1 / 18

TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS. COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO:

lita
Download Presentation

TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

  2. COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO: Criação de um segundo texto, pela reelaboração do texto original, ou texto-fonte, reduzindo as suas dimensões. Requer o uso exclusivo das informações básicas ou mais importantes do texto-fonte. Reescreve-se o texto de forma a conservar integralmente o seu sentido, adotando-se formas verbais “econômicas”.

  3. TIPOS DE RESUMO: • ESQUEMÁTICOS: Sumário/ Esquema ou Esboço • NÃO ESQUEMÁTICOS: Sinopse/ Síntese/ Resenha

  4. ESQUEMAS: É como uma “radiografia” do texto, pois nele aparece apenas o “esqueleto” do texto, ou seja, as palavras-chave, sem necessidade de se apresentar frases redigidas. São usadas chaves, setas, linhas retas ou curvas, diagramas, etc. Pode ser montado de forma vertical ou horizontal. O que importa é que contenha as ideias principais do texto-fonte.

  5. Características que o esquema deve conter: • Fidelidade ao texto original; • Estrutura lógica do assunto; • Adequação ao assunto estudado e funcionalidade; • Utilidade de seu emprego; • Cunho pessoal.

  6. Tema: Menores abandonados 1. As crianças pobres são vítimas do progresso.2. Crianças famintas tornam-se ladrões e assassinos.3. Os pequenos crimes aumentam com a idade.4. A ignorância dos pais que têm muitos filhos deve ser enfrentada por uma campanha bem séria por parte da população. Esquema a) progresso - pobrezab) fome - crime - idadec) ignorância - educação 1

  7. SUMÁRIO: É elaborado pelo próprio autor do texto, sendo preparado após a conclusão do trabalho. Podem ser utilizadas formas numérica, alfabética e alfanumérica. Ela faz parte da estruturação e da apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos.

  8. 1.INTRODUÇÃO..............................................................101.INTRODUÇÃO..............................................................10 2.TRABALHOS ACADÊMICOS.........................................15 2.1TRABALHOS ACADÊMICOS SIMILARES......................19 2.1.1Trabalho de conclusão de curso (TCC)................................................................................20 2.1.1.1Trabalho de conclusão de curso de especialização.......... .......................................................25 2.1.2Trabalho de graduação interdisciplinar (TGI).................................................................................27 2.2DISSERTAÇÃO.............................................................30 2.3TESE ...........................................................................38 3.CONCLUSÃO.................................................................45 4.REFERÊNCIAS...............................................................46

  9. TIPOS DE RESUMO: 01- Resumo descritivo ou indicativo: Descrevem-se os principais tópicos do texto original, e indicam-se os conteúdos. 02- Resumo informativo ou analítico (ou síntese): Reduz o texto em 1/3 ou ¼ do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações, mantendo-se a ideia principal.

  10. 03- Resumo crítico: Consiste na condensação do texto original a 1/3 ou ¼ de sua extensão, mantendo as ideias fundamentais, mas permite opiniões e comentários do autor do resumo. 04- Resenha: É um tipo de resumo crítico; contudo mais abrangente. Além de reduzir o texto, permitir opiniões e comentários, inclui julgamentos de valor, tais como comparações com obras da mesma área.

  11. 05- Sinopse: Indica-se o tema ou assunto da obra e suas partes principais. Trata-se de um resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra ou por seus editores. Deve corresponder a uma percentagem de 3% a 5% da dimensão do texto-fonte. ( 50 a 100 palavras- notas e comunicações; 250 palavras para monografias e artigos; 500 palavras para teses e relatórios).

  12. REGRAS DE REDUÇÃO DE TEXTOS: 01- Regra do Cancelamento: Em qualquer texto, existem elementos com informações importantes que não podem ser retiradas (núcleos), e elementos redundantes que podem ser suprimidos. Retira-se, então, palavras, frases e até períodos que não são necessários à compreensão, ou por não terem atributos essenciais. Cancela-se tudo o que explica, ilustra, resume.

  13. Exemplo: Com uma dieta balanceada e variada, com muita batata-doce, espinafre, laranja e, claro, acerola, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose, a carência de vitaminas no organismo.

  14. Com uma dieta balanceada e variada, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose.

  15. Exemplo: Galinhas criadas com lentes de contato e cor-de-rosa ficam mais calmas e aumentam a produção de ovos. O experimento foi feito na China, onde avicultores colocaram lentes cor-de-rosa em 140 aves. Foi também observado que a cor rosa, tranquilizando as galinhas, elimina o hábito de bicarem umas às outras.

  16. 02-Regra de sublinhar palavras-chave: Resume-se com facilidade um texto quando for elaborado um esquema com as palavras sublinhadas. Em cada parágrafo encontra-se palavras e/ou expressões relevantes. Descarta-se o restante da sentença.

  17. “Na psicanálise freudiana muito comportamento criador, especialmente nas artes, é substituto e continuação do folguedo da infância. Como a criança se exprime em jogos e fantasias, o adulto criativo o faz escrevendo ou, conforme o caso, pintando. Além disso, muito do material de que ele se vale para resolver seu conflito inconsciente, material que se torna substância de sua produção criadora, tende a ser obtido das experiências da infância.” (KNELLER,1976)

  18. Na concepção freudiana, a criatividade dos artistas é substitutivo das brincadeiras infantis. A criança expressa através de jogos e da fantasia, o adulto o faz através da literatura e da pintura, inspirando-se em suas experiências da infância.

More Related