1 / 8

SIMBOLISMO

SIMBOLISMO. Professor Kássio. CONTEXTO HISTÓRICO. Final do século XIX Origem francesa Oposição ao Realismo Influenciado pela arte e misticismo oriental. Surgimento da arte simbolista.

locke
Download Presentation

SIMBOLISMO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SIMBOLISMO Professor Kássio

  2. CONTEXTO HISTÓRICO Final do século XIX Origem francesa Oposição ao Realismo Influenciado pela arte e misticismo oriental

  3. Surgimento da arte simbolista Em oposição ao Realismo, busca inspiração no Romantismo. Vai além, aprofundando e levando ao extremo os conceitos românticos (uma vertente radical). Nem o mais romântico dos românticos chegaria aos pés de um simbolista, quando se fala em irracionalidade e subjetividade, buscadas no misticismo, no uso de símbolos, tentando se aproximar do inconsciente humano e distanciando-se - ao máximo - da razão.

  4. A falta de um padrão estético, fez com que os simbolistas fossem apelidados de “decadentistas”, de maneira pejorativa. Quando lançado o manifesto de Jean Moréas, “O Século XX”, definem o movimento como “Simbolismo”. Se apegam ao transcendentalismo de modo a interpretar a realidade através da imaginação, fantasia, intuição... O maior representante do simbolismo na frança é Charles Baudelaire, autor de “As Flores do Mal”.

  5. Remorso Póstumo Quando fores dormir, ó bela tenebrosa Em fundo de uma cripta em mármore lavrada Quando tiveres só por alcova e morada O vazio abismal de carneira chuvosa; Quando a pedra, a oprimir tua fronte medrosa E teus flancos a arfar de exaustão encantada, Mudar teu coração numa furna calada Amarrando-te os pés na rota aventurosa, A tumba, confidente do sonho infinito (Pois toda a vida a tumba há de entender o poeta), Pela noite imortal de que o sono é prescrito, Te dirá: "De que serve, hetaira incompleta, Não teres conhecido o que choram os mortos?" E os vermes te roerão assim como os remorsos.

  6. Características Opta-se pela sugestão. Tudo é sugerido “Sugerir, eis o sonho” - Mallarmé Temática: espiritual, mística e subconsciente Presença de musicalidade (aliteração e assonância) Linguagem mística, religiosa Profunda individualidade, subjetivismo Objetos referentes ao efêmero: fumaça, neves, neblinas... Sugestão de grandiosidade ou infinitude: cosmo, abismo, espaço... Penumbra, menor luminosidade Pessimismo Recorrência excessiva do branco Sinestesia

  7. Trecho do poema “Opiário” “ Caio no ópio por força. Lá querer Que eu leve a limpo uma vida destas Não se pode exigir. Almas honestas Com horas pra dormir e pra comer, Que um raio as parta! E isto afinal é inveja. Porque estes nervos são a minha morte. Não haver um navio que me transporte Para onde eu nada queira que o não veja! Ora! Eu cansava-me o mesmo modo. Qu'ria outro ópio mais forte pra ir de ali Para sonhos que dessem cabo de mim E pregassem comigo nalgum lodo(...)” ÁLVARO DE CAMPOS

More Related