1 / 15

LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA

LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA. Texto Áureo: “... Vinde, benditos de meu Pai... Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mt 25.34-36).

lethia
Download Presentation

LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LIÇÃO 10 – A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA Texto Áureo: “... Vinde, benditos de meu Pai... Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mt 25.34-36)

  2. INTRODUÇÃO Deus criou o mundo em extrema harmonia e perfeição (Gn 1). Não faltava alimentos e não existiam problemas (Gn 1.26-30). Por causa do pecado, a desordem entrou em ação (Gn 3.15-24).

  3. A DESORDEM SOCIAL Após o pecado a situação foi se deteriorando (Gn 6.1-6). A ambição e a cobiça (Gl 5.19-21), aumentaram consideravelmente. Mesmo após a destruição do homem (Dilúvio), o pecado continuou “destruindo” a ordem (Gn 9.20-23). Os habitantes da terra cresceram muito e a desigualdade social passou a fazer parte do cotidiano

  4. A POBREZA E A DESIGUALDADE SOCIAL A palavra "pobre" veio do latim "pauper", que vem de pau- = "pequeno" e pario = "dou à luz" e originalmente referir-se-ía a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado. A desigualdade social assola o mundo

  5. CAUSAS DA POBREZA Factorespolítico-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades. Factores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto. Factoressócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população. Factores naturais: desastres naturais, climasou relevos extremos, doenças. Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas. Factores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político. Insegurança: guerra, genocídio, crime.

  6. DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A POBREZA NO BRASIL

  7. SEMPRE EXISTIRÃO POBRES!!! Dt 15.11 Jo 12.8 Quais as explicações para este versículo? São várias, mas a mais “aceitável” é a que aceita a corrupção do gênero humano como a causa primária. O homem sem Deus tem a tendência a se tornar cada vez pior (Jo 10.10)

  8. O CUIDADO COM OS POBRES NO A.T. Apesar de existirem pobres e escravos no meio do povo judeu, a maneira com a qual estes o tratavam era diferente. Ex 21.2-6 (A lei acerca da servidão) Lv 25-32-40 (O Ano do Jubileu) Is 1.17 Jr 7.6; 34.8-11,16,17

  9. COMO JESUS “TRATOU” A POBREZA? Nos tempos de Jesus a pobreza também era tratada com desigualdade e indiferença. O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração (Lc 4.18). E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus(Lc 6.20). Respondendo então Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho(Lc 7.22).

  10. A POBREZA E O CUIDADO COM OS POBRES NO N.T. No início da igreja, existia uma unidade que cooperava para o cuidado com os pobres (At 2.42; 4.32-35). A igreja preocupava-se com as necessidades dos irmãos pobres (Rm 15.25-29). Tiago fala claramente sobre o cuidado com os pobres (Tg 2.14-26). A obra social e o cuidado com os pobres era comum na igreja primitiva (Gl 2.10).

  11. O AMOR GERA CUIDADOS Mt 5.13-16; 25.34-36 1 Co 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade”.

  12. O AMOR GERA CUIDADOS E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e nãotivesse caridade, nada disso me aproveitaria(1 C0 13.3) Amai-vos cordialmente uns aos outros comamor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12.10). A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor(Rm 13.10).

  13. O QUE VOCÊ FARIA SE VISSE UM HOMEM COMO ESTE NA PORTA DA SUA CASA? Lc 10.1-40

  14. COMO VOCÊ PODE AJUDAR? Procure o (a) responsável pelo departamento de assistência social da sua igreja (VOCÊ SABIA QUE ESTE DEPARTAMENTO EXISTE?). Adquira o hábito de “dar” (At 20.35). Participe das campanhas da sua igreja (VAMOS COMEÇAR?).

  15. UMA MANEIRA DE EVANGELIZAR! A igreja, através da ação social, poderá evangelizar o mundo parar Jesus. Mc 16.15 – Ide por todo o mundo...

More Related