220 likes | 1.57k Views
AUGUSTE COMTE 1798 - 1857. Física social é a ciência que estuda os fenômenos sociais, com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos. Martim Moraes Jr . SAINT SIMON 1760 - 1825.
E N D
AUGUSTE COMTE1798 - 1857 Física social é a ciência que estuda os fenômenos sociais, com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos. Martim Moraes Jr.
SAINT SIMON1760 - 1825 • A ciência e a indústria, unidas por um novo laço religioso, um “novo cristianismo”, forçosamente místico e rigorosamente hierárquico, chamado a restaurar a unidade das idéias religiosas, destruída desde a Reforma. Martim Moraes Jr.
PIERRE BOURDIEU1930 - 2002 “ a tarefa da sociologia é revelar as mais profundas estruturas construídas pelos inúmeros mundos sociais que constituem o universo social, assim como os 'mecanismos' que tendem a assegurar sua reprodução ou transformação" Martim Moraes Jr.
MICHEL FOUCAULT1926 - 1980 ‘Conhecimento, uma vez usado para regular a condução de outros, requer restrições, regulamentação e prática de disciplina. Assim, não há relação de poder sem a constituição correlata de um campo de conhecimento, nem qualquer conhecimento que não pressuponha e constitua ao mesmo tempo, relações de poder.’ Martim Moraes Jr.
JURGEN HABERMAS1929 • “é ideal uma situação de fala em que as comunicações não são impedidas por influxos (influência física ou moral) externos contingentes (eventuais) e por coações decorrentes da própria estrutura da comunicação”. Martim Moraes Jr.
HANNAH ARENDT a política surge entre os homens, na convivência coletiva (pluralidade), e não é algo natural como é a definição tradicional que reinterpreta Aristóteles e define o homem como Zoon Politikon. Martim Moraes Jr.
FLORESTAN FERNANDES “o novo padrão de desenvolvimento capitalista está ampliando e aprofundando as desigualdades econômicas, sociais e políticas preexistentes. Não só aumentou o fosso entre o “pobre” e o “rico” ou a distância sócio econômica, político-cultural e histórica entre as classes despossuídas e as classes possuidoras: o caminho para chegar à riqueza e ao poder fundado na riqueza tornou-se muito mais áspero e difícil. Martim Moraes Jr.
SIGMUND FREUD1856 - 1939 não sou um médico, nem um cientista. No fundo, sou um conquistador, com todas as características deste tipo de pessoa". Martim Moraes Jr.
THEODOR ADORNO1903 - 1969 Na Dialética do esclarecimento, Adorno e Horkheimer consideraram um dado central o surgimento da civilização ocidental a partir da necessidade humana de dominação do meio ambiente, sendo que a retroação da natureza sobre a esfera humana ocasionou, ao lado de todos os efeitos visivelmente perversos da tecnologia, o “mal-estar na cultura”, a que sereferira Freud, como conseqüência do controle exercido sobre as pulsões. Martim Moraes Jr.
LOUIS ALTHUSER1918 - 1990 a ideologia, por meio das práticas e rituais inscritos em aparelhos ideológicos,interpela os indivíduos – convoca-os, chama-os para a adoção de comportamentos determinados – com o fim de transformá-los em sujeitos de suas normas, crenças e valores. Sujeitos capazes de assimilar os códigos que lhes são inculcados e de pensar, sentir e agir em conformidade com os mesmos. Martim Moraes Jr.
JEAN BAUDRILLARD1929 • ''o objeto-signo já não é dado nem trocado: é apropriado, mantido e manipulado pelos sujeitos individuais como signo, quer dizer, como diferença codificada''. Martim Moraes Jr.
EDGAR MORIN1921 É necessário que se faça, uma reconstrução conceitual em cadeia para conceber a idéia de sujeito. Porque se não partimos da organização biológica, da dimensão cognitiva, da computação, do computo, do princípio de exclusão, do princípio de identidade, etc., não chegaremos a enraizar o conceito de maneira empírica, lógica como fenômeno. (...) Para isto, é necessário o que chamarei de pensamento complexo". Martim Moraes Jr.
NORBERT ELIAS1897 - 1990 “ Em sua forma mais elementar, portanto, a operação de “determinação do tempo” equivale a decidir se tal ou qual transformação, recorrente ou não, produz-se antes, depois ou simultaneamente a uma outra.” Martim Moraes Jr.
ANTHONY GIDDENS1938 “a estrutura é simultaneamente o meio e o resultado da conduta humana que ela organiza; as propriedades estruturais dos sistemas sociais não existem fora da ação mas são cronicamente implicados em sua produção e reprodução” Martim Moraes Jr.
LÉVI-STRAUSS1908 - “ sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é aquele que faz as verdadeiras perguntas.” Martim Moraes Jr.
ÈMILE DÜRKHEIM1858 - 1917 A causa determinante de um fato social deve ser procurada entre os fatos sociais antecedentes e não nos estados da consciência individual. Martim Moraes Jr.
KARL MARX1818 - 1883 Para realizar as idéias são necessários homens que ponham a funcionar uma força prática Martim Moraes Jr.
MAX WEBER1864 - 1920 ...a ciência põe à nossa disposição conhecimentos que nos permitem dominar tecnicamente a vida... Martim Moraes Jr.