E N D
O CRISTO CONSOLADOR Cap. VI
O JUGO LEVE Vinde a mim, todos vós que estais aflitose sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. Mateus, XI – 28-30
Vinde a mim, todos vós que estais aflitose sobrecarregados, que eu vos aliviarei Jesus nos convida para irmos até Ele De que adianta adentrarmos os templos da nossa fé, se trazemos a mente carregada de maus pensamentos; se o coração não perdoa e as emoções ficam girando em torno dos interesses materiais e das paixões inferiores? Jesus foi muito claro ao dizer: “Antes de entrares no templo para fazeres tua oferenda, vai e reconcilia-te com teu inimigo”. Isto significa que para entrarmos em contato com as forças mais altas devemos primeiro limpar o coração de todos os ódios, das mágoas e das sujeiras que ali desenvolvemos com nossas atitudes egoístas e anti-fraternas.
Aflição Aflição - do latim afflictione: • Agonia, atribulação, angústia, sofrimento. • Tristeza, mágoa, pesar, dor. • Cuidado, preocupação, inquietação, ansiedade. • Padecimento físico; tormento, tortura. Dicionário Aurélio
Alivio JESUS NOS OFERTA O SEU OMBRO AMIGO, MAIS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, É NECESSÁRIO QUE SIGAMOS OS SEUS ENSINAMENTOS E PROCUREMOS EXERCITAR AS VIRTUDES QUE ELE TÃO BEM NOS ENSINOU E EXEMPLIFICOU CONFIANÇA NA JUSTIÇA DE DEUS FÉ NO FUTURO
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração Jugo trave de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois para puxar o carro ou o arado e, figuradamente, significa domínio, submissão. Na época de Jesus, por exemplo, a Palestina estava sob o jugo romano, ou seja, sob o domínio dos romanos.
Simbologia – O jugo é símbolo de servidão O jugo simboliza a disciplina de duas maneiras: ou ela é sofrida de modo humilhante, ou a disciplina é escolhida voluntariamente e conduz ao domínio de si, à unidade interior à união com Deus.
achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. Jesus impõe uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo LEI AMOR CARIDADE
CONSOLADOR PROMETIDO Jesus prometeu um novo consolador no seu último discurso aos apóstolos, no Monte das Oliveiras, um pouco antes de ser preso e crucificado.
CONSOLADOR PROMETIDO Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós.Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito.(João XIV – 15-17 a 20)
O Mestre maior nos informa o que esse Consolador Prometido irá fazer no futuro em relação a Doutrina Cristã Jesus já antecipava os descaminhos do homem em relação à mensagem que estava deixando. Se alguém seria enviado, para lembrar coisas que Jesus dissera, isso ocorreria, porque os homens teriam esquecido esses ensinos. Se viria para ensinar todas as coisas, é porque Jesus não pôde ensinar tudo quando esteve aqui, por faltarem aos homens os pré-requisitos para o entendimento mais profundo da realidade. Se o Consolador viria para estar eternamente conosco, ele não poderia se apresentar como um ser encarnado, porque o corpo físico é perecível. Deduz-se, portanto, que o Espírito de Verdade precisaria de outra maneira de estar conosco, sem ser pela encarnação em um corpo material.
CONSOLADOR PROMETIDO ESPÍRITO SANTO ETERNAMENTE CONOSCO DOUTRINA ENSINAMENTO ETERNO
ESPIRITISMO Assim surgiu o Espiritismo como um sol para a Nova Era, que deveria iluminar a Humanidade a partir de então. Era a resposta dos Céus às rogativas dos sofrimentos que se espalhavam pela Terra. Conforme Jesus houvera prometido, tratava-se de O Consolador, que chegava para atender às múltiplas necessidades humanas
Doutrina Espírita vem nos responder as grandes questões filosóficas da humanidade, como por exemplo: De onde viemos? Para onde vamos? O que somos? Por que sofremos? O que estamos fazendo aqui?
CIÊNCIA RELIGIÃO FILOSOFIA O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias
O Cristo disse “ Bem- aventurados os aflitos porque serão consolados”, mas de que forma se achar feliz sofrendo sem saber porque se sofre? O Espiritismo mostra-lhe a causa nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia seu passado; mostra-lhe o objetivo naquilo em que os sofrimentos são como crises salutares que conduzem à cura e são depuração que assegura a felicidade nas existências futuras
Desta forma o Espiritismo trás ao homem uma fé inabalável no futuro, e as dúvidas pungentes não mais se abate sobre sua alma; fazendo-o ver do alto a importância das vicissitudes terrestres e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.
Assim o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador Prometido: conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; chamamento aos verdadeiros princípios da lei de Deus e consolação pela fé e pela esperança.