestão só podem ser acessadas, na consulta ao sistema, se o usuário detiver grau de permissão previamente definido e concedido); • Documentos internos (Nota Interna, Relatório de Viagem, Relatório para Cliente, etc.); • Dissertações (BDTD), teses, publicações e artigos para revistas e congressos; dentre outros. • Assim, o conhecimento associado à expansão dos ativos intangíveis é, registrado e preservado. Os sistemas de informação, incluindo as bases de dados do Centro são mantidos através de política de criação, armazenamento e utilização de cópias de segurança. Condutas são adotadas para incentivar a aplicação e utilização pragmática dos conhecimentos desenvolvidos e políticas eficazes de conservação e manutenção dos equipamentos e instalações associados à preservação dos ativos intangíveis.

  23. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.b – Como o conhecimento associado à expansão dos principais ativos intangíveis é desenvolvido e preservado na organização? • A Instrução Normativa da Mantenedora “Premiação do Inventor”, além de proteger a Instituição quanto aos valores das tecnologias nela desenvolvidas, estimula o pesquisador a: • Buscar o registro de patentes, por meio de incentivos monetários aos direitos autorais pelas invenções; • Participar de congressos; • Aumentar o número de publicações do Centro; e, • Incrementar suas iniciativas em atividades criativas e inovadoras.

  24. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.b – Como o conhecimento associado à expansão dos principais ativos intangíveis é desenvolvido e preservado na organização? • A UIB é responsável pelo armazenamento, recuperação, disseminação e preservação de suas coleções (livros, normas, relatórios, dissertações, teses, periódicos) e base de dados: • Descrição bibliográfica e indexação de publicações (bibliografia de periodicidade anual e alimentação em base de dados - que possui cópia de segurança atualizada trimestralmente); • O leiaute físico das atividades da Biblioteca permite uma separação de uma área restrita para atender às exigências do acesso restrito à documentação. As informações que requerem proteção são registradas em publicações de caráter interno, sendo, portanto, salvaguardadas. • Projeto Memória do CDTN - Sistema de Informação multimídia para a recuperação e conservação de documentos da tecnologia nuclear (Edital CT-INFRA/MCT/CNPq 003/2003).

  25. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.b – Como o conhecimento associado à expansão dos principais ativos intangíveis é desenvolvido e preservado na organização? Manter em serviço as pessoas detentoras de conhecimentos e habilidades • Implementação de políticas de valorização e qualidade de vida para as pessoas da força de trabalho (prêmio destaque do ano – plano médico qualificado); • Nomeação de aposentados para funções de confiança; • Reintegração de aposentados como colaboradores. Os programas de estágios, bolsistas e colaboradores e de preservação da imagem do Centro perante a sociedade são fatores relevantes para atrair e manter especialistas (concursos públicos – cooperação entre instituições de pesquisa e ensino) que contribuem com sua expertise, para o desenvolvimento e preservação do conhecimento associado aos ativos intangíveis. Coordenação do Programa PCI/CNEN/MCT – transferido da Mantenedora para o CDTN (2008).

  26. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Informações e Conhecimento - Ativos Intangíveis 5.3.b – Como o conhecimento associado à expansão dos principais ativos intangíveis é desenvolvido e preservado na organização? • Programa de Capacitação da Mantenedora (IN SRH – 0012/98) • Titulação dos servidores em pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado); • Cursos de natureza técnica corporativos ou locais; • Intercâmbios (AIEA e outros); • Participação em congressos e eventos; • Eventos internos (informática, línguas, telecurso, dentre outros) Os contratos de prestação de serviços contêm cláusulas de sigilo, da mesma forma que os contratos para admissão de estagiários, bolsistas e voluntários

  27. Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Obrigada! marilia@cdtn.br

More Related