160 likes | 277 Views
LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA. Texto Áureo: “... Vinde, benditos de meu Pai... Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mt 25.34-36).
E N D
LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA Texto Áureo: “... Vinde, benditos de meu Pai... Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mt 25.34-36)
INTRODUÇÃO Deus criou o mundo em extrema harmonia e perfeição (Gn 1). Não faltava alimentos e não existiam problemas (Gn 1.26-30). Por causa do pecado, a desordem entrou em ação (Gn 3.15-24).
A DESORDEM SOCIAL Após o pecado a situação foi se deteriorando (Gn 6.1-6). A ambição e a cobiça (Gl 5.19-21), aumentaram consideravelmente. Mesmo após a destruição do homem (Dilúvio), o pecado continuou “destruindo” a ordem (Gn 9.20-23). Os habitantes da terra cresceram muito e a desigualdade social passou a fazer parte do cotidiano
A POBREZA E A DESIGUALDADE SOCIAL A palavra "pobre" veio do latim "pauper", que vem de pau- = "pequeno" e pario = "dou à luz" e originalmente referir-se-ía a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado. A desigualdade social assola o mundo
CAUSAS DA POBREZA Factorespolítico-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades. Factores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto. Factoressócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população. Factores naturais: desastres naturais, climasou relevos extremos, doenças. Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas. Factores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político. Insegurança: guerra, genocídio, crime.
SEMPRE EXISTIRÃO POBRES!!! Dt 15.11 Jo 12.8 Quais as explicações para este versículo? São várias, mas a mais “aceitável” é a que aceita a corrupção do gênero humano como a causa primária. O homem sem Deus tem a tendência a se tornar cada vez pior (Jo 10.10)
O CUIDADO COM OS POBRES NO A.T. Apesar de existirem pobres e escravos no meio do povo judeu, a maneira com a qual estes o tratavam era diferente. Ex 21.2-6 (A lei acerca da servidão) Lv 25-32-40 (O Ano do Jubileu) Is 1.17 Jr 7.6; 34.8-11,16,17
COMO JESUS “TRATOU” A POBREZA? Nos tempos de Jesus a pobreza também era tratada com desigualdade e indiferença. O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração (Lc 4.18). E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus(Lc 6.20). Respondendo então Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho(Lc 7.22).
A POBREZA E O CUIDADO COM OS POBRES NO N.T. No início da igreja, existia uma unidade que cooperava para o cuidado com os pobres (At 2.42; 4.32-35). A igreja preocupava-se com as necessidades dos irmãos pobres (Rm 15.25-29). Tiago fala claramente sobre o cuidado com os pobres (Tg 2.14-26). A obra social e o cuidado com os pobres era comum na igreja primitiva (Gl 2.10).
O AMOR GERA CUIDADOS Mt 5.13-16; 25.34-36 1 Co 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade”.
O AMOR GERA CUIDADOS E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e nãotivesse caridade, nada disso me aproveitaria(1 C0 13.3) Amai-vos cordialmente uns aos outros comamor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12.10). A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor(Rm 13.10).
O QUE VOCÊ FARIA SE VISSE UM HOMEM COMO ESTE NA PORTA DA SUA CASA? Lc 10.1-40
COMO VOCÊ PODE AJUDAR? Procure o (a) responsável pelo departamento de assistência social da sua igreja (VOCÊ SABIA QUE ESTE DEPARTAMENTO EXISTE?). Adquira o hábito de “dar” (At 20.35). Participe das campanhas da sua igreja (VAMOS COMEÇAR?).
UMA MANEIRA DE EVANGELIZAR! A igreja, através da ação social, poderá evangelizar o mundo parar Jesus. Mc 16.15 – Ide por todo o mundo...