210 likes | 1.11k Views
Plantas Da Madeira. Estrelícias. Índice:. -Estrelícias Onde vivem; Formas, cores e outros pormenores; -As rosas Documentos; As várias formas e cores com o seu significado;. Estrelícias.
E N D
Plantas Da Madeira Estrelícias
Índice: • -Estrelícias • Onde vivem; • Formas, cores e outros pormenores; • -As rosas • Documentos; • As várias formas e cores com o seu significado;
Estrelícias O resultado é um efeito exótico, elegante e extremamente belo, que tem o seu objectivo: a natureza cria estas composições de formas e cores, num esforço para atrair agentes polinizadores, em busca do néctar da estrelícia.De um modo geral, as estrelícias são de fácil cultivo e requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composição de arranjos florais e decoração de ambientes, pois dificilmente são atacadas por problemas que possam danificar suas pétalas e folhas.
Todas originárias da África do Sul e introduzidas na Europa em 1770, de onde se disseminaram por todo o mundo. A espécie mais cultivada é a popularmente conhecida como estrelícia, rainha-do-paraíso, bico-de-tucano, flor-do-paraíso, flor-da-rainha, ave-do-paraíso ou bananeirinha-do-jardim. Existem também outras espécies, como a Estrelícia alba, de flores brancas e a Estrelícia caudata, de coloração azulada.
Nos jardins, as estrelícias faz muito sucesso, formando vistosos maciços sobre os relvados, mas é na composição de arranjos e decorações florais que ela mostra a sua maior glória: as suas flores, belas e exóticas, apresentam uma durabilidade, um colorido e uma versatilidade impar no mundo vegetal.
Parente próxima da bananeira, a estrelícia apresenta uma folhagem exuberante, de coloração verde-escuro, que contrasta com as nervuras centrais das folhas, de tom avermelhado. Já as flores, um verdadeiro trabalho artístico da natureza, em forma de barca, com colorações que variam do vermelho ao azul/violeta. As seis pétalas das flores formam dois grupos de três: as externas são ligeiramente lanceoladas e de cor alaranjada e, as três mais internas possuem o formato de uma flecha e apresentam tons de azul/metálico.
E não é que parece de longe mesmo a cabeça de uma ave? As estrelícias são também designadas como "aves do paraíso" devido a esta sua forma tão característica. Apesar de serem muito associadas à Madeira, as estrelícias são originárias de Africa do Sul adaptando-se bem a clima tropicais e sub-tropicais.
Rosas • A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. • Cientificamente, as rosas pertencem à família rosáceas e ao género Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Actualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
Tipos de Rosa • Esta forma de rosa chamamos-lhe de “botões de rosa”.
A rosa amarela simboliza a amizade. • Atenção! Se estiveres zangado com um colega e ofereceres uma rosa amarela pode simbolizar o ódio .
Existe rosas completa mente brancas, essas simbolizam a paz.
As rosas mais conhecidas são as vermelhas, elas simbolizam o amor.
Existem também outras rosas como a que vemos na imagem, estas são amarelas com manchas vermelhas.
Fim 2007/2008Francisco Côrte 5ºA