1 / 18

AUGUSTE COMTE 1798 - 1857

AUGUSTE COMTE 1798 - 1857. Física social é a ciência que estuda os fenômenos sociais, com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos. Martim Moraes Jr . SAINT SIMON 1760 - 1825.

lenka
Download Presentation

AUGUSTE COMTE 1798 - 1857

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AUGUSTE COMTE1798 - 1857 Física social é a ciência que estuda os fenômenos sociais, com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos. Martim Moraes Jr.

  2. SAINT SIMON1760 - 1825 • A ciência e a indústria, unidas por um novo laço religioso, um “novo cristianismo”, forçosamente místico e rigorosamente hierárquico, chamado a restaurar a unidade das idéias religiosas, destruída desde a Reforma. Martim Moraes Jr.

  3. PIERRE BOURDIEU1930 - 2002 “ a tarefa da sociologia é revelar as mais profundas estruturas construídas pelos inúmeros mundos sociais que constituem o universo social, assim como os 'mecanismos' que tendem a assegurar sua reprodução ou transformação" Martim Moraes Jr.

  4. MICHEL FOUCAULT1926 - 1980 ‘Conhecimento, uma vez usado para regular a condução de outros, requer restrições, regulamentação e prática de disciplina. Assim, não há relação de poder sem a constituição correlata de um campo de conhecimento, nem qualquer conhecimento que não pressuponha e constitua ao mesmo tempo, relações de poder.’ Martim Moraes Jr.

  5. JURGEN HABERMAS1929 • “é ideal uma situação de fala em que as comunicações não são impedidas por influxos (influência física ou moral) externos contingentes (eventuais) e por coações decorrentes da própria estrutura da comunicação”. Martim Moraes Jr.

  6. HANNAH ARENDT a política surge entre os homens, na convivência coletiva (pluralidade), e não é algo natural como é a definição tradicional que reinterpreta Aristóteles e define o homem como Zoon Politikon. Martim Moraes Jr.

  7. FLORESTAN FERNANDES “o novo padrão de desenvolvimento capitalista está ampliando e aprofundando as desigualdades econômicas, sociais e políticas preexistentes. Não só aumentou o fosso entre o “pobre” e o “rico” ou a distância sócio econômica, político-cultural e histórica entre as classes despossuídas e as classes possuidoras: o caminho para chegar à riqueza e ao poder fundado na riqueza tornou-se muito mais áspero e difícil. Martim Moraes Jr.

  8. SIGMUND FREUD1856 - 1939 não sou um médico, nem um cientista. No fundo, sou um conquistador, com todas as características deste tipo de pessoa". Martim Moraes Jr.

  9. THEODOR ADORNO1903 - 1969 Na Dialética do esclarecimento, Adorno e Horkheimer consideraram um dado central o surgimento da civilização ocidental a partir da necessidade humana de dominação do meio ambiente, sendo que a retroação da natureza sobre a esfera humana ocasionou, ao lado de todos os efeitos visivelmente perversos da tecnologia, o “mal-estar na cultura”, a que sereferira Freud, como conseqüência do controle exercido sobre as pulsões. Martim Moraes Jr.

  10. LOUIS ALTHUSER1918 - 1990 a ideologia, por meio das práticas e rituais inscritos em aparelhos ideológicos,interpela os indivíduos – convoca-os, chama-os para a adoção de comportamentos determinados – com o fim de transformá-los em sujeitos de suas normas, crenças e valores. Sujeitos capazes de assimilar os códigos que lhes são inculcados e de pensar, sentir e agir em conformidade com os mesmos. Martim Moraes Jr.

  11. JEAN BAUDRILLARD1929 • ''o objeto-signo já não é dado nem trocado: é apropriado, mantido e manipulado pelos sujeitos individuais como signo, quer dizer, como diferença codificada''. Martim Moraes Jr.

  12. EDGAR MORIN1921 É necessário que se faça, uma reconstrução conceitual em cadeia para conceber a idéia de sujeito. Porque se não partimos da organização biológica, da dimensão cognitiva, da computação, do computo, do princípio de exclusão, do princípio de identidade, etc., não chegaremos a enraizar o conceito de maneira empírica, lógica como fenômeno. (...) Para isto, é necessário o que chamarei de pensamento complexo". Martim Moraes Jr.

  13. NORBERT ELIAS1897 - 1990 “ Em sua forma mais elementar, portanto, a operação de “determinação do tempo” equivale a decidir se tal ou qual transformação, recorrente ou não, produz-se antes, depois ou simultaneamente a uma outra.” Martim Moraes Jr.

  14. ANTHONY GIDDENS1938 “a estrutura é simultaneamente o meio e o resultado da conduta humana que ela organiza; as propriedades estruturais dos sistemas sociais não existem fora da ação mas são cronicamente implicados em sua produção e reprodução” Martim Moraes Jr.

  15. LÉVI-STRAUSS1908 - “ sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é aquele que faz as verdadeiras perguntas.” Martim Moraes Jr.

  16. ÈMILE DÜRKHEIM1858 - 1917 A causa determinante de um fato social deve ser procurada entre os fatos sociais antecedentes e não nos estados da consciência individual. Martim Moraes Jr.

  17. KARL MARX1818 - 1883 Para realizar as idéias são necessários homens que ponham a funcionar uma força prática Martim Moraes Jr.

  18. MAX WEBER1864 - 1920 ...a ciência põe à nossa disposição conhecimentos que nos permitem dominar tecnicamente a vida... Martim Moraes Jr.

More Related