270 likes | 469 Views
Bases de dados. … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam…. O que é uma base de dados?. … é INFORMAÇÃO. … ou em suporte digital…. em papel, …. Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados!. maior rapidez de consulta.
E N D
… é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… O que é uma base de dados? … éINFORMAÇÃO … ou em suporte digital… em papel, …
Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados! maior rapidez de consulta mais variedade na combinação dos dados – mais informação menos repetições de dados – maior fiabilidade … e ainda muitas outras razões de que te lembraste!
Existem no mercado muitas ferramentas para informatizar uma base de dados: sbase – OpenOffice 3 Microsoft Access FileMaker Microsoft SQL Oracle Informix DB2 etc. Estes são alguns dos produtos que permitem criar, utilizar e manter bases de dados.
Base de dados No nosso caso iremos trabalhar com o Microsoft Office Access 2010, um dos mais divulgados para o ambiente Windows.
… terás que reflectir sobre alguns aspectos: • Qual o “tema” que eleges para a tua BD? a tua agenda de moradas, as tuas músicas, os desafios e os golos do teu clube, os tempos e classificações do campeonato de F1, as tuas receitas, etc., Para construíres uma base de dados… • Que “perguntas” queres fazer à tua BD? quantos…, quais…, que…, desde quando, etc., • Onde “coleccionar os dados“ para introduzir na tua BD? na internet, nos teus arquivos, em revistas, etc. Uma vez discutidas as questões anteriores, mãos à obra!
Começamos por definir as Tabelas, isto é, … arrumamos melhor os dados se os distribuirmos, segundo um critério, por várias “gavetas”… … as “gavetas” dos dados…
Na base de dados da alimentação… o nome, o tipo de receita, a elaboração, a foto… … temos a tabelaReceitas, onde guardamos os dados próprios de cada receita:
Na base de dados da alimentação… a quantidade, a unidade de medida… … a dos ingredientesIng_R, onde guardamos os dados de cada ingrediente…
O tipo de campo… • A escolha acertada do tipo de campo facilita a sua utilização posterior: • se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, • se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, • se for muito extenso deve ser definido como Memo, • etc. … deve ser escolhido de acordo com as caraterísticas dosdadosque queremos que ele guarde
Há tabelas com outras funções… … que serve para “validar” o tipo de receita: bacalhau, arroz, sopas, vegetais, etc., … que não se destinam a armazenar dados… é o caso da tabelaR_tipo… … permite também restringir as pesquisas e… utiliza-se interativamente…
… tabela R_tipoutiliza-se interativamente… … desta forma…
Organização da informação Isto é um Formulário … mas o que é isto?… … mas já lá vamos!
Entrada de dados na BD se clicarmos 2 vezes sobre o nome da tabela Receitas… Agora que definimos os dados –os campos– de cada tabela, podemos começar a preenchê-los… … aparecem os campos vazios para preenchermos, mas…
… os formulários são… simpáticos… … é muito mais simples escrever todos os dados da mesma receita de uma vez só! … não é simpáticoter que escrever os dados da receita nas diferentes tabelas (a das receitas, a dos ingredientes, etc.)! É aí que entram os Formulários!
… os formulários são… “janelas”… … para ver os dados deforma organizada, isto é, para aceder àinformação. mas então?!…
… várias tabelas no mesmo formulário!... e os dados dos ingredientes noutra tabela… … estando os dados da receita numa tabela como é que o Accesssabia quais os ingredientes que devia associar àquela receita?...
é o esquema deRelações... … sobre a gaveta em que deve procurar os ingredientes daquela receita! … que informa o Access
o esquema deRelações... o campo que contém o nome da receita – R_nome – faz a ligação entre a tabela das Receitas e a dos ingredientes Ing_R aponta aosbase,os campos que servem de “âncora” de uma tabela para outra! a consulta aos tipos de receita faz-se através desta relação o nome do ingrediente – I_nome - relaciona a tabela de ingredientes – Ing_R - com a tabela dos nutrientes – Ing_N
Há formulários com funções diferentes… … este, por exemplo, que só apresenta Botões … como osFormuláriosde navegação… … botões? Será isto?...
... ao clicar num botão… desenrola-se uma ação… … essa ação resulta da execução de umaMacro(ou de umMódulo)
…as Macros e os Módulos são pequenos programas… • abrir ou fechar um formulário, • calcular um valor, • consultar uma tabela, • imprimir um Relatório, • etc. … que executam várias tarefas:
… Relatório? … o que é isso? Relatório é como o Access designa a impressão da informação
The End Bases de dados … e agora, ao trabalho! UAU!!!!