1 / 17

Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro. Realismo na literatura, é a tendência de pintar ou fotografar o real, o que existe e como existe. Uma pintura nua e crua. Mulheres peneirando trigo , Mus. de Belas-Artes —Nantes. Contexto histórico:

liseli
Download Presentation

Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Palomar REALISMO - NATURALISMOProfª Leila Cordeiro

  2. Realismo na literatura, é a tendência de pintar ou fotografar o real, o que existe e como existe. Uma pintura nua e crua. Mulheres peneirando trigo, Mus. de Belas-Artes —Nantes

  3. Contexto histórico: • Europa: O Realismo foi um reflexo do materialismo e do cientificismo cominentes da segunda metade do século passado: a glorificação da ciência. • Brasil: Momento de crise social, quando a civilização burguesa e a urbana tomavam lugar da sociedade agrária, latifundiária e escravocrata.

  4. Estilos que : • Se expressam por meio da prosa. • Se opõem ao Romantismo no que diz respeito ao sentimentalismo, à imaginação e à idealização.

  5. Diferenças entre Realismo e Naturalismo:Realismo: Visão biológica do homem.Naturalismo: visão patológica.

  6. Características do REALISMO: • Verossimilhança: procura apresentar a verdade, retratando o real na descrição dos personagens que são indivíduos e concretos, conhecidos, tipos particulares. Os incidentes de enredo decorrem do caráter dos personagens e os motivos urbanos dominam a ação. • Psicologismo: análise do espírito, do mundo exterior, da vida social.

  7. Objetivismo: a vida é encarada objetivamente em todos os seus aspectos. O autor não intromete no andamento das ações, deixando que personagens e circunstâncias atuem uns sobre os outros, na busca da solução. • Interpretação da vida: Através da percepção, da observação e da análise apurada de fatos e coisas, denuncia o adultério, a inveja, a corrupção, a miséria do comportamento moral da sociedade. • Retrato da vida contemporânea: Interessa-lhe o fato presente, o homem, seu tempo, ao contrário dos românticos que amavam o passado.

  8. A narrativa move-se lentamente: O Realismo apresenta, durante a narrativa, detalhes, aparentemente insignificantes, porém, reunidos e harmonizados, levam-nos ao descortinar da realidade. • Linguagem simples: O realista procura utilizar a linguagem mais próxima da realidade, principalmete a dos personagens que deve aproximar-se da fala coloquial e retratar os diversos níveis pessoais.

  9. Principal representante do REALISMO: MACHADO DE ASSIS

  10. OBRAS Romances: - Memórias Póstumas de Brás Cubas • Quincas Borba • Dom Casmurro • Esaú e Jacó • Memorial de Aires Contos: - Papéis avulsos e Histórias sem data

  11. Características do Naturalismo • Romance de intenção e fisionomia científica. • O homem é um ser escravo da hereditariedade, do meio social (determinismo). • O naturalista dá preferência às personagens degeneradas, portadoras de patologias físicas e morais, taras e vícios. Aparecem os atos fisiológicos, instintos sexuais; é a presença do feio repulsivo na literatura.

  12. O autor naturalista dá preferência às personagens e aos ambientes das classes sociais mais baixas. • Amoralismo: tudo pode e deve figurar na literatura. • O homem é encarado pelos seus aspectos fisiológicos; é um animal social que luta ferozmente pela sobrevivência.

  13. Principal representante do NATURALISMOAluísio Azevedo

  14. OBRAS ROMANCES - O Mulato - O Cortiço - Casa de Pensão

  15. Outros autores e obras: • Raul Pompéia - Uma Tragédia no Amazonas (1880) - seu 1º romance - O Ateneu (1888) - As Jóias da Coroa (1888) - antimonarquista, é publicado sob a forma de folhetins na Gazeta de Notícias - Canções sem Metro (1900)

  16. Adolfo Caminha - A Normalista (1892), Bom Crioulo (1895), A Tentação (1896) - romances - Judith (1893), Lágrimas de um Crente (1893) - contos - Vôos Incertos (1855-6) - poesia - Cartas Literárias (1895) - crítica - No País dos Ianques (1894) - crônica

  17. Domingos Olímpio - Luzia-Homem (1903) - O Almorante (Anais, Rio, 1904-06)

More Related