110 likes | 176 Views
Produção. Desfiles Conceituais e Comerciais. Semanas de Moda no mundo.
E N D
Produção Desfiles Conceituais e Comerciais
Semanas de Moda no mundo • Londres: apresenta desfiles mais conceituais, é a semana das grandes idéias e criações. Nada muito usável, os desfiles são mais artísticos e sofisticados. Lá passam nomes como:Mario Schwab, Paul Smith, Erdem, Westwood, La morena, entre outros. • Nova York: possui um foco comercial, o assunto principal é dinheiro. Lá em NY os grandes contratos são fechados, por isso, as peças já tomam formas mais cotidianas. Temos por lá: Nicholas K, Sriano, Bensoni, os estudantes da Risd, grupo do Project Runway, Alexander Way, entre outros. • Milão: possui desfiles de proporções maiores, em termos de produção. O grande foco é o pós passarela, as vitrines e as produções. Por lá passam: Salvatorre, Dolce e Gabbana, Giorgio Armani, Pucci, JilSander, e etc. • Paris: onde desfilam os nomes que tem estabilidade e que deixaram sua marca na história da moda. É considerada a mais elegante das semanas de moda no mundo. Temos grandes nomes como: Vivienne Westwood, Kenzo, IsseyMiyake, McQueen, watanabe, Alex Mabille, Yohji Yamamoto, e outros mais.
Semanas de Moda Brasil • SPFW: pioneira no Brasil, hoje é a semana de moda mais importante da América latina. Começou com uma cara bem conceitual, e hoje é mesclado, que vai do hipe ao hype. Grandes nomes do SPFW: Ronaldo Fraga, Lino, João Pimenta, Herchcovitch, Do Estilista, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, e muitos outros. • Fashion Rio: veio logo atrás da SPFW, visa mais o giro econômico que os conceitos de moda. Temos: Salinas, Claudia Simões, Mara Mac, Acquastudio, Têca, Luiza Bonadim, Walter Rodrigues, Totem, Juliana Jabour, Giulia Borges, e outros. • Minas TrendPreview: em seus 8 anos de acontecimento, a semana de moda de BH vende mais cultura que roupa. Com tão pouco tempo já é considerada uma das mais importantes do Brasil. • Dragão Fashion: é um dos eventos mais expressivos do país, mostra todo o talento que está além dos cartões postais do nordeste. Além de incentivar novos talentos ejovens estudantes. Lá passam alguns nomes que fugiram da capital: Thais Gusmão, Sis couture, Mario Queiroz, Tarcisio Almeida, Dona Florinda, Mark Greiner, e muitos mais. • Casa de Criadores: é a semana voltada para os jovens talentos. Toda temporada há caras novas, por isso lá é o foco do conceitual. Por lá encontramos: Walério Araújo, Geraldo Couto LAB, Gabriela Sakate, Luis Leite, Arnaldo Ventura, KarinFeller e muiots mais.
Desfiles Comerciais • Possui foco econômico, é um desfile de apresentação de coleção da marca daquilo que se vai vender nas lojas. Consiste em um desfile mais chapado e objetivo, sem grandes produções artísticas e seu público é mais consumidores e seguidores. • Todo desfile é voltado para a imprensa, porém estes são desfiles mais comunicativos quando se pensado na questão criador x consumidor, portanto o que se vê na passarela estará quase em 100% nas lojas. • A semana de moda do Rio, Fashion Rio, é bem conhecida por abordar este lado, e além das grandes semanas, também temos os desfiles dos grandes pólos comerciais como Bom Retiro e Brás voltados para este ramo.
Desfiles Comerciais Desfile TNG – Verão 2011 – Fashion Rio
Desfiles Comerciais Desfile V.Rom – Verão 2011 - SPFW
Desfiles Comerciais Desfile Mega Pólo Brás – Verão 2010
Desfiles Conceituais • A palavra conceito vêm de idéia, pensamento. Passou a ser usada a partir dos artistas de vanguarda, que hoje trazem à arte o período do contemporâneo. Neste caso, o que importa é a idéia que o trabalho traz, suas referências e inspirações, o produto final é meramente ilustrativo, o que importa é o olhar e o sentir do espectador. • O trabalho conceitual trabalha a questão da arte pela arte, e uma das suas características é questionar e refletir os padrões sociais e culturais vividos na sua época. Com os desfiles de moda não é tão diferente, a maioria dos conceituais seguem o estilo vanguardista, e sempre passam uma mensagem de mudança através das roupas. • Porém, nem todo desfile conceitual não é comercial, há quem consiga traduzir suas inspirações em roupas usáveis. • Um desfile conceitual é mais trabalhado, em sua maioria há produção de cenografias, trilhas sonoras mais elaboradas, e toda uma equipe especializada. E seu público é na maioria pesquisadores de moda, estudantes, intelectuais, artistas e designers visuais, e também consumidores deste ramo.
Desfiles Conceituais Desfile JumNakao – Jun 2004 - SPFW
Desfiles Coceituais Desfile Ronaldo Fraga – Verão 2011 - SPFW
Desfiles Conceituais Desfile Alexander Mcqueen – Inverno 2010 - Paris