1 / 14

CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO

CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO. 1. A PROPICIAÇÃO EM RELAÇÃO AO POVO DE ISRAEL. A ATITUDE DO POVO DE ISRAEL “ Mesmo presenciado os GRANDES feitos de DEUS: – 10 PRAGAS SOBRE O EGITO - NUVENS (FOGO E SOMBRA) - AGUA DA ROCHA - MANÁ DO CÉU - TRAVESSIA DO MAR VERMELHO

lilka
Download Presentation

CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO

  2. 1. A PROPICIAÇÃO EM RELAÇÃO AO POVO DE ISRAEL • A ATITUDE DO POVO DE ISRAEL • “ Mesmo presenciado os GRANDES feitos de DEUS: • – 10 PRAGAS SOBRE O EGITO • - NUVENS (FOGO E SOMBRA) • - AGUA DA ROCHA • - MANÁ DO CÉU • - TRAVESSIA DO MAR VERMELHO • - AGUAS DE MARA EM AGUAS DOCES • - E VARIOS OUTROS GRANDES FEITOS. • MAS: • MAS DIANTE DE DEUS, CONSTRUIRAM UMA ESTATUA PARA ADORAR, PROVOCANDO A SUA IRA (EX. 32)

  3. B - A SOLUÇÃO ENCONTRADA PELO SENHOR: “ DEUS NÃO PODIA APROXIMAR-SE DE UM POVO TÃO CONTAMINADO PELO EGITO! PRECISAVA”

  4. C ) COMO DEUS USAVA O PROPICIATÓRIO • O PROPICIATÓRIO FICAVA SOBRE A ARCA – LV. 16.2 • DIA DA EXPIAÇÃO: • (Levítico 23:27). • “ Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.”

  5. 2. EM CRISTO, DEUS RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO MESMO Mediador é uma pessoa que intervém entre duas partes que estão em desacordo, com finalidade de reconciliá-las. JESUS O MEDIADOR ENTRE O HOMEM E DEUS ERA O QUE MOISÉS FAZIA NO MONTE SINAI

  6. A IRA DO SENHOR SE ACENDE CONTRA O PECADOR MOISÉS FALAVA COM O POVO E LEVAVA A DEUS AS PALAVRAS DO POVO E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado. Ex. 19.7 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. Ex. 19.8

  7. CRISTO É O MEDIADOR DE UMA NOVA ALIANÇA CRISTO O NOSSO MEDIADOR (I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. UM ATO PÚBLICO A NOSSO FAVOR (Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

  8. EM CRISTO, OS PECADOS DA HUMANIDADE SÃO JUSTIFICADOS Quando o sangue era aspergido sobre o propiciatório, os pecados do povo eram encobertos de diante os olhos de Deus, o juízo era posto entre os querubins onde Deus estava assentado. Da mesma forma temos Jesus como o nosso propiciatório, que ao ter derramado o seu sangue, encobre De diante de DEUS todos os pecados da humanidade, reconciliando-nos Ler: I João 2.2

  9. ASSISTIR VÍDEO

  10. A IRA DIVINA É APLACADA MEDIANTE O SACRIFÍCIO DE CRISTO A BIBLIA RETRATA O HOMEM COMO ESCRAVO DO PECADO Paulo declara: (Efésios 1:7) – “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” ------------------------------------------------------------------- Pedro reitera: (I Pedro 1:18-19) – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,”

  11. CRISTO O SACRIFICIO PERFEITO O homem não era aceitável como sacrifício, pois é pecador... Mesmo no velho testamento, o cordeiro era sem mácula, sem nenhum defeito já apontando para o Cordeiro de Deus JESUS. ELE É O NOSSO SUBSTITUTO

  12. DEUS É O JUSTO E JUSTIFICADOR DOS QUE CRÊEM EM JESUS DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, O SACRIFICIO DE JESUS CRISTO, SALVA TODO O PECADOR QUE SE ARREPENDER E CRER NOME (Hebreus 2:18) - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

  13. CONCLUSÃO: A propiciação foi feita para todos. Todos podem aproximar-se de Deus. Cristo pagou um resgate suficiente para todos. Todos podem vir à graça desta obra cumprida. Quanto à expiação, ela pertence aos muitos que têm crido. Neste caso, o resgate é considerado como se tivesse sido pago por cada crente individualmente, o qual é o beneficiário da expiação e da substituição.

  14. RASCUNHOS: DIA DA EXPIAÇÃO: Todo israelita sabia que "aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação" (Levítico 23:27).  Havia sacrifícios diários pelo pecado, mas esse era um dia especial, de santa convocação.  Aprendemos em Levítico 16 que o Sumo Sacerdote: Œse purificaria com água; vestiria suas vestes santas de linho; Ž  mataria um novilho para fazer expiação por si e pela sua família; tomaria uma vasilha de brasas do altar e entraria no Santo dos Santos para que a nuvem de incenso cobrisse o propiciatório, que era o lugar da expiação, da propiciação e da reconciliação; sairia, tomaria o sangue do novilho, entraria pela segunda vez no lugar santo com o sangue e o aspergiria sete vezes sobre o propiciatório e diante dele; 'mataria o bode para a oferta pelo pecado, ultrapassaria o véu pela terceira vez e faria com o sangue como tinha feito com o sangue do novilho; 'faria expiação pelo lugar santo e pelo altar do holocausto; "imporia as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessaria os pecados do povo e enviaria o bode para o deserto; e " tiraria as vestes de linho, iria lavar-se, poria outra roupa e ofereceria um holocausto por si e pelo povo.

More Related