720 likes | 1.09k Views
VIA SACRA. De Jesus e nossa de cada dia Texto: Ir. Rosa Maria Ramalho, fsp Ilustrações: Cláudio Pastro.
E N D
VIA SACRA De Jesus e nossa de cada dia Texto: Ir. Rosa Maria Ramalho, fsp Ilustrações: Cláudio Pastro
Cobre a noite com seu manto bordado de brilho E nas ruas poucos erguem seus olhos.O sol se levanta iluminando e dando cor A tudo que se mostraE no escuro em que vivemos não nos damos conta.
Esquecemos de olhar para o Céu,Nos acostumamos com o cinzados concretos dos prédios e viadutos das cidades.
E na via sacra de todos os dias,Rezada nas ruas e avenidas,Nos campos e nas cidades,Nos locais de trabalho e nas prisõesEncontramos homens e mulheres crucificados,Crianças e jovens caídos,Mães que choram,
Verônicas e Cirineus que estendem a mãoE tornam-se próximos.Com a cruz nos ombros,Sabemos para onde nos dirigimosE sabemos que estamos acompanhados.
Oração InicialPai, perdoai-nos,pois às vezes é mais fácil contemplar a paixão de teu Filho do que compadecer-nos com os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs.
1ª ESTAÇÃOJesus é condenado à morteAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Senhor, como tu somos condenados.Por dizer que A miséria não nos sacia.A violência não nos protege. A injustiça não nos garante direitos.Condenados sim, somos todos ao teu amor.E pela tua condenação sabemos,Que neste julgamento da vida,A morte não dará sua sentença final.
2ª ESTAÇÃOJesus recebe a cruzAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Com os braços de tua cruz,Abraçaste nossas misériasE acolheste nossas dores.E o madeiro que recebeste?Não é ele símbolo de toda criação ferida?Senhor,A natureza também crucificada,Danificada e destruídaClama teu consolo.
3ª ESTAÇÃOJesus cai pela primeira vezAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Senhor, Quando nos sentimos fracos, caímos.Quando nos empurram,Também vamos ao chão.Com tuas quedas no caminho para o Calvário,Nos mostras,Que onde quer que estejamos,Estás ao nosso lado.
4ª ESTAÇÃOJesus se encontra com Maria, sua mãeAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque portua santa cruz remiste o mundo.
Mãe, A espada que transpassa teu peito,Faz-nos ver as mesmas dores De teu Filho.E neste encontro,Olhos nos olhos, face na faceDizes com ternura:— Filho é chegada a tua hora.
5ª ESTAÇÃOCirineu ajuda Jesus a carregar a cruzAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Não é por acaso que colocaste os teus passosNa direção daquela estrada.Nem tão pouco que teus olhos Cruzaram-se com os Dele.Já não pesa por demais a tua cruz?Carregaste a cruz do Outro,Solidário foi teu ombro ao próprio Deus.
6ª ESTAÇÃOVerônica enxuga a face de JesusAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Teu rosto,Rubro e desfigurado.Transfigurados teu olhar e tua expressão.Mãos de mulher,Enxugam tua face eTocam tua dor.
7ª ESTAÇÃOJesus cai pela segunda vezAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Caído te encontras Mais uma vez.E mesmo no chão nos ensinas,Que se perdemos as forças e caímos,Ao levantar, estaremos mais fortesPara continuar o caminho.
8ª ESTAÇÃOMulheres de Jerusalém choram ao verem Jesus passarAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
“Não choreis por mim”. (Lc 23, 28)Vede vossos filhos,Com fome, sem escola, sem esperança.Olhai para vós mesmas,Vede vossos traços envelhecidos,Vossos dons reprimidos,Vossos direitos negados.
9ª ESTAÇÃOJesus cai pela terceira vezAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Caído, nos braços da terra.O chão toca teu rostoE recebes um beijo na carne.Caídos nas ruas também estão os teus,Tombados esperando Que uma mão os levanteE uma boca lhes diga,Que esta será a última vez.
10ª ESTAÇÃOJesus é despojado de suas vestesAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
O corpo nu clama compaixão.Marcado, torturado, Envergonhado.Despojaste-te do Céu,E agora, despido como vieste,Caminhas de volta ao PaiQue te acolhes por inteiro.
11ª ESTAÇÃOJesus é pregado na cruzAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Com teus membrosÉ perfurado também o madeiro.Foram as nossas dores que carregaste.Assim, todos estamos crucificados.Nossa dor está unida à tua.Teu amor pregado em nós.
12ª ESTAÇÃOJesus morre na cruz Adoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
O Céu rasgou sua vesteE no Calvário, permanecem os teus amados,Como se tudo tivesse acabado.Depois de tuas últimas palavrasO grande silêncio perduraAté que o sublime anúncio aconteça.
13ª ESTAÇÃOJesus é colocado nos braços de sua MãeAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
Ave Maria,Cheia de dores,O teu Filho é contigo,Nos braços.Bendita és tu, entre as mulheres,Entre as meninas.Bendito é o fruto maduro de teu ventre.Santa Maria,Mãe de Deus, mãe da gente.Valei-nos, lembra-te de nós!Agora e naquela hora última,Onde acontecerá, O esperado encontro.Amém!
14ª ESTAÇÃOJesus é sepultadoAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
A pedra colocada sobre o túmuloNão diz tudo.E no jardim toda a criaçãoPermanece esperandoA fala do amanhecer.
15ª ESTAÇÃOJesus ressuscita A paz esteja convoscoAdoramos-te Cristo e te bendizemos.Porque por tua santa cruz remiste o mundo.
RESSURREIÇÃONão mais a pedra sobre o túmulo,Não mais a morte sobre a vida,Não mais a violência sobre a paz,Não mais o ódio sobre o amor.Aquele que é o CAMINHO, Ressuscitou!